0% Completo
0/0 Etapas
  1. Objetivo e metodologia
  2. Textos introdutórios
    5 Assuntos
  3. MATEUS 24:1
    📜 Textos - Mateus 24:1
    3 Assuntos
  4. 🎬 Vídeos - Mateus 24:1
    24 Assuntos
  5. MATEUS 24:2
    📜 Textos - Mateus 24:2
    3 Assuntos
  6. 🎬 Vídeos - Mateus 24:2
    42 Assuntos
  7. MATEUS 24:3
    📜 Textos - Mateus 24:3
    3 Assuntos
  8. Mateus 24:3 | Textos complementares
    3 Assuntos
  9. 🎬 Vídeos - Mateus 24:3
    25 Assuntos
  10. MATEUS 24:4
  11. 📜 Textos - Mateus 24:4
    3 Assuntos
  12. 🎬 Vídeos - Mateus 24:4
    13 Assuntos
  13. MATEUS 24:5
  14. 📜 Textos - Mateus 24:5
    3 Assuntos
  15. 🎬 Vídeos - Mateus 24:5
    10 Assuntos
  16. Mateus 24:6
    4 Assuntos
  17. Mateus 24:7
    3 Assuntos
  18. Mateus 24:8
    3 Assuntos
  19. Mateus 24:9
    4 Assuntos
  20. Mateus 24:10
    3 Assuntos
  21. Mateus 24:11
    3 Assuntos
  22. Mateus 24:12
    4 Assuntos
  23. Mateus 24:13
    3 Assuntos
  24. Mateus 24:14
    3 Assuntos

Participantes 1064

  • 11098305728
  • 3amadeiras
  • abigailacq
  • aca-teixeira
  • acrispgo
Mostrar mais
Sala 6, Assuntos 19
Em andamento

Transcrição da intervenção do autor 03/10/2021

Sala Progresso
0% Completo

 

MT 24:2 A promessa de Jesus
Autor 2 Data da reunião:  03/ 10/ 2021
https://portalser.org/a/03-10-2021-a-promessa-de-jesus-video-11/
Temas abordados: DNA; escala evolutiva; espiral, linha reta; onda mental; associação de ondas mentais; enxertia espiritual; saturação moral; saturação para progressão; genealogia; homogeneidade com a perfeição; a perfeição é em ondas.

 

01:02:13

COMENTÁRIO DE PARTICIPANTE: Uma participante comenta que procedeu a estudos sobre o DNA ao longo da última semana, se debruçando especialmente sobre a obra de Décio Iandoli Jr., Da Alma ao Corpo Físico, capítulo, recobrando sobre a face espiritual [do DNA]. Em seguida, ao ser comentado sobre as ondas mentais, associou imediatamente à escala espírita. Em seus estudos concluiu que a consciência é uma atividade individual; se abrir à consciência é uma atividade absolutamente individual e do Espírito.

PERGUNTA: As ondas mentais são responsáveis pela estrutura mínima que conseguimos captar em O Livro dos Espíritos, na escala espírita?

Essas ondas mentais vão tecendo tecidos para que possamos usufruir mais a frente, nos beneficiando do trabalho dos que vieram antes de nós, ou talvez de nós mesmos. Para mim, o trabalho da coletividade são ondas mentais. Se foram necessárias 42 ondas mentais para a chegada do Cristo, se elas se dividem em 14, e esta divisão configura 3 momentos, são essas ondas mentais que vão nos moldando nessa caminhada de Espíritos? É como se fosse o grande tecido do universo. Estamos imersos na onda, no pensamento de Deus.

RESPOSTA: Você trouxe na sua fala muitos elementos que precisam ser analisados com calma. Por exemplo, a questão da escala evolutiva tanto quanto o DNA trata-se de uma espiral. A evolução é feita em espiral. Portanto, a escala espírita é uma espiral evolutiva, não é uma linha reta.

Onda mental. Primeiro precisamos desmistificar o conceito. Onda. A física nos diz que ondas são um conjunto de forças que dotam o movimento de parábolas e hipérboles. Portanto não se trata de alguma coisa nobre por si só. É a frequência que vai distinguir a nobreza ou a baixeza da onda mental. A expressão onda mental é apenas um movimento da física porque a mente emite ondas, mas isso não nos faz distinguir se essas ondas são nobres ou não.

Hoje nós chamamos de missionários Espíritos que outrora estiveram em derrocada e foram chamados a este orbe para se erguerem e erguerem a coletividade com eles. E no afã de cumprir a tarefa, estabeleceram ondas.

Então nós temos a onda individual e a associação de ondas da coletividade. Isso não é só da Bíblia. Qualquer coletividade é uma associação de ondas com semelhanças. Espíritos só se aglomeram por algum tipo de semelhança nas ondas mentais.  Povos, comunidades, coletividades são Espíritos com algum tipo de semelhança: ou do ideal ou da necessidade. Nem todas as ondas que encontraremos na história moral do planeta são ondas adequadas.

Outro conceito é o da enxertia espiritual. Se colocarmos tudo em um mesmo recipiente vamos ter uma confusão muito grande de conceitos e uma dificuldade muito grande de compreendê-los.

Do alto parte a enxertia mental em ondas? Certamente. Todo movimento mental se faz em ondas. Mas quando tratamos de ondas mentais como na genealogia estamos falando de ondas características de uma coletividade em busca de equilíbrio e harmonia. Ou seja, as ondas mentais precisam de saturação para poderem se homogeneizar com as aspirações da Providência Divina. Então precisa haver saturação para que gere o equilíbrio. Todo equilíbrio vem de uma saturação moral.

Isso é só para separar os conceitos.

Não se está falando de ondas mentais procedentes para enxertia divina, se está falando de ondas mentais que caracterizam uma coletividade que precisa saturar-se para progredir.

PERGUNTA: A partir do momento que estamos falando de uma homogeneidade, existe em nosso DNA determinado grau de pureza onde seremos todos homogêneos em termos de DNA, excetuando-se a individualidade? Vai existir determinado grau de pureza onde essa homogeneidade vai ocorrer em estados mentais, ondas e tudo o mais?

RESPOSTA: Eu e meu Pai somos um. Sede meus imitadores como eu sou do Cristo. Essa homogeneidade é com a perfeição, com a ideia de perfectibilidade. Não há descaracterização da individualidade, mas existe uma homogeneidade com a perfeição. Porém, a perfeição é um prisma. A perfeição ainda é em ondas. A perfeição também é em ondas.

 

Hide picture