0% Completo
0/0 Etapas
  1. Objetivo e metodologia
  2. Textos introdutórios
    5 Assuntos
  3. MATEUS 24:1
    📜 Textos - Mateus 24:1
    3 Assuntos
  4. 🎬 Vídeos - Mateus 24:1
    24 Assuntos
  5. MATEUS 24:2
    📜 Textos - Mateus 24:2
    3 Assuntos
  6. 🎬 Vídeos - Mateus 24:2
    42 Assuntos
  7. MATEUS 24:3
    📜 Textos - Mateus 24:3
    3 Assuntos
  8. Mateus 24:3 | Textos complementares
    3 Assuntos
  9. 🎬 Vídeos - Mateus 24:3
    25 Assuntos
  10. MATEUS 24:4
  11. 📜 Textos - Mateus 24:4
    3 Assuntos
  12. 🎬 Vídeos - Mateus 24:4
    13 Assuntos
  13. MATEUS 24:5
  14. 📜 Textos - Mateus 24:5
    3 Assuntos
  15. 🎬 Vídeos - Mateus 24:5
    10 Assuntos
  16. Mateus 24:6
    4 Assuntos
  17. Mateus 24:7
    3 Assuntos
  18. Mateus 24:8
    3 Assuntos
  19. Mateus 24:9
    4 Assuntos
  20. Mateus 24:10
    3 Assuntos
  21. Mateus 24:11
    3 Assuntos
  22. Mateus 24:12
    4 Assuntos
  23. Mateus 24:13
    3 Assuntos
  24. Mateus 24:14
    3 Assuntos

Participantes 1074

  • 11098305728
  • 3amadeiras
  • abigailacq
  • aca-teixeira
  • acrispgo
Mostrar mais
Sala 6, Assuntos 40
Em andamento

Transcrição da intervenção do autor 13/03/2022

Sala Progresso
0% Completo
MT 24:3   Não ficará pedra sobre pedra
Autor 3; autor 4 Data da reunião: 13/03/2022
https://portalser.org/a/13-03-2022-nao-ficara-pedra-sobre-pedra-video-06-2/
Temas abordados: evolução; desenlace; educação; cocriação; princípio inteligente; processo evolutivo; desenlace; reverberação; Lei de Destruição; materialidade e semimaterialidade; neutralidade; perdão; influência da matéria e influência do Espírito.

 

00:43:38

PERGUNTA: O Senhor que governa os mundos, sistemas, universos deseja que tudo se desfaça e se refaça, não deixando pedra sobre pedra. Nós, como células, somos princípios inteligentes dentro de nós, pois possuímos vida. Sendo “células” podemos considerá-las inteligentes. Uma vez que a última função do nosso cérebro é dar o comando para iniciar a desagregação celular, quando desencarnamos, gostaria de fazer uma pergunta. As células, considerando-as como um potencial individual, progridem através dos mundos? 

RESPOSTA: O aglomerado celular se serve da evolução humanoide. Isso significa que quando o Espírito está em sua evolução humanoide existe um conglomerado de princípios inteligentes que vão se servir da evolução dele para fazer a própria evolução. Paulo nos chamou de corpo de Cristo.

PERGUNTA: Conseguimos participar do desligamento do corpo físico? Isso é parte do nosso “currículo” de aprendizado? Ao aprender o desligamento através de várias desencarnações, podemos auxiliar irmãos no futuro? É necessário que tenhamos praticado o nosso próprio desligamento como um requisito?

RESPOSTA: Não é um requisito para o auxílio, como não é um requisito amar plenamente para ensinar o amor, como não é um requisito ser totalmente educado para educar. Nesse caso não é um requisito porque fazer também é um aprendizado.

Normalmente quando a carga evolutiva do Espírito […] O sujeito fez a evolução dele aqui na Terra, quando já aprendeu o que precisava sobre as leis da matéria na Terra, tem domínio sobre esses processos. O que não significa que a desencarnação se dá sem acompanhamento. Não há reencarnação nem desencarnação sem acompanhamento.

PERGUNTA: Com base na resposta do autor sobre a questão do corpo humanoide e de como as células se agregam para receber ajuda na evolução, gostaria de retomar uma pergunta já feita de nos tornarmos o Cristo de nossas células. Seriam as células que constituíram nossos corpos espirituais as nossas “ovelhas” no futuro, quando alcançarmos a fase crística? E nós teríamos o compromisso de construir o planeta, assim como aconteceu nesse processo de Jesus?

RESPOSTA: Como processo de aprendizado na cocriação o Ser está aprendendo a construir mundos para aqueles pelos quais ele se torna responsável assim que adquire individualização.  O princípio inteligente, a partir do momento em que se individualiza […]

PERGUNTA: Já não nasce individualizado?

RESPOSTA: A criação é única, é um Ser uno, mas a individualização é o primeiro passo da consciência.

RESPOSTA (continuação): […] a partir desse momento o Ser constrói mundos para aqueles dos quais ele se serve e para os quais ele serve. 

PERGUNTA: É individualização ou individuação?

RESPOSTA: Considere consciência de indivíduo.

Foi apontado que alguns participantes não entenderam a resposta sobre a resposta da cocriação

RESPOSTA: Cocriação é criar mundos. Quando você cria um mundo orgânico você está em treinamento para criar multiuniversos. Hoje você cria um corpo, amanhã um planeta, depois um sistema para abrigar a sua família.

00:55:30 

PERGUNTA: Gostaria de entender melhor o que o autor diz do conglomerado do princípio inteligente. Comparo com um favo de mel: é um conglomerado em que cada buraquinho é um princípio inteligente do conglomerado. Inicialmente estão juntos para evoluir, crescer, no entanto, chega um momento em que vão se separar, vão se individualizar. No começo precisam estar juntos para evoluir como um conglomerado, mas são inteligências. Cada um é único, tem sua própria personalidade. É isso?

RESPOSTA (Autor 4): Todo o processo evolutivo é um processo educacional, portanto é um processo de comunhão. Se Deus cria em pares, os princípios inteligentes e Espíritos não se apartam, eles apenas se individualizam. E a individualização se dá a partir do reino vegetal, ou seja, a célula, que é animal, já é uma individualidade. Só para considerar a evolução dos seres para poder entender o nível de consciência.

Nós sabemos que a célula respira, faz digestão, vive totalmente individualizada, embora cooperando com a comunidade do corpo. Se é assim, consideremos nossas células alunos de um aprendizado que está sob nossa responsabilidade. É por isso que nós podemos e devemos educar nossas células. A reencarnação é a construção da educação celular através da educação fluídica.

PERGUNTA: Retomando a questão do auxílio no desenlace no momento do desencarne, gostaria de saber se podemos auxiliar mesmo estando encarnados e depois voltarmos ao corpo. Já aconteceu comigo de, após dormir brevemente, saber que houve o desencarne de alguém e ter a sensação de ter participado do desenlace.

RESPOSTA (Autor 4): É perfeitamente possível e isso acontece com muita frequência, principalmente para aqueles que têm o conhecimento da vida após a morte. São chamados frequentemente para auxiliar e informar recém-desencarnados. É um dos trabalhos que a gente mais faz no mundo espiritual enquanto encarnados. Fora do corpo e no corpo, porque o corpo, o perispírito, nas duas primeiras camadas, o duplo etérico e o psicossoma são corpos constituídos por células.

Enquanto a criatura está encarnada o duplo etérico, que é o armazenamento da energia vital, acompanha o perispírito. Se o perispírito tem liberdade, ele pode se servir do duplo para fazer a transmissão energética. Há um engano: as pessoas acham que dão o passe com o corpo físico e não é, é com o duplo etérico.  Ou seja, se o duplo estiver saudável pode até o corpo físico não estar tão saudável assim que é possível dar o passe respeitando, é claro, a necessidade do próprio organismo de utilização das energias físicas. 

Está provado, porque o Sr Chico fez deu muito passe com o corpo muito doente. É uma questão do duplo. E uma vez desligado do corpo muda-se a energia que não é mais anímica, mas ainda assim é uma energia de reconstituição celular.  Por isso é que associam-se no passe encarnados e desencarnados, para associar as duas energias preponderantes em cada um, que é o passe misto. Porém, é totalmente possível o passe só com um tipo de energia.

01:17:15

PERGUNTA: No parágrafo 12 do texto que estamos lendo, o autor comenta sobre as estruturas desmanteladas pelo nosso esforço. Se o nosso corpo somático, o nosso corpo físico, é naturalmente desmantelado, esse desmantelamento se refere também e/ ou, principalmente, à nossa estrutura psíquica? Em continuidade a essa pergunta, o pensamento, enquanto uma expressão da matéria, uma emanação material da mente, também é considerado parte do nosso corpo somático e, portanto, desagregado neste processo?

RESPOSTA (Autor 3): Sobre a reverberação psíquica da desagregação celular somática, a Lei de Destruição comanda reestruturações em todos os planos e em todas as dimensões. Tudo o que ocasiona em um plano reverbera nos demais, uma dimensão reverbera nas demais nos seus mínimos e nos seus máximos detalhes.

Um participante pede para o autor repetir.

A Lei de Destruição comanda reestruturações em todos os planos de vida e em todas as dimensões. Quando acontece em um plano reverbera em todos aqueles ligados ao ser ou aos seres. Toda reverberação física reverbera também no moral, seja no sentimento, seja no pensamento. O nascimento, só para dar exemplo, o reencarne, a reencarnação ela pode ser considerada um pouco traumática, bem como a desencarnação, porque existe esta reverberação tanto da construção quanto da desconstrução do corpo físico.  

PERGUNTA: Referente ao trecho: “[…] quantos nos hão servido até hoje, a nós que ainda estamos na faixa evolutiva do agregamento celular somático ou semimaterial […]”. Faixa evolutiva do agregamento celular somático seríamos nós, nesse nível mais materializado. Mas o autor diz: o semimaterial. Podemos nos encaixar no que ele chama de nível semimaterial ou esse semimaterial seria, então, esses benfeitores, os próprios autores, que estão em níveis acima de nós?

Há dentro de nós essa materialidade, mas existe também, dentro de nós, o que ele chama de semimaterialidade?

 

RESPOSTA (Autor 3): Se fizermos um gráfico sobre a evolução, o Ser passa da materialização até a desmaterialização dentro dos níveis que a gente conhece. Sai do par simples e inteligente para voltar simples e sábio, ou seja, ele se materializa e desmaterializa. Nessa linha evolutiva há uma gradação dessa materialidade. Quanto mais o Espírito evolui, menor a influência da matéria no Espírito. E nós estamos em condições medianas, os chamados espíritos neutros, que ainda não tomaram decisões importantes em termos evolutivos, principalmente no que diz respeito ao perdão. 

Isso indica semimaterialidade, ou seja, existe uma porcentagem de influência da matéria no Espírito e uma porcentagem de influência do Espírito na matéria. Então, se você tem uma emoção muito forte você tem taquicardia, sudorese, pode até adoecer, desenvolver um problema gástrico, problema de coração… Em contrapartida, o corpo físico submetido a certos patógenos induzem sentimentos. Então, por exemplo, a pessoa que se descobre com câncer ou com um problema de degeneração celular fica triste, tem medo, tem sentimentos ligados ao problema orgânico. Não é só a influência do problema orgânico. Inclusive agravando ou melhorando o problema orgânico conforme os sentimentos que nutre. A ciência já diz que quanto mais animado, melhor a resposta do corpo a qualquer que seja a doença, seja qual for.

Estamos passando por uma pandemia de problemas pulmonares e todos sabemos que problemas pulmonares são provenientes de tristeza acumulada, com acúmulo de tristeza no organismo. Então nós temos o mundo inteiro sofrendo com um vírus que só consegue fazer o seu papel em organismos já debilitados pelo desânimo, pela tristeza. E a cura para ele é o cultivo da alegria. A melhora para a pandemia é esse cultivo da alegria cristã. Nós estamos no século dos divertidos e tristes, temos que partir para os alegres e conscientes.

Temos aí a prova de que existe atuação do Espírito na matéria e da matéria no Espírito, nesse sentido de semimaterialidade. Somente na pureza o Espírito não tem mais influência da matéria na organização espiritual ou na organização mental, levando-se em conta corpo mental superior e não o inferior na constituição do perispírito. Quando falo mental, estou falando de energias mentais superiores e não as energias materializadas do raciocínio. Então, nesse sentido, Espíritos puros não têm influência da matéria nos campos das energias mentais porque já utilizam, na integralidade, o campo mental superior. E o campo mental superior jamais adoece, não existe adoecimento no corpo mental superior. Todo adoecimento acontece do corpo mental inferior para baixo. Nesse sentido, somos semimateriais, ainda precisamos de corpos que agregam e desagregam matéria para aprendizado de cocriação. O Espírito puro não precisa de processo de apodrecimento da matéria, provado está pelo próprio Jesus. Embora ele tenha passado pela aglomeração celular,  não passou pelo apodrecimento da matéria.

Hide picture