Prepare-se para uma jornada fascinante pelos pilares do conhecimento! Neste episódio especial do PodSER, mergulhamos em um debate profundo e esclarecedor sobre a intersecção entre Ciência, Filosofia e Religião, o sublime triângulo que, segundo Emmanuel, sustenta as bases da Doutrina Espírita.
Gravado durante o congresso espírita da Federação de Goiás em 2014, este bate-papo reúne mentes brilhantes para desvendar como esses três campos do saber se complementam e se influenciam, preparando a humanidade para um futuro de Amor e Sabedoria.
Neste episódio
- A definição e o propósito da Ciência, da Filosofia e da Religião.
- O triplice aspecto da Doutrina Espírita e sua relação com a Ciência, a Filosofia e a Religião.
- A evolução da ciência e a dificuldade em aceitar fenômenos que fogem do controle experimental.
- A importância do método científico e da observação na construção do conhecimento espírita.
- A profissionalização da ciência e seus impactos na busca pelo conhecimento puro.
- A crise existencial das matrizes que compõem o espiritismo e como a doutrina pode contribuir para o soerguimento deste tripé.
- A maturidade moral e espiritual da humanidade e a crescente aceitação das ideias espíritas.
- A importância de discernir entre especulação teórica e comprovação científica, especialmente no contexto da física quântica e da espiritualidade.
Participantes
- Thiago Franklin
- Otaciro Rangel
- Simão Pedro
- Haroldo Dutra Dias
Destaques
- O Sublime Triângulo: A discussão central gira em torno da afirmação de Emmanuel de que “A Ciência, a Filosofia e a Religião constituem o triângulo sobre o qual a Doutrina Espírita assenta as próprias bases”. Os participantes exploram como esses três pilares se entrelaçam e se complementam no contexto do espiritismo, com Haroldo Dutra Dias destacando que a doutrina não busca substituir essas áreas, mas sim manter um diálogo dinâmico e respeitoso com elas, evitando o fundamentalismo e a arrogância.
- A Ciência de Observação de Kardec: Otaciro Rangel, doutor em física, compara o trabalho de Kardec com a mediunidade à ciência de observação, como a astronomia. Ele explica que, assim como Galileu observou o pêndulo para extrair leis, Kardec observou os fenômenos mediúnicos e, através de perguntas inteligentes e do critério da universalidade dos ensinos dos espíritos, construiu um conhecimento que se assemelha a uma ciência de observação, mesmo sem o controle experimental tradicional.
- Dialetismo e Não Soma: Simão Pedro enfatiza que o triplice aspecto da Doutrina Espírita não é uma soma cartesiana de Ciência + Filosofia + Religião, mas sim um processo dialético. Ele argumenta que as perguntas “o que é?”, “por que é?” e “para que é?” se misturam e são simultâneas, e que a doutrina espírita é uma “ciência de características filosóficas e consequências morais”, que busca a aplicabilidade do conhecimento moral na existência.
- Cuidado com a Especulação e a Física Quântica: Os participantes alertam para o perigo de generalizações ingênuas e especulações sem base, especialmente no que diz respeito à física quântica. Otaciro Rangel expressa tristeza ao ver a física quântica sendo usada para “explicar tudo”, inclusive o pensamento, sem um entendimento aprofundado de seus princípios. Haroldo Dutra Dias complementa, destacando o “salto filosófico” que muitas vezes ocorre, transformando observações científicas em conclusões metafísicas sem fundamento.
Ler transcrição do episódio
A de nascer, nova era de crescer Novo homem, coração de quem quer servir É prosperir, novo vento é burilar O íntimo colorindo o céu de um novo ser Olá pessoal, estamos iniciando mais um episódio do Pode Ser, aqui é Thiago Franklin e… O olho humano não verá além do limite de sua capacidade de suportação Emmanuel na lição Coisas Invisíveis no livro Pão Nosso Olá, aqui é Simão e vai uma frase para a gente pensar Continuemos nossa marcha regenerativa para a frente Ainda mesmo quando nos sintamos sozinhos Isso é Emmanuel, no Fonte Viva, o capítulo Sirvamos ao Bem Eu sou Otaciro e para mim é a primeira vez mesmo de participação nesse podcast muito interessante E a meu ver, ciência, filosofia e religião são as três irmãs gêmeas que estruturam o conhecimento Só aqui é Haroldo e a minha frase está tirada do livro O Espiritismo na sua expressão mais simples de Kardec no item 2 em que ele diz Deus criou a matéria que constitui os mundos Também criou os seres inteligentes que chamamos espíritos encarregados de administrar os mundos materiais segundo as leis imutáveis da criação e que são perfectíveis por natureza aperfeiçoando-se eles se aproximam da divinidade É isso aí pessoal, estamos hoje com os amigos Otaciro Rangel e Simão Pedro Otaciro é doutor em física e é vinculado ao Instituto de Física da USP da USP de São Carlos Simão Pedro já nos brindou aqui em outro episódio que eu fiz a vez de ligar para ele, fiquei ligando tentando falar com ele eu acho que estava meio que fugindo, quem é esse cara que está me ligando aqui querendo falar no telefone, querendo gravar uma palestra por telefone aí consegui falar com ele, nós gravamos e foi um sucesso a turma adorou que foi a primeira inserção que nós fizemos no podcast de outras pessoas de outros lugares foi com o Simão e foi muito legal é um prazer recebê-los aqui no nosso podcast e hoje nós vamos falar sobre ciência, filosofia e religião o triplice aspecto da doutrina espírita sendo assim, vamos para mais um episódio do Pode Ser Pode Ser Para alinhar algumas notas acerca da aura humana recordemos o que seja irradiação na ciência atômica dos tempos modernos temos lá em nossas definições como sendo a onda de forças dinâmicas nascida do movimento que provocamos no espaço cujas emanações se exteriorizam por todos os lados todos os corpos emitem ondulações desde que sofram agitação ou que a produzam e as ondas respectivas podem ser medidas pelo comprimento que lhes é característico dependendo desse comprimento do emissor que as difunde a queda de um grânulo de chumbo sobre a face de um lago estabelecerá ondas diminutas no espelho líquido mas a inerção violenta de um calhau de grandes proporções criará ondas enormes eu queria começar esse episódio já fazendo a primeira pergunta e eu queria pedir para uma pergunta simples para o Otacino que é a seguinte como definir a ciência?
Não é muito difícil o empreendimento científico é um empreendimento humano e ele tem como propósito olhar os fatos, analisar os fatos e extrair desses fatos princípios e leis que possam depois, de alguma maneira ser formulada de uma forma codificada se possível com uma linguagem matemática, por exemplo e deixar claro as coisas que são fundamentais esse é o propósito da ciência obviamente que isso cresceu a partir da coragem de algumas pessoas que fizeram história científica especialmente a partir de Galileu que teve coragem de fazer isso numa época em que o conhecimento era dominado pela igreja e esse tipo de enfoque era quase proibido principalmente fazer experimentos analisar experimentos e hoje a ciência ganhou um espaço muito grande ganhou uma variação muito grande porque ela cobre hoje a maior parte do conhecimento humano e há uma tentativa em todas as áreas do conhecimento de se fazer isso de tirar as coisas que são fundamentais para que você possa ter uma ideia de conjunto do que é a natureza vamos então assim, já que nós vamos falar do triplice aspecto, vamos tentar fundamentar direto nas três bases para a gente poder partir para as outras perguntas bom, então a sugestão do Haroldo é que a gente mande a filosofia para o Simão então toca o Simão Simão, defina para a gente a filosofia a busca da causa primeira esse é todo o pensamento filosófico a filosofia só tem uma finalidade buscar a causa primeira de qualquer coisa por isso ela precede a ciência por isso os matemáticos eram filósofos porque é a busca da causa primeira e não foi diferente com a doutrina espírita porque a grande busca do início da codificação foi a causa primeira daí a primeira pergunta do livro dos espíritos exatamente, e agora o Haroldo defina para a gente a religião pois é, a religião é um complemento disso tudo ela trata de relacionamento então ela está interessada nas relações interpessoais a primeira dessas relações é a relação da criatura com o Criador porque todo pensamento religioso ele parte do pressuposto de que a relação fundante a relação mater, a básica é a relação da criatura com o Criador a partir dessa relação se estruturam todas as outras e a relação com o ser humano que é uma relação constitutiva quer dizer, eu só sou um ser humano em razão das relações que eu construí com outros seres humanos não fossem as relações com outros seres humanos eu não seria um ser humano desde o momento do nascimento quer dizer, nascer já é ter estado nove meses num processo de relação com a mãe e assim, aprender a falar aprender a andar conhecer o mundo utilizar palavras, aprender conceitos tudo isso é fruto de um relacionamento humano essas duas relações formam os dois polos que a religião vai se ocupar ela vai tentar ver o mundo se comportar criar um código de conduta a partir da compreensão dessas duas grandes relações a minha relação com o Criador com a causa primeira e a relação com os demais seres humanos isso é a religião ou o que deveria ser a religião o que ela se tornou aí eu acho que vale tanto paciência para a filosofia e para a religião o que se tornou depois que se institucionalizou depois que se envolveu com aspectos econômicos, políticos é outra coisa mas num sentido puro num sentido original e por que então a gente sempre ouve dizer que a gente traz esse triplice aspecto do espiritismo que é ciência, filosofia e religião esse tema é desafiador e é bom que a gente está aqui com uma turma de peso aqui para a gente poder refletir com isso e no podcast aqui a gente fala e discorda e cada um coloca a opinião vou deixar os dois à vontade para a gente conversar o debate eu acho que vamos começar pelo que não é quando a gente fala de triplice aspecto da doutrina espírita e é bom porque está aqui o Otaciro que trabalha no instituto de física de São Carlos um dos mais renomados institutos de pesquisa em física desse país quando a gente diz que a doutrina tem um triplice aspecto, que ela tem um aspecto científico nós não estamos querendo dizer que a doutrina é um instituto de pesquisa experimental o que eu acho seria demais imaginar dentro da doutrina espírita esse trabalho científico propriamente dito que é da experimentação da manipulação da matéria em busca de leis universais em busca de adquirir um conhecimento para controlar a matéria eu acho que não chega tanto quando a gente diz o aspecto filosófico da doutrina também não se imagina que vá se fazer uma construção específica sobre um determinado tema como tem as escolas filosóficas da mesma maneira que a gente não imagina a doutrina como uma religião tradicional do mundo então ela é bem sui generis ou deveria ser bem sui generis a unir esses três aspectos o que a gente pressente é que quando Kardec diz que a doutrina tem um triplice aspecto é no sentido de que a doutrina espírita tem um cuidado de respeitar a fala da ciência a fala da filosofia e a fala religiosa o discurso científico o discurso filosófico e o discurso religioso eles são integrados e são respeitados pela doutrina espírita ou seja vai continuar havendo institutos de pesquisa de física institutos são carlos vai continuar existindo Harvard MIT e outras grandes instituições dedicadas a pesquisa científica continuaremos tendo cursos seminários, livros teóricos da filosofia se debruçando sobre as grandes questões filosóficas continuaremos tendo as teologias, as reflexões religiosas, a ciência da religião e a doutrina espírita sempre mantendo um diálogo dinâmico com essas três forças para que?
Para que ela não caia numa fé seca que nega as realidades do discurso científico e do discurso filosófico para que ela não caia numa arrogância científica de imaginar que tudo pode ser colocado debaixo do microscópio e possa ser esgotado por um processo de experimentação e também para não imaginar que tudo é elucubração filosófica então quando a gente vê esse triplo aspecto, e o Kardec chega a dizer isso, se em algum ponto o ensino dos espíritos, a doutrina tocasse em algum ponto que a ciência viesse depois através da experimentação, da descoberta e pontuado que aquilo ali está equivocado naquele ponto que a doutrina tivesse avançado, ela recuaria se retrataria por quê?
Porque ela não quer ser fundamentalista então é o primeiro desafio que eu coloco para o Simão e para o Tassiro eu estou indo pelo não não definir nada, estou indo pelo que não é para a gente tentar começar a clarear o que é tem uma coisa que a gente precisa entender na ciência, por exemplo é que a ciência ela tem fatos que o ser humano só pode observar e tem fatos que ela pode experimentar no laboratório então há fatos que nós aprendemos observando analisando e comparando um exemplo disso é astronomia astrofísica porque é uma ciência de observação, é a primeira das ciências a rigor na história da humanidade porque o céu sempre encantou o homem e as noites na época do começo eram longas não tinha energia elétrica, então o céu era um atrativo enorme e observando o céu a gente pôde depois com desenvolvimentos da ciência da tecnologia aumentando a capacidade observacional do homem, quer dizer, dilatando a capacidade sensorial do homem porque o homem tem um olho para enxergar mas a gente a olho nu conta 5 mil estrelas com um binóculo você vê uma quantidade extremamente maior e se você usa os telescópios que a gente tem hoje a gente fica a gente está descobrindo a rigor o universo agora então a gente por exemplo só observando a gente conhece a história da evolução de uma estrela porque você olhando o céu você encontra estrelas com todas as idades é como você chegar num país ou como um extraterrestre chegasse numa cidade e estivesse observando o ser humano pela primeira vez ele vai ver neném, criança jovem, adulto, velho ele vai fazer logo uma ideia como é que o ser humano desenvolveu e cresce, nasce e cresce porque ele tem a mostragem de todas essas idades então a gente tem isso na ciência observacional e aí o galileu teve coragem por exemplo de numa experiência simples de estar na igreja, na catedral de Pisa para assistir uma missa e aí como a porta estava aberta estava ventando, o candelabro começou a balançar e ele parou de observar a missa e observou o candelabro que ia pra lá, pra cá pra lá, pra cá e ele perguntou será que o tempo de ida e volta é sempre o mesmo?
Esse é um questionamento de um fato que está ao alcance como ele não tinha relógio ele pegou a pulsação do coração dele do batimento do coração para medir o tempo de ida e volta comparando com o tempo de batimento mas ele estava emocionado certamente que isso atrapalhou a medida ele, claro que perdeu a missa toda, foi pra casa pegou cordões cordas, pedra, pendurou e foi analisar o movimento do pêndulo extraídas desse experimento que você repete a sua vontade a lei do pêndulo tirou um princípio dali olha, o período do pêndulo depende de tais coisas comprimento da corda tamanho do peso o peso do objeto pendurado então ele fez uma ciência de laboratório então a gente na verdade, a ciência é uma coisa muito mais ampla e dentro da doutrina espírita você tem uma ciência de observação que foi o que Kardec fez com a mediunidade com o movimento das mesas girantes, e ele pôde extrair dali fazendo a pergunta inteligente o que estava por trás daquilo e pôde repetir algumas dessas experiências pôde acompanhá-las e aí esbarrou na realidade espiritual a partir daí começou a construir conhecimento por informação sem ser arrojado demais porque ele tinha um cuidado até que ponto essas informações são verdadeiras e aí ele usou um critério da universalidade dos ensinos dos espíritos isto é, os ensinos não podem depender nem do espírito, nem do médium tem que depender de todos então esse caráter da doutrina espírita é científico porque é uma ciência de observação não sobrou nada na verdade nós temos um pensamento muito cartesiano o nosso pensamento quando falamos que doutrina espírita é ciência, filosofia e religião fica como se fosse uma fórmula de ciência mais filosofia, mais religião, porque é a forma cartesiana e nós somos pouco dialéticos e a doutrina espírita, ciência, filosofia e religião é dialética é um todo que se mistura e você não tem uma linha que separa isso é ciência isso é filosofia, isso é religião por que?
Porque as três perguntas são simultâneas o que é uma pergunta filosófica por que é uma pergunta científica para que é uma pergunta religiosa e isso se mistura você não tem uma pergunta só o que é é o que é, por que é e para que é na verdade a ciência tem um pouco de cuidado com o por que, ele gosta mais do como veja, ta vendo esse por que as coisas acontecem a gente não sabe, essa foi uma pergunta que foi feita para o Newton quando ele anunciou a lei da gravidade alguém perguntou mas por que as massas se atraem porque elas querem foi a resposta dele ele sabia como então a ciência é muito mais preocupada com o como do que com o por que e não se separam você tem como separar as três perguntas não tem como então veja esse dialetismo é que faz com que Kardec defina uma ciência de características filosóficas e consequências morais assim ele definiu a doutrina espírita é uma ciência de características filosóficas e consequências morais porque vai além da experimentação e vê aplicabilidade e para chegar na experimentação não parte de uma hipótese parte de uma observação depois de uma hipótese que vai buscar comprovação no método e eu entendo que ele busca ele dá um arcabouço científico porque ele cria o método o método é da ciência o método não é da filosofia ele é característico da ciência ou seja, é uma forma de fazer seja dedutivo, seja indutivo é uma forma para a filosofia é apenas um questionamento então o método foi estabelecido criou controle?
Criou controle qual controle? O controle universal da comunicação dos espíritos, é uma forma de controle para que você tenha o objeto e a forma de controlá-lo e depois disso tudo a que conclusão que ele chega? Ele chega a uma conclusão há espíritos mas dessa conclusão ele diz e por causa disso nós temos que mudar todo o conceito de vida então, isso é o dialetismo da ciência, filosofia e religião da doutrina espírita, que não são somadas e não são excludentes entre si elas são dialéticas que ao mesmo tempo que são teses, são antíteses e são sínteses simultaneamente por isso que é difícil quando se tenta definir, separando as três você trabalha com as três ele observa as mesas girantes que comentário ele faz quando ele observa as mesas?
Primeiro, ele faz um comentário sem observar as mesas professor Rivaio as mesas andam que de estranho há nisso se se pode magnetizar uma pessoa, porque não se pode magnetizar um objeto mas as mesas respondem as perguntas elas pensam provai-me que as mesas tem cérebros pra pensar e nervos pra sentir porque do contrário do que me contas nada mais é do que história pra nos fazer dormir em pé isso e nada é a mesma coisa ele foi ver as mesas ele escutou as mesas que era um fenômeno tipitológico ele viu o movimento estematológico, ele observou as respostas e aí ele faz um outro comentário da mesma forma que ele diz sobre o dormir em pé, ele diz enquanto todos se divertiam com aparentes futilidades eu entrevia naqueles fenômenos a manifestação de uma lei da natureza que a humanidade sequer sonhou conhecer e me propus a estudá-las e quando ele estuda, que conclusão ele chega?
É o primeiro capítulo do livro dos médiuns há espíritos e a partir daí concluiu-se que nós somos os espíritos e que nós somos imortais e daí surgiu o poder moralizador da doutrina espírita que é religioso, que é justamente a imortalidade da alma então como que você vai separar isso? Não tem pois é, mas aí fica aquela perguntinha e porque que a ciência da época a academia de ciência da época não reconheceu esse estudo? E não reconhece ainda não é a ciência a ciência ainda tem essa dificuldade mas eu entendo isso como um processo de amadurecimento lento a ciência vai esbarrar e vai continuar esbarrando com fatos que fogem do controle experimental é que a ciência do controle experimental cresceu muito mais rápido do que a ciência de observação e Há uma fixação nisso você veja por exemplo a psicologia teve essa dificuldade ela não era considerada ciência porque você não podia controlar experimentos o que você extraia de experimentação com pessoas ou com animais não podia ser generalizado e tirado dali leis então ela ficou como uma ciência mais empírica do que propriamente uma ciência de metodologia que pudesse ser repetida e os experimentos feitos com o ser humano e aí entra mais com o mundo espiritual não é de controle do experimentador então há uma dificuldade ainda do cientista de colocar na sua no seu desejo de investigação investigar fatos que ele não tem controle então isso eu acho que é um processo de amadurecimento, mas vai chegar um momento em que a ciência não vai poder se negar a fazer mais isso porque os fatos vão aparecendo, esses fenômenos que Kardec observou eles continuam eles são de interesse mas por outro lado a ciência ganhou uma coisa fantástica, porque ela deixou de ser um exercício do cientista que gosta de saber para ser uma profissão hoje o cientista é um profissional da ciência e há todo um processo de supervalorização da ciência que tem o paradigma da matéria que há uma verdadeira corrida de Disputa de posição não é?
Ganhar um prêmio nobel é um negócio desejável e muitos cientistas trabalham com essa intenção ao invés de trabalhar pela descoberta do conhecimento então nesse sentido a gente é imediatista o cientista ainda é imediatista sem tocar nas questões geopolíticas de poder da ciência utilizada para armamento para domínio, para conferir domínio estatal sem falar nas questões econômicas quer dizer, da ciência a serviço de laboratórios da ciência a serviço de indústrias e tecnologias que virou um grande filão um grande negócio então a ciência virou um grande business não interessa pesquisar algo que não vá gerar receita não é?
Então essa profissionalização da ciência não há espaço mais para Galileu esse homem apaixonado pelo conhecimento que faz pelo conhecimento ele não tem lugar então isso é uma consequência do desenvolvimento científico porque com o desenvolvimento científico com descoberta de leis e controle de experimentos você inventa tecnologia e a tecnologia tem uma praticidade que gera um interesse econômico imediato não é? Vocês vejam por exemplo um indivíduo que inventou o transistor eu nem me lembro o nome dele ganhou o prêmio nobel mas achava e anunciou isso claramente que havia uma inferioridade genética em raças era um sujeito profundamente preconceituoso então a gente valorizou um lado da pessoa esquecendo do lado integral do homem aliás a gente fez isso no Brasil com o Pelé o Pelé como é um rei do futebol ele é rei de tudo pode até falar bobagem falou bobagem e Todo mundo caiu em cima dele com isso mas como ele ficou quieto, esqueceram porque ele continua o rei do futebol no Brasil e no mundo então há ainda esse tipo de problema dentro da ciência a ciência é feita pelo cientista e o cientista é um homem é uma mulher cheio ainda dos interesses imediatos mas por isso as coisas que mexem com a estrutura de mudança comportamental não é desejável todas as tentativas que tem sido feita em universidades de pesquisas com esse tipo de coisa nasce cresce por algum momento em cima de alguns valores pessoais e morrem com ele quer dizer, não faz escola ainda mas não vai ter jeito os americanos por exemplo, investigam muito a Telepatia e qual o propósito disso?
fazer espionagem então é complicado há um lado ainda da pesquisa com valores humanos que é perigosa e até é bom que ela não seja feita por enquanto pois é isso que eu ia perguntar fiquei pensando e se hoje com toda a tecnologia na época de Kardec você mandar uma carta era uma dificuldade e hoje com toda a tecnologia que nós temos internet, câmeras e se o processo do descobrimento da doutrina espírita acontecesse hoje por exemplo com toda a ciência, com todos os mecanismos da ciência que nós temos disponível o que você acha por exemplo que ela teria um respaldo maior?
Eu acho que não, ela nasceu na hora certa isso eu tenho certeza absoluta, ela foi planejada de lá para cá porque nós o nosso momento é um momento diferente do momento de Kardec a ciência na época de Kardec em algumas áreas parecia resolvida, a área da física parecia resolvida o que nós vamos fazer agora? A mecânica estava estabelecida, o eletromagnetismo estava estabelecido a gente conhecia tudo até que as experiências com a matéria radiante com a invenção do tubo de um espírita que não foi ouvido nas experimentações científicas aliás não faz parte nem da ata da reunião da sociedade real de Londres porque os cientistas, companheiro dele achou que ele estava maluco e que era melhor não pôr em ata porque aquilo denigria o presidente da sociedade real de Londres que ele era na época quando ele disse que tinha investigado os espíritos na casa dele e feito uma série de coisas que a gente conhece então o momento foi o momento certo porque era o momento em que o positivismo tomava conta a igreja não tinha muita influência mais e essa liberdade por conhecimentos novos era importante eu acho que se ela tivesse começando agora ela teria seria apagada pelo interesse imediatista da tecnologia de negócio nesse aspecto Emmanuel ele fala o seguinte no acaminho da luz o espiritismo veio na hora psicológica das grandes transformações ajustar o espírito humano ou seja na hora aprazada na hora certa a humanidade experimentou o obscurantismo da fé a humanidade experimentou a frieza da razão e depois dos dois extremos experimentados é que vem o momento psicológico pra se fazer aquilo que se tentou com Tomás de Aquino no século XIII tentar mostrar que fé e razão não eram mutuamente excludentes e justamente nesse contexto de fé absoluta razão absoluta já experimentadas Kardec vem explicando como morte do pensamento espírita da fé e chamando a fé de fé raciocinada e mostrando que elas podem conviver e uma e outra se explicam o que retoma o pensamento de Santo Agostinho lá no século IV quando ele dizia é necessário crer pra compreender mas sobretudo compreender pra continuar crendo isso lá no século IV Santo Agostinho ensaiava na Patrística vem o Tomismo tentando ajustar isso e depois lá no século XIX Kardec ajusta esse pensamento a partir da forma dos espíritos e Emmanuel depois vai fotografar esse passado dizendo que veio na hora psicológica das grandes transformações e estávamos com transformações que começaram no século XVI desde o pensamento em si até a ciência positivista lá no século XIX aquela ideia da ciência que você ponderou porque que não se busca ainda o lado metafísico se você observar a academia ela provoca isso quando eu digo academia é as universidades Taxilha é doutor em física, orientador de cursos, de graduandos de mestrandos de doutorandos nós temos dois tipos de pesquisas a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa pergunta quantas são qualitativas em cada 100 duas você tem de qualitativas qual é a pesquisa qualitativa é de observação ah não, essa só se aplica ao campo das ciências humanas tá bom que já chamam de ciências humanas aplica às ciências humanas não se aplica às ciências exatas o que é o quantitativo, é o mensurável é o que trabalha com tabulações estatísticas, que tem os as fórmulas de validação então, é o que pode redundar em tecnologia e leva a esses aspectos então quando você vê na área da educação pessoas apresentarem dissertações de mestrados ou teses de doutorados pesquisas quantitativas seria um contrassenso mas são obrigados a irem para pesquisas quantitativas porque os orientadores foram trabalhados e instruídos na quantitativização da pesquisa e aí você tira o lado da qualidade e o lado metafísico é eminentemente qualitativo ele não é quantitativo então está fora da própria academia apesar de nós termos já, não mais só ensaios apesar de termos os núcleos de ciência e espiritualidade em diversas universidades principalmente nas federais mas por iniciativa da academia não, por iniciativa dos discentes e isso vai permeando e vai permear então não é difícil chegar no momento em que a ciência passa a considerar e a partir daí buscar entender a existência daquilo que a filosofia chamou de metafísica a filosofia já aceitou isso, sempre aceitou o lado metafísico e tem um processo mais complexo Otácio e Simão que o tempo que nós vivemos hoje é um tempo de domínio da filosofia analítica que é uma filosofia apaixonada com a lógica desde lá do ciclo de Viena, apesar de todas as contribuições e críticas de um Karl Popper, de um Thomas Kuhn mas o ciclo de Viena é forte, aquela coisa da lógica hoje a questão da linguagem da relativização do conhecimento a questão da filosofia analítica hoje é muito complicada porque de certo modo ela dá munição para a ciência tecnológica então na verdade nós temos aí uma ciência de mercado que vira uma ciência de investimento então toda a pesquisa na área de biologia é uma ciência para criar tecnologia que gere investimento que atraia capital que você possa abrir a ação mercado de ações então a gente percebe hoje os grandes investimentos os investimentos de maior retorno são investimentos, por exemplo em biotecnologia os maiores investimentos de capital de abertura em bolsa junto com a filosofia analítica que vem muito sofisticada com um arcabouço matemático é um outro tempo também e a epistemologia aí eu acho interessante porque a epistemologia está fazendo o papel hoje, papel crítico que o filósofo antigo e o cientista antigo fazia de observar aonde vai parar esse conhecimento quer dizer, qual o fundamento desse conhecimento e dessa filosofia humana aí você pega lá desde um Foucault que começa a falar, saberes qualificados saberes desqualificados porque tem conhecimento a gente sabe que ele chama de saberes que é desqualificado pela academia, pelo sistema sabe-se que tem, às vezes de uma forma até hipócrita porque, por exemplo, os índios possuem saberes de plantas medicinais na Amazônia que são absurdos de incríveis e há indústrias farmacêuticas roubando esse conhecimento e fazendo pesquisa aí debaixo do nosso nariz e criticando a ignorância do índio então é preferível você contar uma historinha de que o índio é ignorante mas mandar pesquisadores lá para as tribos para poder sugar o conhecimento os saberes que eles têm sobre plantas medicinais e transformar esses medicamentos altamente rentáveis então tem esse lado também negro do homem, né do cientista e do filósofo tem uma filosofia negativista materialista que há alguns aspectos da filosofia analítica que caem numa lógica vazia então nós temos hoje problemas mais sérios acho que nós temos grandes desafios e a par disso as religiões num processo de transformação intenso quer dizer, é um mundo em transição são religiões mais sociológicas do que religiosas porque hoje se busca mais a religião aplicada às realidades sociais do que reflexão a realidade existencial que é o aspecto profundo da religião que ele não se dissocia da filosofia, que é justamente a reflexão sobre a existência a filosofia busca a reflexão sobre a essência mas a religião ela vai trabalhar a essência na existência e as religiões passaram a ser sociológicas quando não econômicas e Porque o outro aspecto surge a teologia da prosperidade a partir do valor monetário e que não é o foco das religiões aquele aspecto metafísico da filosofia que deu espaço para a religião aquele aspecto transcendental da religião que abriu espaço para a filosofia eles vão desaparecendo hoje porque a reflexão, aí o Haroldo colocou bem a matriz epistemológica ela mudou a matriz epistemológica no passado era religiosa era filosófica religiosa, científica então nós já nascemos numa matriz científica então a nossa base epistemológica a nossa base de conhecimento é nesse tipo de ciência e aí nos faz sair do raciocínio religioso quando nós olhamos Platão e Agostinho trabalhando com a dupla realidade a episteme em Platão e a doxa também em Platão a episteme, ou seja o conhecimento no mundo o sentido no outro mundo o mundo das ideias e o mundo dos sentidos quer dizer, o mundo da episteme e o mundo da doxa mas vemos a mesma coisa em Santo Agostinho a cidade dos homens e a cidade de Deus trabalhando como uma matriz existencial a matriz espiritual o que era a cidade dos homens a cópia da cidade de Deus o que era o mundo dos sentidos uma cópia mal feita do mundo das ideias então isso permeava e as religiões escolheram só um deles ou seja, escolheram só o mundo dos sentidos o mundo das ideias e o mundo e a cidade de Deus e a doutrina espírita veio mostrar que o mundo das ideias e o mundo dos sentidos que é a questão 84 do ato do livro dos espíritos vai justamente mostrar que o o intelecto e a moralidade que você aprende na espiritualidade e aplica na materialidade, ou seja é do mundo da episteme e tem que ser aplicado na doxa por isso a questão 132 ou seja, temos que encarnar porque é aqui que eu aplico a episteme ou seja o conhecimento da moral torna-se a moral aplicável por isso a doutrina espírita vai resgatando tudo isso de novo e vai dizer que o intelecto precede a moral mas a moral não sucede do intelecto mas não se chega a moral se não pelo intelecto mostrando essa realidade de volta sem descartar a ciência porque ele nasce no bojo da ciência positivista ainda e aí até podemos dizer que os métodos adotados por Kardec ele não era positivista mas a forma apresentada por ele é característicamente positivista a estrutura que ele põe a preocupação em repetir quando você pega o albapostumas e ele coloca lá a única coisa capaz de travar a marcha do espiritismo é a falta de unidade e para assegurar isso, se não no presente pelo menos no futuro, temos o cuidado de apresentar nossas ideias de tal forma que a contradição não possa surgir, isso é positivista é você tentar ir ao extremo, fazer várias vezes para não deixar dúvida agora ele não era positivista mas o processo se deu no contexto numa matriz epistemológica que era positivista, e isso foi bom porque é um paradoxo do positivismo materialismo você é codificar uma espiritualidade mas é justamente no paradoxo que você tem a realidade, que você tem a comprovação então isso é perfeito essa junção que a doutrina espírita criou ela não botou no liquidificador e bateu ciência, filosofia e religião ela só não dividiu o que é uma e o que é outra e deixou que as três se ajustassem num processo de mistura mas não de liquidificação e o momento que isso ocorreu foi o ideal por isso que eu acho em relação a pergunta que você fez que o momento não era agora que agora seria mais difícil porque nós temos gigantes as questões tomaram uma proporção o interesse econômico tomou conta do comportamento mundial ela tomou conta do comportamento mundial eu penso que em qualquer processo de transição para o mundo melhor a reformulação disso é de fundamental importância e se a gente não conseguir líderes nessa área que fomenta essa ideia a gente vai atrasando a transição a modificação pois é, nós recebemos uma pergunta aqui e eu acho que ela vem bem acalhar com o que você está dizendo é o seguinte se estamos vivendo essa crise existencial das matrizes que compõem o espiritismo como a doutrina espírita pode contribuir para o soerguimento deste tripé no e para o mundo porque realmente a gente está vendo que está uma coisa que está entravada e aí a resposta vem através da religião da filosofia da ciência, já que a ciência não tem essa abertura para ouvir esse tripé, vamos dizer assim como é que a gente consegue desenrolar esse novelo vamos dizer assim sabe porque?
Porque a gente reencarna eu acho que a resposta está nisso há uma fala de Kardec no evangelho segundo o espiritismo onde ele fala do senso de maturidade moral quando ele compara o fato de que você encontra pessoas idosas com conhecimento, às vezes com estrutura acadêmica que não compreende a doutrina espírita e jovens compreendem então a razão, o que que vem a ser esse conceito de maturidade do senso moral eu entendo ele era uma coisa que eu queria entrar com mais profundidade pensei muito nisso e acho que fiz um modelo para mim que me satisfaz que é o fato de que nós sendo espíritos que já temos uma sequência reencarnatória muito larga, muito grande nós vamos quando passamos para o mundo espiritual não esquecendo ou aprendendo reforçando lá que a gente é espírito e à medida que a gente vai voltando para a reencarnação para o processo da vida material essa conceituação na nossa realidade intrínseca é forte Kardec analisa isso muito bem no seu inferno ele diz que apesar da doutrina espírita, as ideias espiritualistas ideias espirituais vão crescer no meio da humanidade e é curioso aqui no Brasil fizeram uma pesquisa de pensamentos religiosos junto com os jovens e fizeram perguntas do tipo você acredita na reencarnação?
Você acredita que quando a gente morre a gente continua vivendo de alguma maneira? Você acha que as pessoas que morreram continuam de alguma maneira interagindo com você? perguntas desse tipo que a gente na doutrina espírita sabe de cara não é? E a resposta dos jovens foi muito interessante 80% dos jovens entrevistados acreditavam nisso e só 5% eram espírito aí você fica perguntando da onde vem essa conceituação no sujeito comum quem é o sujeito comum? Que não teve a oportunidade de nascer num lar espírita ou esbarrar com a doutrina espírita desde cedo é o espírito que está reencarnando com esse conhecimento da realidade espiritual senso de maturidade moral e a gente está no corpo e de alguma maneira está dentro da gente que a realidade espiritual é existente em nós e aí quando um indivíduo desse tem coragem de pegar uma obra espírita e ler, é isso mesmo eu pensava assim antes a pergunta que foi feita como o espiritismo pode ajudar nisso tudo questão 798-799 do livro dos espíritos o espiritismo tornar-se a crença comum ou ficará sendo partilhado como crença apenas por algumas pessoas certamente que se tornará crença geral veja que eles não disseram crença única crença geral que é o que o Otacir colocou a pessoa não é espírita, mas tem um pensamento espírita porque é da realidade isso, então Kardec os espíritos nunca disseram a Kardec que seria crença única crença comum veja, crença geral, a pergunta foi será crença comum, comum ou seja do dia a dia, e ele disse se tornará crença geral e marcará a nova era da história da humanidade, porque está na natureza veja o que o Otacir dá o exemplo da pesquisa está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos veja o que os espíritos respondem terá no entanto que sustentar grandes lutas mais contra o interesse do que contra a convicção, veja o que nós falamos aqui mais cedo, mais contra o interesse do que contra a convicção exatamente veja por quanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor próprio, outras por causas inteiramente materiais, porém como virão a ficar insulados seus contraditores se sentirão forçados a pensar como os demais, sob pena de tornarem-se ridículos, veja que resposta cabal aí você vai na 799 o problema é que a letra está menor do que meus olhos, sabe de que maneira pode o espiritismo contribuir para o progresso destruindo materialismo, que é uma das chagas da sociedade ele faz com que os homens compreendam onde se encontra seus verdadeiros interesses deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que por meio do presente lhe é dado preparar o seu próprio futuro, abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que é ousar de unir como irmãos depois falam que Kardec era racista, os próprios espíritos estão mostrando claramente derrubando tudo isso, então veja essas preocupações, Kardec tomou cuidado de fazê-las, dentro da lei do progresso, justamente porque, porque essa é a ideia dos espíritos, a doutrina espírita não é dos espíritas, a doutrina espírita é da humanidade feita por eles, digamos assim ela é para a humanidade ela é para a humanidade, ela não é para os espíritas unicamente, é para a humanidade, porque?
Porque ela é parte dos conhecimentos humanos e chegou a hora dele tomar o seu lugar, como dizem os espíritos na 798, tomar o seu lugar nos conhecimentos humanos quando eu era menino, eu falava como menino, me vestia como menino, me alimentava como menino agora que sou um adulto o que está acontecendo é o seguinte os espíritos que estão encarnando na terra atingiram um nível de maturidade intelectual, espiritual e moral em que ele não consegue mais comer como uma criança, se vestir como uma criança se comportar como uma criança ele começa a trazer dentro dele a ideia inata de tantas idas e vindas ao mundo espiritual vai, reencarna, vai, reencarna agora ele fala, peraí, eu já conheço esse negócio ele já começa a ter uma maturidade por isso que é 12 espíritos a gente imagina que é só o espírito sem corpo não, a doutrina espírita é 12 espíritos dos que estão encarnados e dos que estão desencarnados porque ela se torna uma sensibilidade, é uma forma de olhar e a gente percebe isso hoje, vídeo no youtube a criancinha de dois anos de idade fala, mamãe, mas eu vou comer o animalzinho?
Ele tá morto? Aí a mãe fala, tá filhinho, tá morto e vou comer ele, mamãe quer dizer, é o senso moral da criança é o senso moral a gente vê aí desenhos, filmes, abordando reencarnação, abordando a questão de que o corpo é uma veste essa temática até em piada eu digo que até em stand-up já espiritualizou já tem piada com reencarnação, piada com espírito Mauro Espiritoso já fazia isso na revista da Tuma da Mônica da Tuma do Penadinho a Tuma do Penadinho eram todos desencarnados e aí, numa das histórias o Penadinho a pessoa chega perto dele o Frank chega nele e dá um susto no Penadinho o que ele fala?
Quase reencarnei de susto porque ele já estava desencarnado então, isso já está lá na história de Maurício de Souza, há muito tempo ele já colocava isso, porque é é o que? é crença comum, é geral, é intrínseco é intrínseco então, isso é interessante isso é importante e outro aspecto modernidade tem ajudado? Tem hoje, várias áreas do conhecimento que são ocupadas também por pessoas que comungam do ideal espírita dão a sua contribuição para o estudo espírita sem modismos, sem deturpações você tem a área da saúde, quantas contribuições se tem?
Você tem a área da ciência, você tem a área jurídica refletindo sobre o que é o real valor você tem a área da educação quantos tratados educacionais pelo prisma da espiritualidade, pelo prisma espírita nós temos? quantas práticas educacionais nós já temos hoje adotando os princípios não os métodos, mas o princípio da existência pré existência, pós existência quantas escolas nós já temos aqui e aqui lá em Minas, porque estamos em Goiânia estou tão acostumado a falar aqui em Minas lá em Sacramento por exemplo, um trabalho notável que eles tem de educação e nos outros institutos trabalhos feitos por institutos de pedagogia voltadas para o pensamento espírita que hoje colocam pedagogia espírita, até um tempo era espírita pedagogo, hoje já é um pedagogo espírita, já mudou o conceito já foi para frente então, isso é um progresso isso é o permear do pensamento espírita, sem mudar a instituição religiosa de ninguém isso é importante até para a gente falar para os jovens que ouvem nosso podcast que muitos estão adentrando as academias agora e pensar bem o que eu vou fazer com o conhecimento que eu vou adquirir, e o conhecimento que eu já tenho da doutrina espírita eu estou falando isso porque eu estou começando um curso de cinema agora e eu tomei um susto na hora que eu cheguei na sala e na apresentação um menininho lá de 17 anos não, eu vou fazer cinema porque dentro da casa espírita eu comecei a estudar cinema, a gente fez um curta-metragem e eu quero fazer cinema espírita eu tomei um susto como é que eu vou me apresentar agora o Júlio viu isso lá susto, foi quando eu vi uma criança de 8 anos em sacramento dando uma aula sobre fluidos porque aprendeu lá na escola isso é que me assustou na época veja, 8 anos pois é, mas eu falo é porque a gente vê o jovem por exemplo, eu trabalhei num jornal, já falei isso aqui várias vezes aonde a gente via os jornalistas, as pessoas que estão lendo na cabeça escrevendo as matérias jornais muitos são espíritas mas não se declaram nem um pro outro, nem um pro companheiro do lado não se declaram que são espíritas com medo de alguma coisa é isso que a gente precisa despertar um novo olhar de o que eu vou fazer na academia pra onde que eu vou levar o meu TCC por exemplo muita gente fica preocupada em escrever algo pra que no futuro ela possa angariar alguma coisa num emprego, alguma coisa aonde eu posso levar outros conhecimentos outras pesquisas vocês que são da academia acho que poderiam trazer isso pra gente também que acho que é importante como que esse pensamento deve ser iniciado a gente vê na nossa realidade que houve mudanças muito grandes a gente comprava livro espírita em livraria espírita hoje a gente compra livro espírita em qualquer livraria a seção dos livros religiosos tá cheio de livros espíritas na verdade isso reflete esse amadurecimento quer dizer a evolução da humanidade ela vai amadurecendo dentro dela as ideias que vão tomando conta do processo do passo adiante e a hora do passo adiante espiritual porque nós chegamos num desenvolvimento de ciência e tecnologia muito grande e altamente destrutivo se a gente quiser então é muito fácil a gente comprometer com a ciência atual sem o amadurecimento de uma realidade espiritual comprometer a vida de forma definitiva não é que a gente pode pagar um preço muito caro o ser humano tem livre arbítrio certo?
Mas a gente tem diretrizes espirituais então é natural que a gente também tenha dar uma olhada para trás e ver que a ciência o conhecimento humano vai despontando junto com o amadurecimento quer dizer Demócrito falou do atomismo lá atrás quanto tempo gastou pra gente fazer uma experiência com o átomo foi preciso esperar o tempo do amadurecimento porque se descobrisse antes seria catastrófico então isso vale também com o conhecimento espiritual quer dizer, nós já estamos a Terra como planeta que abriga aí uma quantidade significativa de espíritos que vivem aqui estamos com um número muito grande de espíritos maduros para uma realidade espiritual mesmo no corpo físico com a barreira sensorial que o corpo físico coloca para o espírito então não há retorno, tem que mudar tudo que está sendo conduzido está sendo conduzido nessa direção e é claro que toda pessoa que fala na próxima encarnação se eu puder eu vou fazer isso na próxima encarnação se eu puder voltar eu quero fazer tal coisa ele já está julgando com uma linguagem que está dentro dela que está pronta para uma vivência diferente e se ela encontra facilidades para compreender isso melhor e aí os livros espíritas, a propaganda da doutrina, tudo acelera esse processo e ajuda a organizar o pensamento para que a gente possa organizando o pensamento, organizar o estado emocional também e fazer direito então é a hora certa também está madura, a doutrina espírita vem na hora certa preparar isso agora está se dando uma está eu e o Simão doidos para levar o assunto, essa prosa para um lado sabe para o seu lado é o seguinte, a gente tem visto hoje na física e na biologia que são aí as duas ciências que estão na ponta desse processo aí de inovação e tudo uma sofisticação matemática tão absurda e você começa a ter muita especulação teórica ou seja, então, se eu antes com Galileu, eu tinha uma ciência que era absolutamente casada com a experimentação ou com a observação hoje você tem também a possibilidade de uma ciência puramente especulativa quer dizer, teoria matemática, equação, resolução de problemas e formulação de teorias você que está nisso, porque o que a gente percebe é que as vezes o movimento espírita, algumas pessoas absorvem isso de uma maneira um pouco ingênua então eu digo porque na área do direito se você colocar dois juízes numa sala, você sai com quatro teorias se colocar dois juízes mais dois advogados, é no mínimo dez teorias porque o direito ele lida com uma certa facilidade com várias teses todo processo alguém apresenta uma tese vem o requerido e faz a sua contestação ele vai rebater aquelas ideias querendo ou não o profissional é treinado a pensar de uma maneira dialética ele tem que lidar com essas possibilidades e fazer a sua síntese e chegar a um resultado no processo, estou dando um exemplo de uma área do conhecimento que eu posso falar com um pouco mais de intimidade mas o que acontece é o seguinte no geral as pessoas não tem muito essa habilidade então chega um cientista apresenta uma teoria e geralmente ele não entrega o ouro ele fala com ares de absoluto de Da carteirada mesmo sou cientista e o que eu vou falar a partir de agora é a verdade e muita gente acredita quando aquilo não passa de especulação de teoria de Formulações matemáticas que são que abrem milhões de caminhos e aí a gente queria conversar um pouquinho sobre isso agora porque a gente percebe que muitas pessoas estão vendo espiritualidade onde não tem essa preocupação não é no sentido de querer fechar mas estão talvez caindo num canto da sereia vendo ideia espiritual vendo boa intenção onde na verdade não tem, onde tem pura especulação e muitas vezes especulação a serviço de um materialismo sofisticado eu vou dar um exemplo só pra gente puxar a conversa a ideia de que você tem infinitas possibilidades de universo se eu tenho infinitas eu tenho até esse porque eu não quero lidar com questões embaraçosas como por exemplo explicar a existência das constantes na física então eu invento uma teoria em que há infinitos universos possíveis e esse é um dos infinitos universos porque aí tem de tudo e isso aqui é fruto de uma casa então é o auge da sofisticação pra se chegar num processo materialista e as vezes a pessoa encauta e fala, olha e ta vendo infinitos universos estão no mundo espiritual ta comprovando o mundo espiritual é um cuidado muito importante como um físico falasse um pouquinho sobre isso a gente não quer aqui ter um discurso fundamentalista pelo amor de deus a ciência tem que abrir mesmo pra discussão você que ta lá num laboratório experimental como é que é visto isso como é que vocês lidam com isso na verdade existe uma coisa que é muito interessante no meio da ciência é que qualquer teoria bem formulada ela precisa de satisfazer primeiro as coisas que a gente já conhece me dá um exemplo certo a gente tem atualmente duas maneiras de pensar com relação a estrutura da matéria uma delas é o modelo padrão de partículas que consegue explicar ele estava aberto até pouco tempo porque tinha uma coisa postulada que era o tal do boson de higgs porque faltava explicar como é que as interações explicava o aparecimento de matéria certo então o higgs e outros junto com ele propôs um campo que funciona como uma espécie de uma lama que segura o movimento e dá o conceito de inércia que é o conceito de massa e ele propôs que esse campo tinha um representante que é o boson que dá como resultado esse efeito de aparecer a inércia no movimento que é o que a gente chama de massa e isso ficou em aberto porque era uma proposta uma teoria ai os experimentais construíram conseguiram dinheiro junto com teóricos que queriam ver isso definitivamente demonstrado ou não construíram esse laboratório fantástico que é caríssimo que levou um tempo enorme e que pôde fazer experimentos de altas energias de partículas pesadas, são prótons que são acelerados, a gente tinha um acelerador de elétrons os elétrons você pode acelerar e levar até muito próximo da velocidade da luz fazer dois feixes em direção contrária e faz eles colidir e nesse processo você gera toda, você transforma energia em matéria e gera todo tipo de partícula que pode existir na natureza eles fizeram fizeram isso com prótons pra acelerar prótons, como o próton é quase duas mil vezes mais pesado do ponto de vista de massa que o elétron, você precisa de muito mais energia e é esse acelerador que entrou na nossa história do momento e os primeiros experimentos funcionaram deu problema, desligou ele, corrigiu finalmente foram feitos experimentos e os experimentos revelaram a existência do boson de Higgs então há várias evidências já que o boson de Higgs existe então fechou o modelo padrão de partículas que constituem estrutura e surgem daí novas perguntas porque quando você faz um experimento desse tipo você responde algumas e acaba saindo outras e a ciência anda com isso por outro lado, antes de fazer isso a gente tem problemas a ciência não tem resposta a física não tem resposta pro nosso universo ainda há um problema grave entre a teoria da mecânica quântica e a relatividade geral não há como compatibilizar essas duas teorias porque a relatividade geral é macroscópica ela age nas partículas mas é macroscópica como é que você pode quantizar o espaço então isso é um negócio complicado então o pessoal lançou mão por exemplo de uma teoria matemática que já existia teoria de cordas uma teoria matemática e usou a linguagem da teoria de cordas para tentar modelar o universo real da física com isso e conseguiram e com isso você pode explicar muitas coisas, mas surge problemas novos por exemplo, para você explicar a existência das partículas que são modos de vibração das tais cordas cada uma delas com frequências diferentes e tal, então você constrói o que você já sabe é outra teoria para explicar a estrutura da matéria mas para isso você precisa de dimensões espaciais maiores do que 3 que o tempo também o espaço quadridimensional você precisa de espaços maiores a teoria mínima de cordas precisa de pelo menos 5 dimensões a melhor tem 11 dimensões que são essas dimensões e o problema é esse a teoria de cordas não é trivial de ser verificada, você não verifica essas dimensões porque você não deteta elas então você fica com uma teoria bonita que explica um pouco das coisas que a gente tem, mas abre outras perquisições que não são respondidas e que não tem jeito de respondê-las experimentalmente a ciência está dividida nisso hoje há os donos da teoria de cordas os amantes da teoria de cordas é uma ala do conhecimento científico acham por exemplo que os problemas de começo do nosso universo na verdade podia ser gerado outras coisas, então vários universos simultaneamente então você teria um multiverso, não um universo mas um multiverso vários universos paralelos que estão em desenvolvimento, expansão que podem ter outras estruturas de ciência mas isso cai no terreno da especulação e enquanto a especulação ela fica discutível agora as pessoas que já partem de cara para olha isso e toma a filosofia começa a generalizar o conceito para outras coisas e comete esse erro de em cima de uma hipótese em cima de um modelo colocar realidades isso acontece no meio dos físicos eu tenho um colega de física que é físico-teórico e ele diz física é matemática física é matemática ele chega ao absurdo de falar uma bobagem dessa mas isso é do pensamento humano a gente tem outras coisas que já foram inventadas que não foram verificadas não sei se vocês já ouviram falar no tachyons as partículas tachyons é uma teoria que surgiu numa dada época, num momento da teoria da relatividade e surgiu essa teoria porque você tem uma expressão relativística para a massa a inércia de uma partícula depende da velocidade dela, ela tem uma massa de repouso que é o que a gente mede gravitacionalmente então a massa de qualquer partícula é M0 a massa de repouso vezes uma expressão matemática que envolve a velocidade dividido por raiz de 1 menos V2 sobre C2 V é a velocidade, C é a velocidade da luz que é o limite da teoria da relatividade nenhuma partícula viaja com velocidade superior da luz postulado da teoria da relatividade então o que acontece se você tivesse uma partícula que tem velocidade maior do que a da luz V2 sobre C2 é maior do que 1 1 menos um número maior dá um número negativo raiz de um número negativo não existe mas na teoria dos números complexos você estende a matemática e diz que raiz de menos um vale I no imaginário essa teoria matemática é conhecida há muito tempo há muito tempo a gente usa ela como modelo para resolver equações de circuitos elétricos para explicar as fases de uma onda num circuito elétrico e tudo mais então você passa a ter uma massa imaginária se a velocidade for maior que a da luz então esses são os tachnos e a palavra vem do grego tachnos muito rápido muito velocista e aí a colocação é o seguinte suponha que eles existam a gente não sabe o que é massa imaginária mas suponha que eles existem tem outras propriedades da matéria tem carga elétrica tem propriedades magnéticas tem spin que dá propriedades magnéticas então vamos tentar medir partículas que tem velocidade maior que a da luz através do experimento com as outras propriedades e buscaram isso em todo tipo de experimento possível e não descobriram então tachnos é uma teoria bonitinha, fechadinha mas que não é verificada experimentalmente aí pode aparecer um espírita maluco um físico meio avançado que diz olha a massa imaginária é a massa dos espíritos e faz um espiritualismo que quiser em cima disso claro que sempre vai ter isso é isso que eu queria ponderar que os físicos inventem as suas teorias criam as dobras de tempo a partir da tudo o problema é quando você vê a física quântica explicou o espírito e aí você fala, mas como ela explicou a pessoa não sabe dizer aí você pergunta, o que é física quântica isso que eu quero te colocar agora porque quando a aula ponderou eu estava pensando nisso o que a gente ouve hoje que a física quântica explica tudo resolve até problema de pele porque tudo é física quântica hoje e a gente traz isso pro meio espírita qual base não vou falar científica mas qual base lógica ou qual fundamento que legitima uma teoria dessa uma fala dessa trazendo para o espiritismo o pensamento quântico como sendo a comprovação da existência de tudo que o espiritismo falou você como um físico como é que você vê isso?
Eu vejo na verdade com tristeza porque a gente está fazendo aquela história, terra de cego quem tem um olho, vira rei porque se as pessoas não tem conhecimento elas podem até engolir eu assisti em Araraquara uma palestra de uma professora doutora em história da USP que é espírita que tinha algum contato com algumas pessoas da área de física que ela conversava um pouco e de repente ela começou a fazer palestras espíritas e a física quântica é o pensamento e ela por falta de entendimento do significado de uma realidade quântica ela disse que o pensamento está explicado pela física quântica e a gente até hoje não sabe o que é pensamento pensamento é uma proposta que a ciência devia investigar que é o pensamento como é que pessoas percebem pensamento de outras porque isso as pessoas sabem que acontece mas o que é que sai do indivíduo e vai no outro porque se você blindar de radiação eletromagnética, não é não sai onda eletromagnética na minha cabeça e vai, eu já assisti pessoas importantes, líderes no movimento espírita que fazem palestras brilhantes quando falam da doutrina espírita dizer que o pensamento é uma onda eletromagnética que é pior porque é muito mais fácil de mostrar que não é do que a física quântica que as pessoas não sabem o que está falando e essa mulher foi fazer essa palestra lá e ela falou que deu, não interrompiu estava assistindo porque a gente não faz isso esperei ela terminar quando ela terminou, fui lá conversar com ela saiu todo mundo, ela estava sozinha com uma pessoa que estava se seroneando ela e eu falei pra ela olha, você fez uma coisa que eu acho muito perigosa você induziu um monte de pessoas saírem daqui achando que a física quântica explicou o pensamento do ser humano e se você conseguisse fazer isso mesmo de verdade você ganharia o prêmio Nobel com certeza a física quântica trata dos fenômenos das partículas, do átomo das moléculas daí pra baixo das relações entre as interações que acontecem no núcleo dos átomos entre as partículas isso ela explica ela mostra como que é e como você está medindo coisas que você não vê então há um problema complicado imagine por exemplo vou falar rapidinho e vocês vão entender isso você quer medir um elétron livre como é que você vai para medir um elétron livre que está passando por aqui é uma partícula que você não vê então você joga um fóton nele você joga um feixe de fótons um dos fótons que colidem com o elétron tá certo?
Vai ser espalhado com uma energia diferente efeito Compton chama isso e você mede a energia do fóton que saiu do fóton que entrou e localiza onde o elétron estava ele já não está lá mais ele absorveu um pouco de energia do fóton e foi pra outra direção então você não mede o elétron é difícil tem uma probabilidade de você encontrar porque precisa do fóton colidir com ele algum dos fótons tem experiências por exemplo, você faz um feixe de elétrons e joga numa estrutura metálica que é cristalina você faz o efeito de difração como se os elétrons fossem ondas isso mostra o caráter ondulatório do elétron o que o elétron é?
Partícula ou onda? A gente não sabe antes de medir porque depende do experimento que você prepara então a interação experimental do experimentador com o mundo de partículas o mundo microscópico ou submicroscópico é determinado pela maneira que o experimentador faz certo? Então, essa interação parece que você está controlando mentalmente a experiência mas não é verdade você está preparando um tipo de experimento pra ver um lado da coisa, ou outro certo? O efeito fotoelétrico deu prêmio nobel pro Einstein ele não ganhou por causa da teoria da relatividade ele ganhou por causa do efeito fotoelétrico ele explicou o efeito fotoelétrico porque ele mostrou que a interação da luz com os metais eram quânticas que o fóton que a energia eletromagnética precisava ser um quântum de energia uma partícula, um fóton usando as ideias do Planck em 1905 começo do século XX então quer dizer, a falta de entendimento da física em qualquer que seja o aspecto faz a pessoa apressadinha a fazer teorias mas aí eu queria dialogar com você uma coisa também que eu fico pensando há também um salto filosófico porque o que eu vejo?
A pessoa fala assim olha o experimento altera a percepção que eu tenho da realidade já é um salto filosófico na verdade o que nós sabemos é que o elétron vai se comportar de acordo com o experimento que eu utilizar para medi-lo se eu utilizar um experimento que está adequado para medir um experimento que está adequado para detectar a sua característica onda vai detectar sua característica onda se eu montar um experimento para detectar sua característica de partícula eu vou detectar a característica de partícula aí começa o salto epistemológico ah, então não não existe separação entre observador e objeto a mente do observador controla o universo esse é um salto de um bilhão de anos-luz gigantesco porque isso do ponto de vista filosófico é uma bobagem não é isso o experimento não disse isso o experimento não disse isso então eu estou fazendo uma especulação filosófica outra que a gente vê muito comum é a teoria da incerteza de Heisenberg ela vai dizer o seguinte o experimento afeta o experimento afeta porque é o que você acabou de escrever eu só posso medir elétron emitindo fóton nele se eu faço isso eu altero ou a velocidade ou a localização dele de modo que eu não posso ter os dois então eu tenho que escolher ou eu vou medir a velocidade do elétron ou eu vou detectar onde ele está eu tenho que escolher não dá para ter os dois isso não significa que eu estou interferindo no elétron porque se eu não estou medindo ele é algo esse é o problema filosófico e o que a gente percebe que as vezes você tem o físico que é experimental com altíssimo domínio de matemática porque ele é um profissional que foi treinado ele domina a linguagem matemática muito além da média de um ser humano porque ele se especializou naquilo ele tem uma alta experiência experimental experimental mas nem sempre ele tem leitura epistemológica com certeza nem sempre ele lê o Epistemologia ele lê o Thomas Cook ele lê o Karl Popper ele lê o Circo de Viena quer dizer, ele não está familiarizado com filosofia e epistemologia aí quando ele se propõe a generalizar ele comete erros infantis do ponto de vista epistemológico que Karl Popper já em 1920, 1930 já desautorizou e começa a dizer esse tipo de coisa ah não, nós a incerteza aí cria um pensamento filosófico relativista por causa do princípio da incerteza de Heisenberg então assim isso eu acho muito sério muito sério porque o sujeito tem consistência científica mas ele não tem consistência epistemológica quer dizer, ele não consegue definir, então peraí você é um físico de partículas, ok mas e aí, você é o que?
Qual que é a sua orientação epistemológica? Você é um fenomenologista? Quer dizer, qual que é a sua orientação ele não sabe não sabe, em geral não sabe e começa a fazer esse tipo de afirmação e aí começam as generalizações de passando para o espírito o que o que a gente fica pensando a gente que não é da área não é um especialista da área é que a grande o grande presente que a física quântica trouxe para a gente foi tirar aquela visão ingênua que a gente tinha da matéria isso, mudou a concepção da matéria mudou mesmo isso é fato, ou seja aquela ideia, aquele materialista da época de Kardec perdeu o lugar aquele discurso materialista ele se tornou absolutamente pueril a matéria hoje é muito mais complexa e ela apresenta perplexidades que estão muito além da imaginação de fato alguns experimentos os próprios os grandes fundadores da física quântica falavam em determinados momentos eles sentiam como se não tivesse chão debaixo do pé deles que natureza é essa que está se apresentando para a gente mas na verdade isso é um problema epistemológico quer dizer, você não tinha você não tem um conjunto teórico capaz de explicar o fenômeno o fenômeno se apresentou e você ficou sem entender eu não sei explicar isso que é o que está acontecendo é E é difícil evitar isso eu entendo que é muito difícil evitar isso exatamente porque o cientista é um homem não é?
o cientista é um homem e ele é vaidoso ele tem os problemas pessoais e a gente não pode dissociar esse tipo de atitude do indivíduo que está trabalhando com isso e que às vezes tem a coragem de falar uma bobagem então não tem jeito agora o pior é que as pessoas que não tem um conhecimento doutrinário sólido e não tem um conhecimento científico sólido usar esse tipo de coisa para ficar fazendo propaganda né De coisas que não é da doutrina espírita que a gente não tem ainda condição de entender certo? e começar a formular o mundo espiritual com isso dentro dessa lógica não trazendo elementos da física para tentar explicar elementos da metafísica mas no próprio elemento espírita quando você não tem conclusões estabelecidas pelos próprios espíritos e os encarnados já chegam às conclusões que é o exemplo da questão 607 do livro dos espíritos que trata a questão do princípio inteligente, quantos trabalhos nós já vimos, quantas palestras já ouvimos da pessoa explicando todo o processo da transformação do princípio inteligente em espírito e explica tudo detalhado e veja o que os espíritos falaram a respeito disso disseste na questão 190 que o estado da alma do homem na sua origem compreende o estado de infância na vida corporal que sua inteligência apenas desabrocha e se ensaia para a vida onde passa o espírito essa primeira fase do seu desenvolvimento numa série de existências que precedem o período que chamais humanidade é a resposta aí ele faz a pergunta 607a parece que assim se pode considerar a alma como tendo sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação?
aí eles respondem já não dissemos que tudo em a natureza se encadeia e tende a unidade? Nesses seres, aí vem o detalhe cuja totalidade estáis longe de conhecer é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida conforme acabamos de dizer e é de certo modo um trabalho preparativo como o da germinação para o efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna espírito eles dizem, esses seres que estão longe de conhecer e já tem um monte de gente que já ficou perto porque já está explicando todo esse processo e deixaram claro que não é tão simples entender assim, e aí cria um reducionismo explicativo o reducionismo explicativo e a pessoa que ouve, entende que todas as situações se resume àquela explicação e aquilo explica todos os processos agora nós já entendemos isso então, isso é um dos exemplos mas nós temos vários outros reducionismos por exemplo, o André Luiz quando vai falar do fluido cósmico, ele fala assim matéria para nós ainda inabordável para nós, ele ele lá ele que escreveu a evolução em dois mundos o mecanismo da mediunidade ele que escreveu o mecanismo da mediunidade matéria para nós inabordável e tem encarnado que já decifrou todo o universo é verdade ele já consegue explicar tudo no universo com a física quântica é verdade então ele explica o fluido cósmico todos os segredos da matéria inclusive espiritual, inclusive do fluido cósmico só o Emmanuel e o André Luiz que não conseguem ainda mas ele já consegue e o que eu acho mais incrível disso tudo ele não ganhou o prêmio Nobel ainda porque é isso que eu acho incrível é porque é igual quando a pessoa chega e diz assim olha, eu descobri um negócio sobre o Evangelho mas meu amigo, você está com esse manuscrito aí apresenta para o mundo, você vai ser noticiário no mundo se você está com um documento do Evangelho em Aramaico que é a língua que Jesus falava ou em Hebraico que era uma língua que ele falava também se você tem esse documento aí e ele foi feito um teste de carbono ele está datado você vai ser a figura mais importante do século XXI porque será a maior descoberta do planeta em matéria religiosa e a gente sente isso também quer dizer, a pessoa pega um princípio da incerteza de Heisenberg, pega uma coisa e ele já tem a explicação do universo é É um negócio muito delicado, porque se André Luiz que fala de matéria mental descreve aquilo tudo diz que o fluido cósmico é inabordável para ele a questão é de uma complexidade que nós não podemos imaginar mas Haroldo, o problema é esse porque você não admite a ignorância sua porque a vaidade não deixa e esse é o problema do ser humano porque a gente não fala não sei eu respondo todas as perguntas que me fazem porque não sei está incluído é um problema eu sou um espírito pequeno em evolução aprendendo as coisas como é que eu posso me arvorar em conhecedor de tudo então isso é falta de humildade só isso mas isso é inerente ao ser humano e é inerente a qualquer ser humano pode ser ele físico, químico, biólogo espírita ou Zé Carroceiro ali da esquina não importa então é complicado isso a gente vai ter que conviver com isso e a gente vai ter que ter a coragem de todas as vezes que precisar esclarecer isso dizer o que é dizer como se deve ter coragem de admitir a própria ignorância nesse arremedo de livro que eu te passei eu faço uma análise da questão 27 que é exatamente essa questão que introduz o conceito de fluido universal e que os espíritos pontuam algumas coisas que deixam a gente perceber que a gente não sabe até hoje o que ele é não há modelo mesmo na ciência de algo que a gente pudesse dizer ah, isso poderia ser o fluido universal porque esse poderia ainda é tal da quinta essência ignorância nossa porque o universo hoje na visão cosmológica ele está constituído de três tijolos vamos dizer assim que é a matéria e a energia que nós conhecemos e medimos energia eletromagnética e todas as estruturas atômicas e partículas que a gente conhece e mede isso é 4% do universo que a gente observa 21% é de matéria escura que a gente sabe que é gravitacional mas não sabe o que é não, a gente não sabe o que é que partículas são essas o que é que tem massa que faz o desvio de lente gravitacional da luz porque a gente mede por causa da luz, da propagação da luz no espaço, onde a luz vai, passa a radiação eletromagnética, o fóton está viajando no universo passa perto de matéria que deforma o espaço faz o espaço ser curvo, ela desvia porque ela anda na geodésica espacial que é determinada pela massa pelo efeito gravitacional então a gente mede um conjunto de galáxias com luz que está vindo de trás desse conjunto de galáxias e o desvio é maior do que a massa que as galáxias tem que dar pra gente estimar é muito maior então tem matéria que a gente não está vendo a gente mapeia isso através desses grandes telescópios, dessas coisas muito longe então a gente sabe que tem que dar ordem de 21% de matéria escura porque a gente não sabe o que é e os físicos estão doidos atrás disso quem descobrir primeiro vai ganhar o prêmio Nobel, e eles fazem isso porque querem ganhar prêmio fora isso, o universo está em expansão e a expansão não está sendo freada então precisa ter aquela tal constante do Einstein que ele pôs pra parar o universo, precisa de ter energia para garantir a expansão do universo porque a tendência do universo é contrair pelo efeito gravitacional mas está expandindo, o que está empurrando?
Tem uma energia escura fazendo isso e ela é 75% da constituição do universo para representar o universo nós observamos aí tem muito espiritismo a energia escura é um treco que a gente não sabe o que é é um postulado do modelo de universo que a gente tem então para que adiantar a ignorância com mais ignorância porque é isso que a gente está fazendo e nós temos nós temos a ideia não, a certeza de Jesus ser o modelo nosso não há dúvida questão 625 e ele reconheceu o limite de conhecimento dele dele capítulo 24 versículo 36 do evangelho de Mateus o sermão profético o dia e a hora que essas coisas acontecerão nem os anjos do céu sabem nem o filho somente o pai veja o que ele escreve o que Mateus escreve nem os anjos do céu sabem nem o filho sabe somente o pai porque há coisas que transcendem e nós estamos falando de quem?
De Jesus que explica tudo mas há coisas que estão na divindade e embora meu pai e eu somos um na linguagem dele só o pai isso é para mostrar o que? Que nós outros sabemos muito menos ainda então o que mais nós temos é ignorância então o que mais nós deveríamos admitir é o quanto nós ignoramos as coisas já tem o provérbio que diz isso o prazer de Deus é ocultar as coisas o dos reis é descobri-las o Salomão já dizia isso porque toda hora está surgindo eu acho bacana porque nós vamos sem entrar num discurso moral vamos para a matemática Guedo teorema de Guedo num sistema lógico se ele é completo, ele é inconsistente se ele for totalmente consistente, ele é incompleto e o que tem de gente construindo sistemas completos e absolutamente consistentes, já está provado quer dizer, esse teorema de Guedo colocou por terra todo o ciclo de Viena aquela construção dos lógicos achavam que podiam fazer um sistema lógico que explica tudo é o velho curinga eu vou criar uma teoria aqui que explica tudo isso do ponto de vista lógico, de matemática é impossível porque se ele for consistente ele é incompleto e é interessante isso porque a gente pensa assim aí vamos agora para a filosofia espírita quem é o absoluto?
Quer dizer, há em algum momento na obra de Kardec alguma afirmativa de que o espírito é absoluto? Não tem algum momento lá dizendo que pelo contrário, Kardec chega a afirmar Deus é absoluto e se tiver algum outro ser que atinja as qualidades dele ele se tornaria Deus ou seja, é algo que está vedado é uma impossibilidade é da constituição da criatura ser relativo se o principal atributo de Deus ali um dos principais é ser inteligência suprema não é possível que exista uma criatura que tenha inteligência suprema que seja capaz de formular uma teoria que explique tudo essa é uma impossibilidade epistemológica que a vaidade não deixa perceber o curioso é a gente espírita cair nessa armadilha porque eu lembro eu lembro, olha só o choque quando eu li pela primeira vez Stephen Hawking interessante, não é?
Sobre o negócio do buraco negro não foi o primeiro até sobre aquele do buraco negro no prefácio do livro ele diz assim, essa é uma obra que tenta entender a mente de Deus eu fechei e falei assim esse cara é fera esse aqui onde chega a ingenuidade humana onde chega a ingenuidade humana agora eu vou escrever um livro que vai entender a mente de Deus e a gente corre o risco porque tem que ter esse cuidado do espírita não cair nisso querer explicar tudo com a doutrina espírita com o conhecimento que ele tem e o que as vezes gera algumas pessoas mas vocês no Espiritismo, vocês explicam tudo a gente tem que tomar esse cuidado a doutrina espírita é porque a doutrina espírita tem um caráter universalista e trata de problemas que satisfaz muito nossos primeiros momentos mas a gente não tem a medida da nossa ignorância não tem essa medida e aí a vaidade extrapola sobre isso isso sempre foi do pensamento humano e em todas as áreas do conhecimento a gente vai esbarrar com isso ainda até o indivíduo adquirir a humildade e saber que se os espíritos colocam lá no livro dos espíritos toda hora os limites do homem que aborrece como é que eu quero ser limitado não quero ser limitado então os espíritos dizem claramente isso não é dado ao homem conhecer pronto isso já cria uma dificuldade danada para a gente mas se a gente pensar direito o que os espíritos estão dizendo que o ser humano enquanto num corpo de carne e osso tem limites impressionantemente grandes e aí se ele puder descobrir mais coisas tem que ser como um espírito não é?
Então eu me dou esse direito está certo? Tem muitas coisas que as pessoas me perguntam eu falo não sei eu quando estiver no mundo espiritual vou investigar isso para saber porque a gente faz ideia a gente é cego é como se você estava falando para um cego de nascença que não sabe o que é luz a diferença entre verde claro e verde escuro como é que você vai fazer isso? Então você usa uma analogia para ele ter uma ideia mas a ideia analógica não é a igualdade ou a realidade a diferença entre duas temperaturas muito próximas em torno de um valor de temperatura ah verde é uma coisa ele faz uma ideia sensorial com outro sentido e o André Luiz que descreve o mundo espiritual para nós tem essa imensa dificuldade de falar para nós sobre o mundo espiritual então usa uma linguagem que é nossa mas você não pode entender isso literalmente o rio de nosso lar não é rio de H2O não pode ser assim mas as pessoas tem dificuldade porque a gente quer materializar tudo porque a gente é sensorial e aí extrapola eu faço o raciocínio seguinte nós somos imortais no conceito geral não vamos entrar em detalhes do que os espíritos dizem por enquanto isso te basta a questão do ser imortal ele diz por enquanto basta então vamos ficar só no basta então em tese qual é o maior tempo que nós temos da vida?
O já vivido ou o que falta viver? Se somos imortais o tempo maior é o que eu ainda não vivi se eu ainda não vivi eu ainda não conheci então o que eu menos tenho é conhecimento e o que eu mais ainda terei é ignorância então o que falta para aprender é n vezes mais do que eu já aprendi aí é que a gente chega naquela ideia socrática a n exponencialmente a n mas veja é que chega naquela ideia socrática o que eu sei é que nada sei então essa é a lógica da humildade é saber reconhecer um valor maior quando chega e é respeitado por exemplo uma figura de João o Batista com Jesus é necessário que ele cresça e eu me diminua João dizendo a respeito de Jesus ou seja reconheci que um valor maior chegou então ali segue a verdade a minha parou aqui agora a gente não quer ceder espaço e esquecendo disso do que eu já percorri é importante mas o que falta percorrer é muito mais porque é imortal por enquanto a lógica é imortal então o que eu sei é apenas uma introdução e sempre será uma introdução para minha vida porque eu sempre terei mais espaço a ser vivido então se a gente percebe isso a gente vai recuando coisa que é até básica o conhecimento depende da observação seja ela uma observação pura seja ela uma observação experimental que eu reproduzo mas ele depende da observação o encarnado tem severos limites ao seu poder de observação qual físico da terra não sonharia em se deslocar para outra galáxia e poder observar quantos não dariam a vida para poder fazer isso porque ele ampliaria a capacidade de observação dele tremendamente e voltaria com um arsenal de conhecimentos absurdo né Formularia teorias incríveis e aí quer dizer você está aqui preso num corpo com sentidos muito reduzidos com espectro de observação muito reduzido com uma capacidade de produzir tecnologia limitada porque a mesma nossa tecnologia que amplia os nossos sentidos ela é muito limitada ainda muito limitada tão limitada que ela interfere no objeto observado o que eu penso às vezes eu fico com as reflexões filosóficas que talvez seja esse o limite que os Espíritos falam é colocado um limite ao conhecimento humano no sentido de que há elementos da observação que se você utilizar matéria para observar você não vai conseguir você vai interferir no processo e não vai conseguir observar vamos dar um exemplo simples a estrela mais próxima de nós é a Alpha Centauri está 4,3 anos-luz de nós na verdade são 2 4,1 e 4,3 anos-luz então pra gente ir lá você está falando em galáxias eu vou trazer mais para pertinho uma estrelazinha então se você pudesse viajar com a velocidade da luz você gastaria 4,3 anos-luz para chegar lá aí a teoria da relatividade diz nenhum corpo material consegue atingir a velocidade da luz que tem massa não consegue atingir a velocidade da luz ela é limite para qualquer informação material então quantos anos você vai gastar para ir lá em uma nave espacial a sua vida não alcança a vida material não alcança para ir aqui na primeira estrela não tem ser humano que viva o suficiente para ir viajar agora você imagina ir em uma constelação a mais próxima a 2 milhões de anos-luz de nós você não vai lá mesmo é a mais próxima Andrômeda é a mais próxima nós temos galáxias a 13 bilhões de anos de nós Andrômeda está a quanto?
2 milhões de anos-luz se você viajar com a velocidade da luz vai gastar 2 milhões de anos para chegar lá não é 2 mil não 2 milhões a nossa galáxia a nossa via láctea tem 100 mil anos-luz de diâmetro 100 mil anos-luz de diâmetro 30 mil anos-luz de espessura a parte mais espessa o sol está do centro da nossa galáxia 30 mil anos-luz então a gente não sabe nada tem bilhões de galáxias a gente não sabe nada a gente não sabe nem contar isso então a gente tem nem conceber então é muito difícil a gente começar a extrapolar coisas dessa natureza porque você pode falar qualquer bobagem então a gente tem que descobrir que para viajar pelo espaço sai mais em conta uma reforma íntima liberando a matéria vai ser mais rápido porque você vai na velocidade do pensamento você lembra de Alcione no livro Renúncia Alcione está lá vivendo em um planeta que gerente dor de sírios 9 anos-luz 9 anos-luz é vizinho nosso faz parte do grupo de estrelas que o sol faz parte logo ali em termos de proximidade certo e ela resolve lá que vai nascer na terra para poder ajudar um grupo de espíritos que ela estava ligada certo então ela pede autorização para o mentor espiritual dela e ela diz que ele vai consultar Jesus quer dizer Jesus também manda lá em sírios de alguma maneira ele é é amigo de quem manda lá pelo menos e decide esse intercâmbio e aí a gente observa que 10 anos depois ela está reencarnando no livro fala isso da uma temporalidade vocês lembram não sei se vocês perceberam isso então quer dizer certamente que o espírito viaja com velocidade superior da luz e o André Luiz afirma isso categoricamente a Manu também afirma isso então nós não vamos conhecer o universo com corpo isso é pura fantasia nem congelando certo nem com hibernação então a gente precisa é focar na gente para melhorar a gente para ganhar liberdade espiritual para um dia ser cidadão cósmico que é o que a Manu fala para nós engraçado que primeira vez que a ciência me deu algum motivo para eu melhorar rapaz a gente escutou isso da religião mas assim a ciência agora acho que chegou junto deu um bom motivo para a gente batalhar o que eu fico pensando é o quanto que a nossa vaidade exacerba nós somos muito insignificantes nisso tudo mas ao mesmo tempo agora vamos fazer só uma ilação vamos fazer só uma ilação nós somos tão insignificantes ante a esse tamanho do universo e Deus nos vê porque imagina então quantos séculos luzes nós não teríamos em termos de Deus distante fisicamente e quão próximo ele está o quão que ele percebe cada pessoa é o que falamos lá no luz da luz houve um tempo na eternidade naquele momento que cada um de nós fomos criados tudo isso desapareceu e tivemos uma identidade única com Deus então veja o quanto que ao mesmo tempo que somos tão pequenos somos tão significativos para Deus que está além disso tudo mais uma ilação dentro dessa lógica universal que Deus enxerga enxerga numa força de expressão tudo que falar aqui é por analogia que enxerga o todo a gente percebe o que é o cidadão cósmico que você falou se porventura eu nessa sala rasgo esse carpete quem estiver aqui vai dizer simão você rasgou o carpete quem estiver fora dessa sala vai dizer simão você rasgou a sala quem estiver fora desse prédio vai dizer você rasgou o prédio quem estiver fora de goiânia fala você rasgou a goiânia quem estiver fora da terra vai dizer você rasgou a terra Deus que vê o universo vai dizer rasgou o universo tudo que nós fazemos reflete em toda essa grandeza nessa nossa pequenez porque toda essa grandeza é um pulsar só, Deus tudo está pulsando nele então tudo reflete então nós não nos sentimos o cidadão cósmico mas nós afestamos todo o cosmo sem perceber tudo isso então assim é algo que ao mesmo tempo vai nos mostrando um raciocínio bem mineiro abaixa o facho porque isso é muito pequeno ao mesmo tempo a gente fala mas é engraçado como que eu sou tão pequeno e ao mesmo tempo tão grande numa criatura de Deus como criatura de Deus porque onde é que encaixaria Deus nesse universo então ou seja esse universo é incomensurável nas condições conhecidas Deus está além do conhecido mas no entanto Deus não perde cada um de nós como naquela ideia do Cristo não cai uma folha não somos nem nós não cai uma folha veja que expressão bonita é isso esse é o aspecto filosófico essa é a ilação filosófica quando você começa aí na causa primeira da nossa existência porque nós existimos porque Deus nos quis eu gosto disso também porque eu faço essa ideia com a primeira pergunta do livro dos espíritos a inteligência suprema para ser suprema não comete erros não tem enganos então eu sou uma criatura divina não sou um erro não tenho direito de me achar um erro não tem direito de ficar depressivo porque se Deus me criou tem um plano para mim e se a inteligência suprema tem um plano para mim, quem sou eu?
Para dizer que não para negar isso então ao mesmo tempo que a gente é pequeno, a gente é enorme porque a gente é feito a imagem e semelhança dele que é a inteligência é capaz de pensar nisso e outra coisa porque a criação infinita não foi feita só com a inteligência suprema a lógica do amor é outra a lógica do amor é outra para o amor não tem tamanho você ama só porque o filho é recém nascido você ama menos do que o outro que tem 30 anos então é isso que é bonito e nos faz pensar uma coisa vamos postular que o espírito viaje mil vezes a velocidade da luz para explorar mil galáxias quantos quantos milhares de anos ele demora para explorar mil galáxias e quer sondar a natureza íntima de Deus não é essa a pergunta?
É interessante porque você pega a literatura judaica por exemplo, a literatura mais mística a cabala séria ela diz assim o que nós conhecemos de Deus são emanações de Deus há um Ensof que é o inabordável de Deus é o Deus transcendente esse Deus transcendente a criatura não tem acesso a não ser que ele se manifeste então isso é bonito porque você já começa a levar até para um outro plano começa a levar para um outro plano porque é simples eu querer colocar um mar em um copo d’água como é que eu vou eu acho bonito e falta dizer esse que eu acho que é um aspecto filosófico da doutrina espírita que nós precisamos mais desenvolver ler as questões estudar a doutrina espírita e passar a entrar em diálogos como esse que nós estamos tendo aqui entrar em reflexões filosóficas com os elementos que a doutrina colocou na nossa mão porque aí você sai com uma ideia de Deus grandiosa você fala, gente, Deus é grande ele não é grande não, ele é infinitamente maior do que o máximo do grande é bonito, né porque os cabalistas dizem assim, ó depois do infinito começa Deus só para expressar, né e é o que a gente está fazendo, esse é um aspecto da filosofia espírita muito interessante mas você veja, você disse aí o que só é percebido quando ele se manifesta como é que começa o primeiro versículo do Gênesis com a manifestação de Deus não se conhece o Deus antes da manifestação no princípio, criou aí veja, é o que os hindus criam na figura de Bram não na figura de Brahma Brahma é a manifestação de Bram Bram é o anterior o não conhecido a essência que se manifesta a partir de Brahma, quer dizer, no pensamento hindu da mesma forma, nós só trabalhamos a partir da manifestação só, porque é o que está mais próximo de nós antes disso se Jesus disse que antes que vós fosses eu já era, imagina Deus então né, então é esse elemento e resumindo, quer dizer concluindo minha fala que eu não vou conseguir resumir, a gente falou demais mas veja não vai concluir, mas pelo menos pra encerrar minha fala que o pessoal vai ouvir isso gravado e vai imaginar que hora que nós terminamos a conversa mas veja isso tudo nos engrandece mas não nos insoberbece porque veja, ficamos enorme aos olhos de Deus mas somos pequena criatura como na letra da música pequena ovelha balindo negação negando o que?
Não a Jesus, negando a nossa própria existência a nossa filiação em Deus então nós somos pequenos e muito grandes quer dizer, um paradoxo mas é característica das coisas não compreendidas, nós mesmos somos o paradoxo Pois é gente, essa conversa está muito gostosa, vou voltar aqui, mas nós temos que acabar uma hora, né porque é um podcast, é um assunto que é muito gostoso de citar e que a gente pode retomar em um outro momento Simão está mais do que convidado a voltar a participar, o Otaciro eu gostaria de agradecer aqui a turma que nos recebeu, o Lucas a Angélica, o Bruno e a Nawara, nós estamos aqui em Goiânia e eles prepararam um ambiente tão gostoso para a gente poder gravar esse podcast, deixar um beijo para eles e é isso gente, a conversa vai ficando por aqui, já são quase uma hora da manhã e é isso nossos pensamentos assim, tendo a nossa auréola de emanações vitais ou a ondulação que nos identifica representam o campo em que nos desenvolvemos mas se no mundo físico a agitação da matéria primária pode ser instintiva no plano da inteligência e da razão em que nos situamos possuímos na vontade a válvula de controle da nossa movimentação consciente auxiliando-nos a dirigir a onda de nossa vida para a ascensão à luz ou para a descida às trevas sentimentos e ideias palavras e atos são recursos íntimos de transformação e purificação da nossa esfera vibratória de conformidade com a direção que lhes imprimamos tanto quanto as dores e as provas as aflições e os problemas são fatores externos de luta que nos impelem a movimento renovador sentindo e pensando falando e agindo ampliamos a nossa zona de influência e criando em nós mesmos a atração para o engrandecimento na vida superior ou para a miséria na vida inferior segundo as nossas tendências e atividades para o bem ou para o mal enriqueçamos-nos pois de luz amealhando experiências santificantes pelo estudo dignamente conduzido e pela bondade construtivamente praticada apenas dessa forma regeneraremos a fonte criadora do nosso espírito diante do passado habilitando-nos para a grandeza do futuro constelações e mundos almas e elementos todos somos criações de Deus adestritos ao campo de nossas próprias criações com o qual influenciamos e somos influenciados vivendo no campo universal e incomensurável da força divina se nos propomos desse modo aprimorar nosso cosmo interior caminhando ao encontro dos tesouros de amor e de sabedoria que nos são reservados sintonizemos no mundo a onda de nossa existência com a onda do Cristo e então edificaremos nas longas curvas do tempo e do espaço o atalho seguro que nos herderá da terra aos plintos da gloriosa imortalidade paz a todos meus amigos é a benção que deseja a vós outros e a nós o vosso companheiro Labriol
Transcrição gerada automaticamente a partir do áudio; pode conter pequenas imprecisões.
Respostas