0% Completo
0/0 Etapas
  1. Objetivo e metodologia
  2. Textos introdutórios
    5 Assuntos
  3. MATEUS 24:1
    📜 Textos - Mateus 24:1
    3 Assuntos
  4. 🎬 Vídeos - Mateus 24:1
    24 Assuntos
  5. MATEUS 24:2
    📜 Textos - Mateus 24:2
    3 Assuntos
  6. 🎬 Vídeos - Mateus 24:2
    42 Assuntos
  7. MATEUS 24:3
    📜 Textos - Mateus 24:3
    3 Assuntos
  8. Mateus 24:3 | Textos complementares
    3 Assuntos
  9. 🎬 Vídeos - Mateus 24:3
    25 Assuntos
  10. MATEUS 24:4
  11. 📜 Textos - Mateus 24:4
    3 Assuntos
  12. 🎬 Vídeos - Mateus 24:4
    13 Assuntos
  13. MATEUS 24:5
  14. 📜 Textos - Mateus 24:5
    3 Assuntos
  15. 🎬 Vídeos - Mateus 24:5
    10 Assuntos
  16. Mateus 24:6
    4 Assuntos
  17. Mateus 24:7
    3 Assuntos
  18. Mateus 24:8
    3 Assuntos
  19. Mateus 24:9
    4 Assuntos
  20. Mateus 24:10
    3 Assuntos
  21. Mateus 24:11
    3 Assuntos
  22. Mateus 24:12
    4 Assuntos
  23. Mateus 24:13
    3 Assuntos
  24. Mateus 24:14
    3 Assuntos

Participantes 1067

  • 11098305728
  • 3amadeiras
  • abigailacq
  • aca-teixeira
  • acrispgo
Mostrar mais
Sala 6, Assuntos 32
Em andamento

Transcrição da intervenção do autor 19/12/2021

Sala Progresso
0% Completo
MT 24:2 Templos derribados
Autor 1 Data da reunião: 19/ 12/ 2021
https://portalser.org/a/19-12-2021-templos-derribados-video-05/
Temas abordados: Providência divina; recursos provacionais; Lei de Amor; amor de Deus; redenção; amparo espiritual; espiritismo em nós; finalidade das situações; compromissos; a busca mais importante; ressurreição; perdão irrestrito; esforço no bem; amparo espiritual; elos; união, fraternidade; cruz; os braços de Jesus; Pai Nosso.

 

Nesta reunião houve relatos emocionados de muitos participantes. Neste documento está registrada parte destes relatos de forma resumida. A proposta era responder às perguntas que o autor propôs no texto em estudo.

00:10:03

RELATO DE PARTICIPANTE: Um dos participantes relata a história da irmã e seu marido, que se viram na situação de seu filho sofrer um grave acidente e estar em situação delicada de saúde. É o único filho que têm vivo, pois já haviam perdido 2 filhas e ainda uma terceira que poderia se dizer que era uma filha adotiva. O rapaz precisará fazer várias cirurgias uma vez que uma de suas pernas foi esmagada e ficará longo tempo internado. No entanto, devido à gravidade da situação, não poderia ser submetido nem à anestesia. Segundo a participante, o rapaz tem um “gênio” difícil e, com uma limitação, seria ainda mais difícil. A situação foi se ajustando e nestes dias está se preparando para finalmente começar a cirurgia. E a participante descreve a sua felicidade em saber que o sobrinho se manterá vivo!

COMENTÁRIO DO AUTOR: Nós conhecemos a palavra de Jesus que nos informa que mais vale entrarmos na vida eterna sem um dos membros que tendo todos eles – as pernas, os braços – nos condenarmos ao fogo que não nos consumirá. 

As situações dolorosas, às vezes, nos socorrem sem que percebamos de maneiras grandiosas, de maneiras iluminadas. Vejamos. Estas situações provatórias acontecem de modo a transmutar nossos valores. Os clamores que poderiam ser de revoltas e rebeldias são, hoje, clamores de gratidão, de confiança em Deus e em Jesus. Confiança nas benesses que estão escondidas em todas as situações dolorosas.

É importante que todos nós, como irmãos que somos, prestemos atenção nos sentimentos extravasados por palavras de nosso irmão para que a coerência evangélica possa penetrar em nossos raciocínios e, principalmente, em nossos sentimentos. Pois do aprendizado mais importante do Evangelho, embora seja muito importante aprendermos os códigos milenares, os segredos que saciam nossa mente, sequiosa pelo raciocínio superior, mais importante que tais códigos imensuráveis de valor, é o aprendizado de que a única Lei que Deus propôs à sua criação é a Lei de Amor. E não importa o que aconteça, estamos imersos nesta Lei.

E se hoje as situações não obtêm de nós ou de nossos raciocínios a compreensão da totalidade dessa Lei, se podemos nos questionar de alguma maneira onde está esse amor quando a dor nos rompe as fibras do sentimento, temos também uma certeza que opera milagrosas reconstituições emocionais: aquela certeza de que Deus é bom. E nos ama incondicionalmente.

Portanto, se hoje não compreendemos os caminhos que nos trouxeram até o atual momento, compreenderemos um dia não só estes caminhos, mas aqueles que se abriram mediante os recursos provacionais.

00:23:25

RELATO DE PARTICIPANTE: Participantes relatam suas vivências. Uma vivenciando a recidiva de um câncer de mama com confiança e a certeza de que passa por processos de aquisição de virtudes. Outra comenta que foi abusada quando criança, percorrendo longos caminhos até encontrar respostas na doutrina espírita e ter encontrado o grupo. Uma participante comentou “hoje está difícil!”, devido provavelmente à forte emoção que acometeu todos do grupo.

COMENTÁRIO DO AUTOR: Ao contrário, hoje está fácil. As línguas estão destravando. A verdade é que Jesus foi às ruas e chamou os aleijados, os estropiados, e nós atendemos. E cá estamos gratos pelos nossos aleijões porque se alijados não fôssemos, não cearíamos. 

Estamos aqui em expressão de alegria dizendo, como masoquistas do Bem: que bom que tantos empecilhos morais fizeram Jesus ter piedade de nós e nos acolher como criancinhas em seus braços!

Nós não temos motivos para lágrimas de tristeza, porque cada situação dessa para os irmãos pode parecer trágica – e é trágica em seus escaninhos mundanos – mas ninguém está falando, por exemplo, dos anjos que dobraram as asas sobre cada um destes que aqui relatam suas dores. Ninguém está dizendo, por exemplo, desses anjos guardiães e anjos enviados por Jesus que se ajoelharam em clamores e em abraços caridosos àqueles que eles amam quase materializados tamanho o sofrimento do amor que lhes vibra no peito. Porque este aconchego não é o aconchego de quem eleva o pensamento ao alto, mas de quem abaixa o olhar para aquele que ama.

Então, para cada situação dessa que os irmãos estão tão corajosamente relatando para nos encher o coração de esperança e regozijo estão ali os anônimos que trouxeram cada um dos irmãos aqui neste momento. Não apenas no momento de nossos estudos, mas neste momento da vida em que os irmãos podem dizer: “Eu venci a dor, eu venci o desespero e cheguei até aqui! Eu vencia as ideias nefastas! Eu pensei que sucumbiria! No entanto, cá estou!”

Foi um caminho longo, árduo, mas vitorioso para todos os que aqui estão porque todos estão tendo a oportunidade de ler a pergunta inquietante de nosso querido irmão, Autor 2. Os irmãos não imaginam quantos são aqueles que chorariam de desespero diante desta pergunta e a que os irmãos podem sorrir e responder com extrema alegria e com regozijo no coração afirmativamente: “Sim, eu possuo estes valores acesos no coração! Não em todos os momentos porque ainda sou um aluno do amor, mas um aluno aplicado que faz provas e tira notas razoáveis, algumas delas acima da média.

00:49:07

RELATO DE PARTICIPANTE: Uma participante relata sua experiência em estado gravíssimo no hospital, em meio à pandemia de Covid 19, e a participação da filha no processo de cuidado e amparo. Relata o amor, o entendimento dos filhos, o cuidado da família e o fato de ter sobrevivido. A filha faz um relato dos momentos que passou ao lado da mãe.

Outro participante relata sua experiência de vida com a mediunidade sem compreender o processo, pois nunca havia escutado falar sobre isso. Aplicou uma técnica de desdobramento, sem conhecimento, e não conseguiu retornar.  Após isso, fez várias terapias, e chegou no espiritismo. Relata que possui um diagnóstico de transtorno psíquico, que para o espiritismo é mediunidade ostensiva, e teve várias crises de psicose. Conta que em 2004 escreveu uma carta para o sr. Bezerra de Menezes relatando suas dificuldades e comentando seu desejo de uma vida normal. As crises ficaram suspensas e após 16 anos teve uma nova crise. Foi na pandemia e foi difícil retomar as terapias, tanto a psiquiátrica como a espírita. Recentemente teve nova crise e se questiona sobre o porquê de tudo, uma vez que tem buscado trabalhar e agir no bem. 

COMENTÁRIO DO AUTOR: Gostaria de lembrar o nosso irmão dos compromissos que ele firmou na cartinha porque eles não foram esquecidos, embora o irmão esteja indo muito bem com alguns deles.

COMENTÁRIO DE PARTICIPANTE: O participante comenta que está retornando às suas atividades na Casa Espírita.

COMENTÁRIO DO AUTOR: Que bom que nosso querido irmão queira investigar as causas das coisas. Isso é natural. Mas mais importante do que a causa das coisas é o porquê das coisas, o para quê das coisas, melhor dizendo. Então não é tão importante saber a causa daquilo, mas para onde a situação está me apontando. Qual tipo de reajuste com a vida, com as forças do amor de Deus esta situação desafiadora (me indica). O nosso irmão sabe bem e um dia, quem sabe?, não detalha aos amigos. Será instrutivo algumas situações de cunho bastante grave que o irmão conseguiu superar com situações favorecidas pela Providência Divina.

Mais importante do que entender o porquê isso acontece ou de onde vem essa situação é entender para onde está apontando a mão de Deus, que trouxe o desafio que o irmão pode superar e está superando. Claro que o irmão sabe bem que a cartinha foi lida, foi atendida. Inclusive, o compromisso firmado nesta carta.

00:59:54

RELATO DE PARTICIPANTE: Após relato de participante que comentou questionar a própria fé, até então em igreja protestante, e ir em busca de respostas, mesmo em segredo para a família, as encontrando no espiritismo.

COMENTÁRIO DO AUTOR: O que dizer para alguém que desafia a própria fé?

COMENTÁRIO DE PARTICIPANTE: Alguém que se encontrou!

COMENTÁRIO DO AUTOR: Que está se encontrando, que está em busca daquilo que é o mais importante de tudo: em busca de si mesma.

01:15:45

RELATO DE PARTICIPANTE: Um participante relata sua chegada no espiritismo através da música para bebês. Comenta suas lutas e seus muitos questionamentos.

Uma participante comenta de sua trajetória de vida, especialmente quando da chegada de sua filha. Comenta que foi uma tribulação, que não esperava e que toda a sua vida mudou. Relata sua dificuldade em contar para o pai, mas que todos a aceitaram e a ajudaram. E mesmo sem saber o sexo, ela já tinha nome. Comenta sua relação com a filha, da perda do irmão que assumiu o papel de pai. Relata que ao estudar Mateus 24 vê sua vida renascer. Minha palavra hoje é compreensão; compreender a minha vida e conhecer quem sou, ela diz.

COMENTÁRIO DO AUTOR: Eu vou sugerir uma nova palavra para a irmã: a palavra ressurreição. Porque foram muitas cruzes, mas para cada uma dessas cruzes Deus concedeu uma ressurreição. E uma destas ressurreições se chama Alana, o Espírito que a salvou da cruz. Que Jesus abençoe esse conjunto familiar tão embasado no perdão irrestrito, tão embasado no esforço no bem.

A Alana foi conduzida por nossas mãos até o regaço materno onde se protegeria até que fosse possível abrir os olhos para o mundo. E é por isso que ela é uma teimosa em viver.

01:19:05

O coordenador pede para o Autor fazer uma prece, pelo que diz honrado.

PRECE DO AUTOR: Nós, como servos e aprendizes, erguemos nossas energias mentais e sentimentais ao Mestre dos mestres, e rogamos, Senhor, que esse elo incompreensível, invisível, imensurável em seus enigmas que nos une permaneça indestrutível. 

Nós caminhamos, Senhor, ao teu encalço, de mãos dadas por vários motivos. Porque desejamos companhia para a jornada, porque sabemos que esta jornada é mais proveitosa na união de corações e porque ansiamos ver os rostos amigos diante da tua face. Senhor, abençoa a cada coração aqui presente. Estende as tuas bênçãos aos corações que a eles se unem nas trajetórias mundanas e espirituais. Que o amor seja um ninho que acalenta, acalma e conduz cada coração desse. A paz que o Senhor nos legou quando partiu deste mundo para as fulgurações da ressurreição. 

Nós vimos a tua cruz, Senhor, mas não é ela que nos impressiona. O que nos impressiona é a tua voz que sobreviveu a esta cruz, a tua luz que extirpou de nós os temores e conduziu-nos ao entendimento da imortalidade e da união com Deus. Os seus braços, que não estão mais abertos no madeiro, mas abertos para o amplexo conosco, que ele nos aguarde com a paciência que o Senhor tem demonstrado há tantos séculos aguardando pelas nossas resoluções que ainda são tímidas. Que estes braços que esperam por nós apontando para Deus nos acaricie o ânimo e a coragem. Seguiremos contigo, Senhor. Nada poderá nos demover de tal intento. Nossos tropeços nada significam diante da vontade que nos conservará no caminho que leva a Ti.

Pai Nosso, que estás nos céus

Santificado é o Teu nome

Venha a nós o Teu reino

Seja aceita a Tua vontade

Na terra e no céu

O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje, Senhor

E perdoa as nossas ofensas, 

Na medida em que perdoamos

A quem nos tem ofendido

Aclareado pelo entendimento

De que devedores e credores

São elos de uma corrente de amor

Senhor, não nos deixeis sucumbir às tentações

De nossa inexperiência e de nossos reflexos condicionados

E livra-nos do que consideramos o mal, já que o mal não existe

Aclararmo-nos para que vejamos somente o bem

Porque Teu, Senhor, é o reino, o poder e toda a glória, para todo o sempre.

Que assim seja.

Hide picture