0% Completo
0/0 Etapas
  1. Objetivo e metodologia
  2. Textos introdutórios
    5 Assuntos
  3. MATEUS 24:1
    📜 Textos - Mateus 24:1
    3 Assuntos
  4. 🎬 Vídeos - Mateus 24:1
    24 Assuntos
  5. MATEUS 24:2
    📜 Textos - Mateus 24:2
    3 Assuntos
  6. 🎬 Vídeos - Mateus 24:2
    42 Assuntos
  7. MATEUS 24:3
    📜 Textos - Mateus 24:3
    3 Assuntos
  8. Mateus 24:3 | Textos complementares
    3 Assuntos
  9. 🎬 Vídeos - Mateus 24:3
    25 Assuntos
  10. MATEUS 24:4
  11. 📜 Textos - Mateus 24:4
    3 Assuntos
  12. 🎬 Vídeos - Mateus 24:4
    13 Assuntos
  13. MATEUS 24:5
  14. 📜 Textos - Mateus 24:5
    3 Assuntos
  15. 🎬 Vídeos - Mateus 24:5
    10 Assuntos
  16. Mateus 24:6
    4 Assuntos
  17. Mateus 24:7
    3 Assuntos
  18. Mateus 24:8
    3 Assuntos
  19. Mateus 24:9
    4 Assuntos
  20. Mateus 24:10
    3 Assuntos
  21. Mateus 24:11
    3 Assuntos
  22. Mateus 24:12
    4 Assuntos
  23. Mateus 24:13
    3 Assuntos
  24. Mateus 24:14
    3 Assuntos

Participantes 1074

  • 11098305728
  • 3amadeiras
  • abigailacq
  • aca-teixeira
  • acrispgo
Mostrar mais
Sala 6, Assuntos 42
Em andamento

Transcrição da intervenção do autor 20/03/2022

Sala Progresso
0% Completo

 

MT 24:2 Não ficará pedra sobre pedra
Data da reunião: 20/ 03/ 2022
https://portalser.org/a/20-03-2022-nao-ficara-pedra-sobre-pedra-video-07-2/
Temas abordados: Educação; pedagogia divina; situações expiatórias e provatórias; guerra; chamamento externo; Providência Divina.

 

00:09:27

COMENTÁRIO DE PARTICIPANTE: Uma participante comenta sua dificuldade em entender o que o autor comenta no texto. Há também o contexto da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que se iniciava. Alguns participantes comentam o passado como adubo do presente, que a misericórdia divina nos oferece como nutrição o próprio passado. Ao ser questionada, a participante afirma que é pedagoga e, então, o autor faz comentários a partir da experiência da participante.

COMENTÁRIO DO AUTOR: O Autor pede para relembrar um dos princípios que está na Teoria Educacional de Piaget, que é um princípio que diz que nada de novo pode ser construído se a estrutura anterior não for derrubada. Esse é um princípio da educação. Pestalozzi observa esse princípio de uma forma um pouco diferente, mas a fundamentação é a mesma. Para haver uma nova estrutura de conhecimento, a estrutura anterior precisa ser superada, precisa ser administrada em termos de evolução.

E é por isso que o ensino é gradativo, se faz em ciclos. Você passa por um primeiro ciclo que é o chamado ciclo introdutório, o ciclo das noções, o ciclo dos princípios. Passa ali por todas as ciências, pelos seus princípios e vem um novo ciclo de aprofundamento, de caminhar mais um pouco. E um ciclo após o outro até que o aprendizado esteja estruturado em suas bases.

Deus é o educador, ou melhor dizendo, Deus é a educação por excelência. Portanto, Ele estipula que os filhos cresçam em ciclos de aprendizado e tanto quanto a educação imita a pedagogia divina, a pedagogia divina também aproveita as bases dos ensinamentos elementares para construir os ensinamentos complexos.

O Autor sugere que se remonte a uma experiência em sala de aula.

Se você, como pedagoga, for chamada a uma sala de aula por uma professora de biologia, por exemplo, e disser para você que um dos alunos dela está com dificuldade no aprendizado de células, qual é a pergunta que você vai fazer para o aluno para identificar a dificuldade dele?

COMENTÁRIO DE PARTICIPANTE: Vou perguntar o que ele já sabe e, a partir do que ele já sabe, construiremos novos saberes.

PERGUNTA DO AUTOR:E se por um acaso ele não souber explicar o que ele sabe?

RESPOSTA DA PARTICIPANTE: Como pedagoga vou criar estratégias para ele dizer seja de uma forma ou de outra, de desenho, de alguma coisa concreta, Porque alguma coisa ele deve ter construído a respeito da célula.

COMENTÁRIO DO AUTOR: O sentido que nos falta para entender Deus é exatamente esse que você está demonstrando estar em desenvolvimento: a compreensão da dinâmica do aprendizado, a compreensão da pedagogia divina.

Observe Deus sob a luz da pedagogia perfeita. Alguns de nós alguma coisa entendemos, mas temos dificuldade até de expressar aquilo que entendemos. E a pedagogia divina nos socorre com o concreto das situações, com as experiências que nem sempre são expiatórias, algumas vezes são provatórias de forma que consigamos expressar o conteúdo que está em nosso coração.

Vou suscitar o seu próprio exemplo. Você demonstrou inquietação com os problemas da guerra que está instalada no mundo. É porque você, em certo momento, questionou o porquê de uma guerra com o desenvolvimento moral, como acreditamos que está atualmente. Mas você observou que a guerra fez milhares de vozes levantarem-se para reclamar da guerra? Muitas vozes se ergueram tanto em oração como em demonstração de fraternidade, de compreensão da dor humana. Você já ouviu falar de relatos pessoais no que dizia respeito às histórias da Segunda Guerra Mundial, que foi a última grande guerra do planeta? Você já ouviu falar que os noticiários mostravam relatos pessoais, visões do sentimento das pessoas a respeito da guerra?

Isso não aconteceu antes. Isso está acontecendo agora porque o homem está se voltando para dentro dele mesmo. A guerra fora é só um chamamento do homem por dentro. Ou seja, sim, Deus permitiu porque as vozes de fora não estavam suficientemente claras para explicar a um homem aquilo que ele já sabe. Mas a voz de dentro é firme, verdadeira e eterna.

A pedagogia divina tem outro nome mais comum: Providência Divina.

Hide picture