PodSER #014 – Uma Experiência para a Vida Toda

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Bem-vindos a mais um episódio do PodSER! Hoje, mergulhamos em um tema que toca o coração e a alma: a evangelização de bebês no movimento espírita. Prepare-se para um bate-papo emocionante e revelador, onde experiências e aprendizados se entrelaçam para mostrar a importância de semear o Evangelho desde os primeiros dias de vida.

Neste episódio

  • A importância da evangelização desde a primeira infância.
  • Como a linguagem do brincar e a estimulação sensorial são ferramentas poderosas.
  • A criação de um ambiente seguro e amoroso para o desenvolvimento espiritual.
  • O papel dos pais e evangelizadores na construção de laços afetivos com o Evangelho.
  • A naturalidade com que as crianças absorvem conceitos espíritas através de músicas e histórias.
  • A homenagem à “Dama da Evangelização” e a família Abreu, pioneiros em Minas Gerais.

Participantes

  • Thiago Franklin
  • Sheila Passos
  • Daniela Tonidandel
  • Scheila Lavarini
  • Tânia Ioli
  • Haroldo Dutra Dias

Destaques

  • A evangelização, para os participantes, é um processo de extrair o que já está dentro do coração, fazendo brotar a lei divina que o Criador já nos presenteou. É o Evangelho em ação, proporcionando a vivência do amor de Jesus no dia a dia.
  • A metodologia da evangelização de bebês é baseada em quatro tempos de 15 minutos, com atividades que mudam completamente, utilizando a linguagem do brincar. O espaço é adaptado para as crianças, com materiais didáticos adequados e a participação ativa dos pais, reforçando o vínculo familiar.
  • Conceitos como “Fluido Vital” e “Princípio Inteligente” são ensinados de forma lúdica e sensorial, utilizando bolinhas de sabão, canudinhos e elementos da natureza. As crianças aprendem sobre a evolução e a presença de Deus em tudo, desde o reino mineral até o hominal.
  • A emoção e a naturalidade com que as crianças absorvem os ensinamentos são palpáveis. Histórias como a do peixinho que passa pelo túnel da evolução e as perguntas das crianças sobre o espírito dos peixes demonstram a profundidade do aprendizado e a forma como o Evangelho se integra em suas vidas.

Ler transcrição do episódio

A de nascer, nova era de crescer Novo homem, coração de quem quer servir É prosperir, novo verbo é burilar O íntimo colorindo o céu de um novo ser Olá pessoal, estamos iniciando mais um episódio do Pode Ser Aqui é Tiago Franklin e deixai vir a mim as criancinhas e não as impensais Pois delas é o reino dos céus Jesus em Mateus capítulo 19 versículo 14 Olá, meu nome é Daniela e a minha frase é Não ouvides que o trabalho é fonte de paz e luz Jamais te esqueças, meu filho, que o teu modelo é Jesus Casimiro Cunha, Antologia da Criança, diversos autores Olá, meu nome é Sheila Lavarini e a minha frase é Estender o coração pelas mãos vale mais que estender as ideias através da boca Emmanuel, Dicionário da Alma Olá, meu nome é Tânia Ioli e a minha frase é O que você me fala, eu esqueço O que você me ensina, eu decoro O que eu questiono, eu sinto O que eu sinto, eu aprendo Confúcio Olá, meu nome é Sheila Passos e a minha frase é Meu amigo pequenino, depois de ler e brincar Há nos caminhos da terra outra vida a te esperar Casimiro Cunha, Antologia da Criança Olá pessoal, aqui é Haroldo Minha frase de hoje é Não nos desencumbiremos, porém, da tarefa salvacionista Simplesmente pronunciando alguns discursos admiráveis É imprescindível usar nossas mãos nas obras do bem É isso aí pessoal, o episódio de hoje é sobre evangelização de bebês Nossas convidadas de hoje são Sheila Passos, Daniela Tonidando Tânia Ioli e Sheila Lavarini Sendo assim, vamos para mais um episódio do Pode Ser Há de crescer, nova era de crescer Novo homem em coração, de quem quer servir É proferir novo pé, pé puro e largo Íntimo, colorido, o céu de um novo ser Colorido, o céu de um novo ser Onde que está chegando?

No chão Evangelização de bebês Bom pessoal, mais um episódio Hoje vai ser um episódio mais do que especial Vamos falar sobre evangelização Evangelização de bebês E eu já vou trazer logo uma pergunta Que é para a gente poder entrar no assunto com os dois pés O que é evangelização? É uma boa pergunta E aqui a gente fica até tremendo, porque é cheio de evangelizadora no podcast Mas para tirar a timidez delas, a gente já vai começando e contando Porque aqui hoje nós vamos, na verdade, contar experiências Com certeza Da minha parte, mais ouvir experiências Mas a experiência tem nos ensinado Que durante muito tempo nós imaginamos que evangelizar Era colocar algo dentro dos corações Mas o tempo foi nos ensinando que evangelizar, na verdade É extrair o que já está dentro do nosso coração E no seminário A Caminho da Luz nós tivemos a oportunidade de dizer Que o evangelho é, na verdade, o evangelho de Deus O evangelho é o código moral universal, no dizer de Kardec E como a lei divina está escrita na consciência O trabalho da evangelização é extrair É fazer que de dentro de nós brote a lei divina Que o próprio Criador já nos presenteou quando nos criou E aí o trabalho maravilhoso da evangelização Na realidade o próprio nome diz Evangelização é o evangelho em ação Então a gente tomando por base essa visão A tarefa da evangelização é proporcionar Àqueles que estão à nossa volta E principalmente, em primeiro lugar, a nós mesmos O trabalho da vivência do evangelho de Jesus E isso sendo tomado como uma tarefa Às vezes semanal ou diária Nos proporciona cada vez mais esse exercício Do evangelho, do amor, dessa vivência no nosso dia a dia Nos possibilita isso Nessa tarefa da preparação da evangelização E do empenho do trabalho, que é uma adequação É um pensar em como vivenciar, em como levar Em como dividir isso com as crianças Traz pra gente essa experiência concreta mesmo com o evangelho Essa experiência que é preciso ser sentida primeiro dentro da gente Pra poder conseguir trabalhar com eles Então quando a gente fala em evangelização com criança A gente está falando de um trabalho Que faz com que a gente entre em contato também Com essa criança interior Com essa simplicidade que a gente precisa ter Pra tratar as questões do evangelho Essa adequação é um exercício pra gente E por que a criança deve ser levada pra evangelização?

Como mãe, vou responder como mãe Como mãe Eu escutei da minha mãe a vida inteira assim Eu escolho a sua escola E a escola que é melhor pra você E que vai te passar aqueles conhecimentos Que eu penso que são bons Eu escolho o seu médico Que é aquele que vai cuidar da sua saúde Por que não escolher a escola do evangelho? Aquela que vai trazer o caminho que a gente acredita Que é importante na formação Na consolidação, na leitura de mundo da criança Então levar pra evangelização Pra nós espíritas É levar pra nossa leitura de mundo A partir do evangelho Como pras outras religiões também É os óculos que a gente coloca pra ler É a fundamentação pra vida Sem isso fica difícil Como evangelizadora Acreditando mesmo nessa questão De que para o espírito É o evangelho de Jesus mesmo o caminho Que a gente buscou mesmo essa escolha Da tarefa da evangelização Do exercício de evangelizador Pra que eu possa continuar aí a minha trajetória Buscando mesmo um rumo melhor na minha vida E ao mesmo tempo auxiliar aqueles que estão Sob a minha tutela A minha volta Então a gente também não vê outro caminho E o porquê de levar pra evangelização Porque a gente sabe que no período infantil Emmanuel traz isso pra nós no livro Consolador No período dos três mil dias Que chega em torno dos sete anos A gente sabe que é o período fértil da criança Do espírito Momento em que acontece o que Kardec chama Da inocência infantil Da aparente inocência Onde a criança vai estar ali aberta Pra poder receber os ensinamentos novos E buscar mesmo Depois conflitar com suas dificuldades E ter um conteúdo melhor e maior Pra poder vencer suas dificuldades Primeiro eu queria contextualizar Uma situação que eu acho que é muito importante Pro momento Que é a Tânia É de uma família que a tradição é a evangelização Eu fui evangelizada Sob a tutela De Doniola e Seu Lúcio E nós estamos na casa deles hoje Que é muito simbólico Muito significativo E eles foram formadores nossos Durante a infância Porque também fomos criados Dentro da doutrina espírita Na evangelização Mas essa questão da naturalidade Que é possível Na interpretação e na leitura E na expressão do sentimento Quando você começa a trabalhar isso muito cedo É muito bacana Então quando você fala assim Que você traz algumas questões Que te remetem a esse primeiro momento Que é essa primeira vivência sua Com a religiosidade Pra nós Que fomos educados dentro da doutrina Quando a gente fala de escuta De reencarnação Vindo de quem Escutou desde muito pequeno sobre isso E de quem aprendeu grande Eu não sei Eu tenho uma sensação de que a gente Trata isso com um sentimento De entendimento do amor Maior, de menos punição Então eu acho que essa formação Desde pequeno Ela traz essa naturalidade E sem contar nas outras questões Que estão ligadas na formação Mesmo da emoção Da expressão da emoção Que é pequeno que começa Eu acho que antes de tudo É a gente ter a oportunidade De reafirmar o compromisso Que nós fizemos Com os nossos filhos no plano espiritual De dar Encaminhamento No que a gente acredita Então no caso Sou espírita No plano espiritual, lá naqueles combinados Que a gente vai fazer Eu me comprometo com você De que eu vou dar Seguimento Pra que o evangelho de Jesus Seja implementado Em você como em mim Sempre vai estar sendo acrescentado Desde pequeno Então é um compromisso Que é o primeiro compromisso De vários combinados Que eu acredito que a gente tenha feito Da gente começar Olha, você vai nascer lá em casa e eu vou te levar pra evangelização Então a gente tem notícia de vários espíritos Que me adiunem que falam assim Olha, eu preciso de evangelho Lá em casa eu tenho uma história Eu preciso de evangelho Eu vou nascer, mas você Então são vários combinados que nós fazemos E nós enquanto espíritas Nós não podemos fechar os ouvidos pra isso Então quando Quando eu tive os meus bebês A primeira preocupação Era da evangelização Então eu acho que é um Reafirmar desses Combinados Pois é, olha só que bacana, já estamos entrando no assunto E os bebês, como deve funcionar A aula de evangelização pra eles?

Antes de como deve Funcionar Como que começou, né Sheila? Nós não somos pioneiros E nada do que a gente trouxe é A gente simplesmente nasceu Conosco da grande angústia De que a gente queria levar pra evangelização E em vários lugares Onde nós fomos As turminhas eram de 0 a 5 anos Ou então começam Com 3 anos Começam com 3 anos Às vezes nem podia, a partir de 3 anos E quando você tem mais filhos e tem outras crianças Você vai com um E sobra dois Sobra alguém que é mais novo Que ainda não chegou na idade Então No nosso caso, quando a gente começou Era porque não tinha A gente não teve conhecimento De algum local que tivesse E aí a gente convidou Daniela Que é pedagoga E eu falei assim, Dani, eu quero fazer alguma coisa pra bebês O que você acha que a gente pode fazer?

Porque a Daniela trabalha com… Tudo! Desde pequenininhas, né? E Sandra, que começou conosco também Tinha tido um bebê e a gente Poxa vida, vamos esperar 3 anos 3 anos é uma vida Já passou a metade do tempo, né? Dos 7 anos Já se passaram 1.500 dias Como que vai perder isso Se o primeiro ano de vida São bilhões De conexões nervosas No cérebro, de aprendizado, de tudo Então Com 5 pra 6 meses Eu andei com o Bianca em várias casas espíritas E eu não consegui encontrar um local E a gente começou a pensar numa forma Contactar várias pessoas Conversamos com o Tânia Quando eu estava grávida do outro Eu tive que ficar 5 meses em repouso 5 longos meses Deitada Aí a espiritualidade trabalhou Porque a gente começou a pensar Numa forma, como é que ia ser E aí depois Nós encontramos com o Tânia nos 50 anos Lá do grupo Emmanuel E a gente Começou a conversar Tânia, se a gente queria trabalhar com a vidação de bebês Você nunca pensou nisso?

Como que a gente pode fazer? Será que tem um cantinho lá no centro? E aí a gente começou A Tânia também estava grávida E foi um monte de grávidas A única que estava fora desse contexto era a Dani Por enquanto Mas que trabalhava com 20 bebês Numa sala só Então a gente começou a trocar ideias Olhar as possibilidades Começamos a nos reunir O centro espírita O Núcleo Espírita Maria de Nazaré Que em Belo Horizonte abriu as portas pra gente Com espaço excelente Então a gente tinha tudo nas mãos Então a gente realmente Começou a elaborar Um plano do que a gente chamou De visualização de bebês Tinha tudo nas mãos né?

Bebês nascidos Bebês por nascer Bebês encomendados Mães espíritas angustiadas Espaço E vontade E tinha mais né? Tinha a experiência De Daniela Na questão pedagógica No trabalho com a educação infantil Na educação infantil Psicológica A Sandra na questão da psicologia E o terapeuta Que trabalhava Muito já com a estimulação sensorial Então nós Casamos os saberes As angústias E aí deu um fruto Que a gente ficou bem feliz Ainda continua dando A gente ainda está produzindo As coisas ainda estão sendo desenvolvidas Mas falando de estimulação sensorial A Sheila podia contar pra gente A experiência mediúnica que ela teve Antes de começar todo esse trabalho Essa é boa, essa é muito boa Isso não pode faltar aqui Não pode mesmo, aliás Essas experiências Assim dela né Não, mas não foi antes Foi já, já tinha começado O trabalho e na verdade isso A gente A partir disso começou a compreender A demanda Do bebê, né, digamos assim Esse prisma E a gente teve uma vivência muito interessante Que a gente se viu Como se estivesse flutuando Com as pernas, com os braços flutuando E quando eu percebia como se eu estivesse num corpo de bebê E aí aonde eu tocava a mão A mão esquentava E vinha aquele Influxo energético que aí eu passava a perceber A minha mão de uma forma diferente Aonde tocava o pé Dava aquela sensação Também, e uma sensação de alegria De prazer Incomesurável Então um brilho de uma luz Que refletia na parede Era um estímulo Um som E aí a gente foi se percebendo assim Em várias idades Sentado no chão, então a percepção Do solo assim Do tapete Aonde a mão encostava Aonde tocava Numa textura diferente, então a gente foi tendo Essas sensações sensoriais E a alegria E o prazer eram Muito intensos E aí foi dito pra mim Que o que se planejava Com esse trabalho É que a boa nova fosse levada Pro bebês com Prazer e alegria Então Isso foi um registro forte pra nós Que a partir daí A gente reforçou O trabalho que era Baseado não só na Estimulação sensorial, mas o conteúdo Doutrinário que a gente vai trazendo ao longo Do trabalho pra vocês Ah, que bacana, então aproveita Achele, conta pra gente, qual que é a dinâmica da aula?

Vamos passar pro Dani falar? Então, a Dani, qual que é a dinâmica da aula? Não, é, aí Achele colocando Essas questões aí Uma coisa que me vem muito A cabeça, assim, que a gente tem que lembrar Que a linguagem da criança é o brincar Então quando a gente faz Uma proposta de levar a criança Pra uma sala, a gente evangelizar A gente tem que lembrar que pra poder Chegar e ter uma comunicação com ela Tem que lembrar que a linguagem dela é o brincar Então a gente tá convidando pra uma brincadeira Uma brincadeira evangélica, doutrinária Todo embasado E da proposta Dessa dinâmica da aula Dessas crianças de 0 a 3 anos A gente pensou num espaço Adequado pra elas Num material didático adequado pra elas Nessa questão Dos laços pai e mãe E evangelizando Então nosso espaço é um espaço que pode ser Utilizado em qualquer Lugar da casa espírita É uma sala, é um espaço externo Em que a criança Tem a possibilidade de correr De andar, de se movimentar Então a gente tira tudo da sala É uma sala que fica Vazia, quando a pessoa entra A pessoa fica até assustada Porque ela vê um grande tapete cheio de cores Que é pras crianças É o espaço delas Onde elas vão fazer as trocas E mediante isso a gente vai A gente desenvolve a aula Em tempos E quando a gente começou Uma das primeiras coisas que a gente pensou Foi dividir o tempo Então o tempo da evangelização É de uma hora, então nós fazemos Quatro tempos de quinze minutos Sendo que a cada quinze minutos A atividade muda completamente Então nós temos um primeiro momento Que são os quinze primeiros minutos de integração Onde a gente vai cantar E tem as musiquinhas que a gente também criou Tem que cantar, tem que cantar Música primordial Vamos cantar a música A gente canta a musiquinha porque A intenção da música Era situar a criança Era nomear a criança Chamá-la pelo nome Enquanto a gente chama pelo nome A gente olha bem nos olhos da criança Fala o nome e fala Onde ela está E cria vínculo Do pai e da mãe com a gente Porque ela não conhece a gente Então quer dizer que o pai e a mãe Participam juntos Na aulinha juntos No nosso caso, a nossa intenção Quando a gente criou esse programa Era de reforçar o vínculo Entre pai ou mãe e bebê Ou quem Na realidade seria Proporcionar Essa evangelização, esse vínculo Para o reencarnante Porque a gente sabe que só finaliza Com os três mil dias que se concretiza a reencarnação Então esse vínculo Entre pai e filho é importante Então não é um sistema de berçário É um sistema em que o pai E a mãe permanecem juntos Ao filho Durante a evangelização Ou o pai ou a mãe Muitas vezes não cabem os dois E às vezes são os dois E às vezes vai a avó Então assim, com quem a criança Vai criar esse vínculo?

E outra coisa Porque como não é esquema de berçário O processo de evangelização Ele ali é para todo mundo Inclusive incluindo os pais É porque nós vamos mexer com areia Com pedra Com planta E cada mãe vai cuidar da sua boquinha Então esse também É um dos objetivos primordiais Do cuidado e do processo de evangelizar Mas as musiquinhas Elas Elas são assim E no nosso caso a evangelização é de manhã Então a gente começa com o bom dia Então canta Dani Bom dia amigos do meu coração Vocês estão Na evangelização Mas antes disso a gente canta o nome da criança Aham Bom dia Daniela Do meu coração Você está Na evangelização Criança por criança Exatamente, aí vai Bom dia Haroldo do meu coração Você está Na evangelização Aí vem as mães Bom dia mamães Do meu coração Vocês estão Na evangelização Depois se tem o pai a gente vai cantar o pai E depois a gente finaliza Hoje é dia De brilhar a luz Vamos estudar O evangelho de Jesus E a gente percebe O quanto isso emociona Porque as mães ficam emocionadas Quando a gente E quando a gente faz às vezes algum curso Alguma coisa assim Quando a gente pronuncia o nome da pessoa O evangelizador fica emocionado É isso que eu queria que vocês falassem Porque eu escutei, não sei se foi você Sheila ou Daniela Falando, acho que foi Daniela Sobre o estabelecimento desse vínculo Quando eu cito o nome da pessoa Ela se sente Presente assim Ela sabe que eu estou aqui Olha ela olhou para mim E você já cria muito, você quebra barreiras Eu estou te chamando pelo seu nome Não é aquela moça de blusa azul Aquele neném Não, é o Pedro, o João A Bianca, a Gabriela Eles têm nome Eles já sabem Quando você chama eles já olham Eles já têm aquele nome Eles são reconhecidos, eles se reconhecem também Eles querem ser reconhecidos pelo nome Inclusive Além de localizar a criança Com relação ao momento Em que ela vai viver ali E isso é muito importante Porque cada música Traz a sua vibração Aí eu lembro do dia que eu estava com a Gabriela Lá na evangelização para bebês E aí a Sheila começou A cantar A nossa aula vai Agora começar E era a música que eu ouvia Quando eu era jovem E a mesma sensação Que eu sentia Na minha turminha Com a voz da minha evangelizadora Cantando Eu senti Quando eu estava ali carregando a minha filha E isso pra mim foi muito significativo Muito simbólico E a música é muito importante As crianças gostam de música Música faz comunicação Música estreita laços E é bom puxar aqui Que não são só as crianças Aliás, é até bom falar isso tudo Porque Muitas pessoas às vezes se perguntam O que é o ser?

O que que é o ser? Pra que que existe o portal ser? Qual que é a proposta do ser? E tem certas coisas Que são difíceis de explicar com palavras E eu acho que Esse episódio de O Pode Ser Sem querer fazer trocadilho Está Dizendo um pouquinho sobre o ser O que que é a proposta do ser E no seminário que nós fizemos A Caminho da Luz Nós tentamos Colocar num caldeirão Numa panelona mineira Todos esses ingredientes Dessa tradição de Minas Gerais Com o Evangelho Essa tradição de evangelização Essa tradição de estudo sistemático Do Evangelho Evangelho mesmo, abrir lá o Novo Testamento Estudar Velho Testamento Essa tradição Que tem muito forte em Minas Sobretudo em Belo Horizonte E no seminário As pessoas Por favor Desligue seu celular E no seminário A gente buscou usar exatamente Isso Luzes Imagens Som Fala Apresentação teatral Que é um pouco, eu imagino Que vocês tentam fazer na sala Todos esses ingredientes Do seminário tinham o objetivo De tocar a pessoa Por várias vias Não apenas pelo intelecto Não apenas pela palestra Mas que conseguisse chegar até alguém Porque tem pessoas que se emocionam Muito com o som, tem outras que vão se emocionar Profundamente com a luz Com uma técnica de luz Imagem Outras vão se emocionar com uma Apresentação teatral Outras com aquela Slide que está sendo passado Outras não conseguem diferenciar Mas aquele conjunto faz ela se sentir Emocionada E o grande objetivo de tudo isso É que a pessoa tem uma experiência viva Com o Evangelho, isso é que é importante Uma experiência viva com o Evangelho Porque no final Quando for voltar Ela não vai voltar num conteúdo teórico Por isso que isso aqui não é uma Dogmatização, eu não estou interessado Que ela aprenda conceitos Dogmáticos, eu quero que ela Tenha experiências que vão servir De alicerce Para a vida futura dela Porque a aguarda na vida, isso é que é bonito E a arte faz esse Canal, faz assim que O teórico As vezes chega de uma forma muito mais Fica mais próximo Porque foi uma das Propostas nossas de estar Trabalhando com os bebês De fazer com que eles Sintam o Evangelho através Das vivências, que é uma outra Da parte da nossa aula, que é a integração E a gente conta uma história A partir da história a gente vivencia E depois a gente faz A socialização O primeiro 15 minutos é essa integração Com essa musiquinha e várias outras O segundo 15 minutos A outra parte, aí a gente A parte mais didática que nós fizemos Para a gente dar aula Nós damos aula no tapete Dani trouxe uma ideia Que é de um grupo que chama Os Tapetes Contadores de História Que são do Rio de Janeiro E aí nós fizemos um tapete e a gente faz o elemento Então a gente faz ali de tecido O sol, a árvore E para plano básico Então são dois tempos O outro plano é uma Vivência, que é uma parte mais concreta Onde a gente vai repetir tudo que a gente Fez no tapete, a gente faz A gente vivencia Seja com areia Com terra O que a gente vai falar para vocês do plano E depois tem a socialização Que entra no momento de atividade Mas a gente foi respeitar a demanda do bebê E a demanda do bebê Qual que é?

É fome É sono A parte da socialização Porque é o momento que a criança já cansou São muitos estímulos Então a criança cansa, tem fome E é o momento de socialização, não só para as crianças Mas para as mães É o momento que a mãe vai contar assim Meu filho está tendo muita cólica, meu peito está todo rachado E é uma coisa Muito importante Porque eu comecei a visualizar com o Bernardo Com dois meses Então eram necessidades que a gente Tinha prementes Então ali você vai amamentar Você vai dar Trocar uma fralda E a gente foi vivenciando E as coisas foram modificadas à medida que as crianças Iam dando esse feedback para a gente E essa troca de experiência também dos cuidados Dos cuidados Dos cuidados com o bebê, da experiência de cada um Exatamente Aquela questão de cada um Que traz o seu lanchinho e naquela hora Acaba compartilhando Compartilha, traz a frutinha Compartilha a fruta Compartilha as experiências Então ficou um momento muito gostoso Esses outros 15 minutos que é Que é da socialização E na verdade para colocar, né Sheila Que isso foi o que nós Que atendeu a nossa turma A nossa casa A nossa demanda Porque tudo Nessa divisão dessa dinâmica Dessa rotina da aula A gente optou por esses materiais E por esses tempos Porque atendia ao grupo Cada um tem Tem seu grupo, suas especificidades O material foi um material Pensado para os meninos Porque o tapete é um material de manuseio fácil Para crianças Ele é lavável, ela pode pôr na boca É um material que No exercício lá da aula a gente compartilha De uma criança pra essa pra outra Trabalha essa questão De dividir, de compartilhar E a vivência, porque a criança tem Que exercitar o concreto Ela não aprende na prática Na teoria como um adulto vai lá assistir Uma palestra, ela tem que vivenciar Ela tem que pegar Se a criança não passa Pelo exercício do concreto Senão fixa nela Eu tô me convencendo Que não é só a criança Eu acho que os adultos todos O problema é que a gente se fecha à medida que vai Ficando adulto E perde essa abertura do bebê Seria tão bom se todos Tivéssemos essa Abertura pra vida, por isso Jesus fala que O reino dos céus É pra aqueles que se fazem como as Criancinhas, você se abre Pra vida e deixa que a vida te toque Pelos vários Canais que nós temos de percepção A gente depois que cresce a gente passa a ter Vergonha de brincar, ou de brincar É uma coisa maravilhosa, é muito bom Você sentar numa roda de amigos Aí você toca o violão e você brinca Você canta, isso faz parte da gente Por que que eu virei adulto, sou adulta Agora eu não posso brincar, não posso pular Não posso ir pro trapézio Posso cair, machucar, isso faz parte Da vida, a gente tem que brincar, sorrir, cantar E a gente tem que compartilhar Isso com as crianças, porque esse é o mundo delas Na minha experiência Com o Daniel Nas aulas com vocês Que foram Menos do que eu gostaria que fossem Eu senti muito Isso, essa questão Eu sou uma mãe Hoje com um pequenininho E três jovens E eu tinha perdido essa Eu tinha perdido esse contato Com essa mãe Que é essa mãe da doçura Assim, da criança E da brincadeira, e do sentar E aqueles momentos ali Que a gente sentava ali no chão E que a história ia Ia aparecendo no tapete Hoje Olha, eu sou educadora Mas ali Naquele momento Vendo as coisas acontecerem daquela maneira E sabendo da Intencionalidade que eu acho mais bacana Do trabalho Da evangelização de bebês É essa intencionalidade Que assim, não é uma brincadeira Só, tem uma intenção Uma intenção Que foi pensada, que foi planejada Que levou em consideração A fase De desenvolvimento daquelas crianças O que elas precisam Quando vocês falam assim, dividir em tempos de 15 minutos É porque realmente é preciso Que seja assim É, é preciso que seja assim Não tem concentração para mais disso Mas acontece que quando eu sentava ali A história ia Ia aparecendo, e no seminário Embora a gente tivesse programado Todo o seminário pensando Na arte, na função da arte Comunicando conhecimento, sentindo conhecimento Aprendendo com vários sentidos Isso não estava dito Hora nenhuma Do seminário, isso não foi dito Expresso, dito, sim, com palavras E eu escutei ela falar assim Que bom a gente aprendeu aqui Hoje, não só com intelecto Ela disse isso Eu escutei Passando no corredor E essa mesma sensação eu tive Com o Daniel na aula Com o tapete, porque naquela hora ali Que as coisas iam acontecendo Eu entrava dentro da história Eu entrava dentro da história E quando a Sheila soprava O fluido vital lá Eu achava aquilo incrível Eu achava super bacana A sensação De estar ali participando E tocando naquela história Música Que história é essa de fluido vital soprar Pois é O terceiro momento aí tem umas técnicas de vivência Explica isso aí pra gente Antes disso, rapidinho Tá começando uma chuvinha tão gostosa aqui Que vocês não imaginam como é que tá refrescando Hoje não pode ser todo sensorial Vocês já viram que tocaram o celular Fechou porta, criança chorou A chuva que tá caindo E tudo isso é combinado Evidentemente para esse episódio Afim da gente já exemplificar A gente só não tá conseguindo Transmitir aí pro MP3 o cheiro Mas em breve nós vamos resolver esse problema técnico Mas gente, explica pra gente aí Que negócio é esse de Experimentar essa terceira parte O que que é isso?

Quando a gente foi fazer o nosso planejamento O que que a gente vai, primeiro a gente vai começar A gente pensou na temática de Deus E aí a gente já tinha o tapete Já tinha pensado algumas coisas no tapete E aí nós fomos buscar na Gênesis Então nossa fonte de estudo Foi a Gênesis Hoje nós temos dois ciclos, mas antes nós começamos Com um ciclo só, a temática era Deus E o propósito é Começar e terminar o ano Com essa temática e o ano que vem repetir É sempre essa temática, uma temática fixa E como que vai ser isso? A gente começa com o reino mineral Então a primeira aula É uma aula sobre água Onde a gente vai falar Do mineral, água para as crianças A gente conta a história no tapete Faz a chuvinha, chuva que cai Plim, plim, plim Jogamos água Na criança, é um spray Com a aguinha que eles adoram Que sai da nuvem Então joga a aguinha lá no pezinho Na mãozinha, nunca comecem pelo rosto Porque não dá certo, eles vão chorar Então começa lá A chuvinha já teve o molhado A sensação Então a nossa primeira aula Sobre mineral, a gente leva Uma bacia de água E a gente tem água quente Água fria, gelado E a gente põe os pezinhos Os bebês na água quente Morninha, fria Pega no gelado, olha a água Olha a água Todo o nosso universo é cheio De água, é o mineral mais Importante que nós temos A chuva É o mais compacto E que eles conhecem A gente faz muito barulhinho de levantar a água E deixar a água chorar A água vem ensinar pra gente a humildade Porque se a gente jogar açúcar Na água, ela fica doce Se a gente joga tinta vermelha E a gente joga tinta vermelha, fica vermelho Olha, ficou vermelha Se a gente joga alguma coisa suja Vai ficar suja Deve ser por isso que Jesus Escolheu lavar os pés dos discípulos Com a água Não foi com óleo A técnica Ele cinge-se Coloca visualmente Como um escravo da época Como um serviçal E começa A lavar os pés dos discípulos Todas essas técnicas De Jesus, ela tem 3, 4, 5 Significados, porque na verdade Tem coisas mais profundas nisso Não é apenas uma lição de humildade Tem coisas mais profundas nisso Ele estava preparando Também para um novo Momento que ia ingressar A partir daquele momento ele abriria o coração Com os discípulos E precisava de pureza E talvez indicando também que a maior sujeira Que nós carregamos na alma Seja a vaidade ou o orgulho Mas essa Experiência de tocar e lavar Os pés, isso é muito forte A nossa primeira aula foi muito emocionante Porque Eu vou chorar Porque nós só nos lavamos pés Na antiga aula, né E foi muito emocionante Porque na primeira aula Na verdade na primeira aula a gente fez Uma aula sobre pedras Então nós levamos várias pedras E as crianças construíram uma pedra Mas no papel craft com as mãozinhas Porque no primeiro momento a gente não trabalhava ainda Peraí Não, continua A gente trabalhava com atividades Então as crianças todas com as mãozinhas Pintadas No papel craft Porque a gente ia fazer um cenário A gente ia fazer uma pedra de cenário Então as mãozinhas ficaram sujas e os pés também E nós convidamos a Dona Ioli Ioli Abreu Para participar dessa aula com a gente Ela também colocou os pés dela lá na pedra e as mãos E aí depois Nós e as crianças Fomos lavar os pés dela Na água e foi um momento muito emocionante E as nossas aulas Elas eram assim Lá no início, muito recheada De emoção Muito recheada de emoção Não só para os bebês e para as mães Mas para nós Então assim, a gente chorava Porque tudo era muito bom Agora a gente tem que saber quem é a Dona Ioli Quem é a Dona Ioli Meu Deus Quem é a Dona Ioli A filha dela não está dando conta De falar quem é Então A Dani vai dizer para a gente Quem é É a Tânia que também participou com a gente Desde o início Que levava a filha da Dona Ioli Que levava a Gabriele Filha da Tânia Neto da Dona Ioli A Dona Ioli Eu vou falar quem é a Dona Ioli Posso falar?

Pode A Dona Ioli Ela é conhecida espiritualmente Vou conseguir falar Como Dama da Evangelização É A Dona Ioli A Dona Ioli conhecida como Dama da Evangelização Ela é Era casada É casada Com seu Lúcio E os dois são E os dois são Grandes trabalhadores Nesse campo da evangelização Na União Espírita Mineira São pessoas que recebiam Eu tenho 45 anos Fui evangelizada na União São pessoas que recebiam As crianças com sorriso A Dona Ioli Ioli Abreu É da família Abreu Que aqui em Belo Horizonte Tem um trabalho De evangelização Que é Muito profundo Muito antigo A gente cresceu Aprendendo a estudar evangelho Com a família Abreu Na família E aí Tânia, você me desculpa Que eu estou fazendo a leitura De quem viu de fora A gente via As divisões Então Honório para os adultos Lúcio para as crianças Dona Ioli e a mãezinha Dona Ioli e a mãe Aquela que era afetiva Que nos recebia com amor Que encaminhava para as salas Com carinho Que construiu em nós Esse laço afetivo com a casa Que é importante Quando a gente faz aquela primeira pergunta Por que levar na evangelização infantil Porque a gente precisa criar Laços afetivos Com algumas instituições, com pessoas Porque mais tarde isso vai fazer falta Na referência Do jovem, do adolescente Quem é que ele conhece Que está buscando as mesmas coisas que ele Então a Dona Ioli Ela sempre se dedicou à evangelização E quem foi evangelizado Sob a coordenação dela e do seu Lúcio A gente sabe o carinho E o empenho Ele com suas trovinhas Eu me lembro que um dia eu cheguei na União E fiquei muito brava Porque eu queria sempre mudar de turma Eu queria ir para a turma dos maiores E eu estava bebendo água e eu falava para a minha colega Ah, não gostei desse ano Porque eu fiquei na mesma sala E aí Seu Lúcio chegou perto de mim Por trás e eu não vi ele chegando E ele falou para mim Eu tenho Não lembro quantos anos E ele falava assim Cada fase da minha vida foi importante Todas elas Então goste da fase que você está Então assim, era um aprendizado em todos os lugares Nos corredores Nos murais que a gente chegava e encontrava aquele mural Sempre preparado Com a delicadeza Sobre o tema Durante a minha infância eu colecionei recortes Recortes para montar morais Que mais tarde quando eu fui evangelizar Eu usei esses recortes Para montar as minhas aulinhas De evangelização Então eles são grandes formadores E trabalhadores dessa seara da evangelização infantil Bom, e aqui fazendo Uma parte Uma pausa Nós gostaríamos de fazer uma homenagem A família Abreu Paulo diz em uma de suas epístolas Assim, vós sois as cartas vivas do Cristo E aqui em Belo Horizonte Nós tivemos as cartas vivas E muitas delas Saíram da família Abreu Honório Abreu A Dona Nilza Osvaldo Abreu, Dona Maria José Lúcio Abreu, Danioli São pessoas que Evangelizavam Com a presença delas Eles, Honório, Lúcio, Osvaldo Já retornaram Ao mundo espiritual As esposas Estão aqui Encarnadas E continuam transmitindo Com a sua presença Com a pessoa que elas são Com a história que elas tem Esse amor pelo evangelho Pela evangelização E essa maneira diferente de evangelizar Que é evangelizar Com a alma Com a conduta Com o ser O jeito deles A maneira deles de serem De se portarem O exemplo de vida Não porque queriam exemplificar alguma coisa Mas a maneira como eles viviam E se portavam Era um exemplo E isso é muito incrível Porque talvez você que esteja em outro estado do Brasil Em outra cidade Ou até mesmo em outro país Nós temos amigos do pode ser Em outros países Não tem uma dimensão Do que é ter convivido Com essas pessoas E isso só nos faz acreditar Assim Com absoluta convicção Que nós não transmitimos Um evangelho Que não sai da nossa vida O evangelho que não sai do coração Que não sai da nossa vida Ele não toca as pessoas E é que essa emoção hoje no episódio Todos chorando e se emocionando É por lembrar Dessa vivência, dessa oportunidade De ter convivido com essas pessoas E a gente recorda aqui do cristianismo primitivo Das grandes figuras do cristianismo Dos apóstolos Daqueles grandes cristãos Que eram lembrados Que eram amados Pelo amor, pela dedicação deles Vidas simples Vidas singelas Mas muito ricas afetivamente falando Em termos de relação E que deixaram marcas profundas Essa eu acho que é A principal característica Do cristianismo Esse toque que Jesus deixou Eu acho que agora Eu consigo falar Na minha casa Tinha uma plantinha Que tinha uma flor muito singela Era um tanto de florzinha junta Com várias cores E o meu pai chamava ela de matinho Porque parece que é uma flor Que dá mais nos campos E aí Um dia eu conversando com a minha mãe Ela falou assim Minha filha, eu nunca tive estudo E isso coube mais ao seu pai Mas ele me ajudou Com relação à leitura E à escrita E eu graças a isso Tô tendo a oportunidade Sempre tive a oportunidade de auxiliá-lo Nas tarefas da evangelização Mas olha só A gente precisa da leitura Da escrita, do estudo Mas se a gente quiser sentir E ver Deus É só a gente olhar pra essa flor aqui Que linda das flores E essa frase Que linda das flores Ficou muito marcada em mim Porque é o que o evangelizador Tenta fazer A todo instante Que é tentar fazer Com que a criança sinta Deus Pense em Deus Perceba Deus E às vezes a gente fica Criatividade, recurso didático Quebrando às vezes A cabeça E às vezes as coisas podem ser Mais simples do que a gente Imagina Eu acredito que essa sintonia Com Deus Com a natureza O estudo primordial Eu acredito que a gente Consiga chegar No que é verdadeiramente a tarefa Da evangelização Mas voltando ao fluido vital Antes do fluido vital Isso que eu ia fazer agora Antes do fluido vital Só completar Só completar, Tânia Que é dessa simplicidade Essa simplicidade Intencional Porque é o olhar de quem está atento Está atento à natureza E aos momentos Em que você pode Passar o conhecimento de uma maneira Sensível De que toque E esse aprendizado para a criança Pequena é muito importante E é isso que alcança o espírito E nesse momento E mesmo a criança prematura E mesmo o bebezinho Que vivencia esses momentos Na hora que você Experiencia Situações assim Eu fico imaginando O que você Eu fico imaginando O que você Conta que sentiu, Sheila Que é realmente A espiritualidade mostrando para a gente O caminho do trabalho Eu penso que Na educação hoje Isso já é discutido e está muito claro Que a criança Ela precisa dessas experiências E que através dessas experiências E desse Conforto Do conforto De viver a experiência Num ambiente seguro Num ambiente amoroso Vai trazer para ela Marcas que vão Interferir durante toda a vida Sensações de Segurança E de se sentir amada e de poder dar amor Então esses momentos Acho que são marcantes Como que linda das flores Cada um de nós Tem memórias Que são lindas das flores Vamos voltar então Para o fluido vital e eu queria aproveitar Sheila, para você já soltar Logo e cantar essas musiquinhas todas Por isso que todo mundo quer saber Quais são as musiquinhas que são cantadas Durante a evangelização E eu quero fazer um adendo aqui Porque a Dona Yoli acabou de chegar A dama da evangelização acabou de chegar Acabou de chegar Eu cheguei de lá de fora e falei Que assim seja Fazendo prece Temos duas campainhas E eu queria que assim seja Mas o fluido vital Veio porque a gente estava estudando a gênese Então nós começamos Reino mineral, reino vegetal Reino animal e reino ominal Então a gente colocou Que Deus deu de presente para cada reino Um elemento Então para o reino vegetal Nós passamos pelo mineral, então a gente fez a água Outra aula, ela com areia Terra, conchinhas E que as crianças Vivenciavam, experimentavam Tocavam E aí quando a gente entrou no reino vegetal Já tinha o fluido vital Porque tudo que tem vida Tem fluido vital Então nós criamos a musiquinha Que é o flú, flú, flú Fluido vital, mora nas plantinhas No reino vegetal É uma música simbólica E o símbolo que a gente usou É a bolinha de sabão Porque tem que ter um material concreto Uma coisa concreta Então toda vez que a gente sopra o fluido vital A gente canta a musiquinha E aqueles que conseguem andar, levantam a mãozinha E tentam pegar, eles adoram O fluido vital O Bernardo, meu menino de 3 anos Até hoje nós passamos em uma loja Mamãe, compra fluido vital para mim Então para eles isso se chama fluido vital Para a Gabriele, tomando banho no banheiro E formam-se as bolhas E ela, mãe, fluido vital Exatamente Então é a turma do fluido vital Depois um outro presente Isso traz até a saúde Além do conhecimento que é proporcionado De uma maneira muito natural Para a saúde também Porque A gente fica pensando na manipulação Que está acontecendo ali naquela hora Do ambiente Para todas essas crianças Quando tocam O fluido vital As bolinhas de sabão E aí no reino vegetal a gente passa Conta a história no tapete das plantinhas Como surgem, que saem da água Que tem um fluido vital E depois a gente passa por vários Então a gente leva legumes Para a sala, antes disso as folhas A gente leva pé de alface Então eles experimentam o alface Cheira a salsa, cebolinha O coentro, experimentam Então a gente leva tudo limpinho Tem uma aula de degustação Eles vão experimentar isso Então a gente tira aquele molho grandão Da alface, da sacola Assim, verdinha Toda molhadinha eles experimentam Porque o reconhecimento dos pequenos É muito pela questão oral É pela textura, eles vão comer Cheiram Depois Os legumes, então a gente leva uma caixa Cheia de areia com os legumes escondidos lá dentro Cenoura, batata Aquelas beterrabas com rama Então eles manuseiam aquilo E depois a gente leva já cozidinho Eles experimentam, eles degustam A gente fala da árvore A gente fala da fotossíntese Das trocas Porque tudo na vida é cheio de troca Até as trocas gasosas Então a gente fala disso tudo Aí a gente vai lá pra rua, nas árvores E olha de baixo pra cima Então imagina criança ou bebezinho quando vai olhar pra cima Aquela imensidão Então eles bebeciam isso As flores E depois a gente passa pro reino animal Então o que que Deus deu pro reino animal?

O princípio inteligente Aí tem a musiquinha do princípio inteligente Que é O princípio inteligente Todo animal tem Pequenininho Ou grandão O princípio inteligente Ele tem E o princípio inteligente É um canudinho que a gente sopra Na criança Então você experimenta lá, sopra no pescoço Sopra no pézinho E sabe aquele arzinho quente, né? Então mesmo o bebezinho que a gente tem lá de dois meses Um mês, três meses Todos eles sentem a intervenção na pele Daquele ar quentinho É o nosso princípio inteligente E depois do reino animal qual que é o presente que Deus Dá pra gente?

O pensamento contínuo O nosso pensamento contínuo É um colar de canudinho picado Que a Bianca com cinco anos Quando ela acha lá em casa Ela põe e vai pra escola Com o colar dela de pensamento contínuo E a musiquinha assim Pensa, pensa, pensa bem Todo ser humano tem O pensamento é contínuo No adulto e no menino Pensa, pensa, pensa bem A menina também tem Pensa, pensa, pensa sim O pensamento não tem fim Então a gente faz De uma forma esquemática E as crianças A cada aula No tapete a gente começa Desde o início Até o ponto onde a gente para Porque com criança é repetição Com a criança é repetição E aí a gente vai acrescentando esses elementos E aí foi necessário Com o passar do tempo dividir o ciclo Porque antes do primeiro ano que a gente fez A gente deixava as crianças até três anos Sem possibilidade nenhuma Porque os pequenininhos foram ficando A demanda dos maiores eles demandam Mas ficam em pé né Vão atrás, foram seis meses dessa forma No outro ano Nós dividimos duas turmas Uma turma assim até um ano e dez meses Mais ou menos E a outra turma Aí nós criamos as aulas Dessa idade até três anos E aí a temática era sobre Jesus Só Jesus E Jesus ficou tão próximo Isso, por quê?

Porque a gente contava o nascimento de Jesus Então Jesus nascia E aí a gente dava aula de Jesus beber Então as crianças Trocavam a fraldinha de Jesus Davam a madeirinha pra Jesus Davam o banhozinho de Jesus Iam com Jesus pra rodinha Assim como o tapete né Sheila Nos meninos maiores a gente utilizou Bonecos de pano Porque é um material também Fácil Fácil de lavar, de manusear Não tem perigo de se machucar Tudo de tecido, de pano Aí tinha Maria, tinha o José de pano Jesus tava lá Dentro da barriga da Maria O material que eu acho importante Ser citado é o túnel da evolução Porque ele foi utilizado Tanto na temática Deus Quanto na de Jesus Então cada vez que Jesus crescia Mais um pouquinho Ele passava pelo túnel da evolução Agora eu vou Evoluir Se você quiser Pode me seguir E as crianças passavam pelo túnel da evolução Que é um monte de bambolê com aquele TNT No nosso caso é vermelho E as crianças passavam ali dentro E a sensação sensorial é muito legal Porque você imagina você tá num túnel Todo vermelho Tinha uns que ficavam parados na evolução Outros passavam várias vezes E a gente brincava que toda vez que passa pelo túnel da evolução Saia melhor Então quando saia do outro lado a gente aplaudia Muito bem, saiu mais bonito Mais inteligente Então eles adoram evoluir Adoram passar pelo túnel da evolução Michelle, conta pra gente Como é a história do peixinho que passa no túnel da evolução Ah sim Essa aula era um desafio Pra nós Porque lá na Gênesis Era sair do reino Vegetal pro animal Como que a gente ia fazer aquilo E foi muito interessante Porque a gente encontrava Terça-feira à noite pra fazer a próxima aula Que não existia Então cada semana a gente foi pensando nisso Aí lá em casa a gente começou a estudar Substâncias alimentares Nós fomos pra cozinha Fomos pegar uma vasilha transparente Enchemos de água Então substâncias alimentares Aí nós jogamos óleo lá dentro Ficam aquelas bolhas amarelas Aí depois nós pegamos Cola colorida e jogamos Gente, as bolinhas Grudavam de duas a duas lá dentro Que eram duas colas coloridas Uma vermelha e uma amarela Elas se juntavam lá Mas não se misturavam E ficavam inteiras lá E nós já fizemos três anos dessa aula Três anos, as bolinhas não se misturam Elas ficam lá uma grudadinha na outra Aí depois A gente jogou Sabão, detergente Porque a gente queria fazer Como é o princípio inteligente, a gente ia soprar com canudinho Aí nós sopramos E saíram aquelas bolhas Que representavam o fluido vital Tinha o fluido vital que a gente assoprava E tinha o princípio inteligente Que era o canudinho soprando na substância Lá da água Com o princípio inteligente Então na sala de aula, os meninos passam a mão naquela bolha De sabão, que eles adoram Que fira aquele sabão E aí nós fizemos na aula da seguinte forma Como a evolução É um processo que acontece E a gente acha que é muito complicado Mas é simples, e a gente lembrou muito do seu Anório e Abril na época E aí a gente fez a aula da seguinte forma Na aula a gente contou, fez essa mistura Toda e colocamos essa vasilha Numa sacolinha escura E passamos as crianças na evolução E todo mundo saiu muito melhor Como a gente falou que ia sair melhor Nós pegamos uma outra sacolinha Que lá dentro tinha outra coisa E aí nós passamos Pelo túnel da evolução, as crianças esperaram Lá na ponta, e quando a gente tirou a sacolinha Né, esses elementos alimentares Que ficaram lá As substâncias alimentares que ficaram esperando lá Quando a gente saiu Do outro lado a gente tirou a sacolinha Tinham dois peixinhos lá dentro Que nós colocamos, intencional, claro E aí a gente ensaiou Em casa, porque tinha algumas coisas que a gente ia Falar, e a gente pensou muito No seu Anório, e quando a gente passou E eu queria falar assim Assim que acontece a evolução Dessa forma que acontece a evolução, simples assim Mas eu fiquei tão emocionada Quando eu passei pelo túnel da evolução que eu não dei conta E nisso a Tânia Com a Gabriele do lado Começou a chorar, eu falei assim Que foi Tânia, que foi Tânia Eu falei assim, eu lembrei muito Tinorim agora Que foi, é porque ele falou assim Assim que acontece a evolução Dessa forma que acontece a evolução Eu chutei no meu ouvido, é simples assim É simples assim Então o que eu não dei conta de falar A Tânia captou a mensagem Então tudo foi muito intenso Foram vivências muito intensas Pros bebês, pras mães e pra nós Sérgio, falando de vivência intensa Aproveitando que a Dona Iola Tá aqui do nosso lado Nós vamos querer que ela fale Pra gente Do coração dela Esses anos todos Evangelizando, o que representa A evangelização pra senhora?

Não vou aguentar falar não Representa Tudo na minha vida, não só da minha Do meu marido até hoje Nós não estamos separados Estamos ligados ainda, né Tânia E com os filhos também Que graças a Deus, todos dentro da doutrina Fazer quase 50 anos Que a gente está dentro da doutrina E pra mim é a maior Riqueza da minha vida Tá? Então é muito Importante e eu espero que Os meus netos, os meus filhos Também já acompanharam a gente, né Mas que todos os netos Ficam dentro dessa doutrina Porque ela é maravilhosa E é muito importante na nossa vida Se não fosse hoje Eu não estaria tão feliz, tão tranquila Porque separado Do meu bem, né É muito difícil Ela tá falando isso Porque o seu luz, ele tá aqui Mas só que ele tá sem o corpo, né Então Tá em outro plano Vocês estão todos aqui nos acompanhando Nos ajudando, né Mas o que eu acho mais bonito da fala da Daniela É isso que se não fosse a evangelização Essa experiência Ela não estaria passando por essas experiências Todas que são desafiadoras E muitas dolorosas Mas ela tá feliz Então eu acho que Nós vamos voltar na pergunta inicial do Pode ser?

Pra que a gente Leva um filho pra evangelização? Pra que quando ele ficar Mais velho e tenha passado por muitas Coisas na vida, ele vire pra gente E fala assim, olha pai, olha mãe Eu tenho passado por muitas coisas Difíceis, mas eu tô feliz Porque a evangelização Me ensinou isso Me deu uma base Pra que eu possa enfrentar A vida e as dificuldades Com o evangelho no coração E portanto com esperança Com alegria De que isso também passa Como dizia a nossa evangelizadora Maria de Nazaré E voltando Ao roteiro, né Dan Que a gente tem Dois ciclos hoje, um sobre Jesus Então tem a questão Do tom da evolução, que Jesus vai crescendo Então ao longo dos dias Jesus As crianças vão brincando Vão compartilhando ali A gente segue geralmente o evangelho de Mateus A sequência ali dos crescimentos, né Cada canto da sala Você podia falar, Dani Cada canto da sala tem a casinha de Jesus É porque no caso Das crianças que são maiores Que já são aí Até três anos, né De um ano e onze a três anos A sala já tem uma outra disposição Assim, que são cantinhos, né Então assim, como a gente trabalha Jesus E Jesus agora fica tão pertinho Deles, né Jesus todo dia tá na roda com eles A gente vai pra Nazaré A gente tem uma outra musiquinha pra Nazaré Vamos passear Em Nazaré Vamos, vamos, vamos Agora passear em Nazaré A gente dá as mãos Faz a rodinha E Nazaré tem o cantinho lá e é tudo muito florido É porque essa vivência do Jesus Menino, né Agora essa vivência é bom esclarecer Que a gente, vocês estão falando Nós estamos vendo, porque já vimos Mas essa vivência, esse Jesus Próximo é um boneco mesmo, é um Jesus É um Jesus que começa Neném Que pequenininho eles cuidam E que depois cresce Que eles dão a mão pra ele Que é assim Que é uma experiência que a gente Não tem, né, como adulto Com Jesus Outro dia eu recebi uma mensagem Que tinha umas imagens de Jesus Não sei se vocês viram, que eles estavam divulgando No Facebook, e assim, assim você nunca viu Que era Jesus rindo Você viu, Haroldo?

Jesus rindo e brincando Mas assim, com sorriso E eu nunca tinha pensado naquilo Jesus rindo e brincando E essa situação de dar a mão Pra Jesus De segurar, de cuidar Porque ele fica próximo Muito próximo, muito íntimo E essa intimidade é que a gente Precisa construir Com as crianças pra tentar Construir com a gente Que a gente consiga acordar Isso dentro da gente, nessa experiência É, isso é muito legal E falando de música infantil A gente precisa lembrar que o Grupo Segredo Tá lançando um novo trabalho agora Que é o CD Pra Você Acho que a Dani e o Júlio Podiam falar um pouquinho pra gente Eles podiam contar o segredo Que segredo que é esse?

O que é Grupo Segredo? Mas é porque O Segredo, o Grupo Segredo Faz parte das nossas aulas Toda semana É, porque Uma das aulas que é O Semeador Isso, da Semente, o Semeador A gente usa a música do Segredo E tem uma história muito interessante Que uma aluninha lá, na época Ela não tinha 3 anos Mas esse grupo é um grupo que canta? É um grupo de música para evangelização E que a gente tá lançando agora O segundo CD Música Espírita Infantil Que a gente tá lançando o segundo CD E antes desse CD chegar A gente já utilizava as músicas Porque como eu faço parte O Júlio faz parte do grupo A gente leva as músicas também Para essas vivências e para a aula A evangelização tem quase 4 anos E o segredo Imagina que os meninos iam criando as músicas Lá em casa, a gente já usava na evangelização Já iam sendo usadas Antes de fazer o CD E é muito legal porque o retorno da criança É muito rápido com relação Então a gente cantava a música de Semeador O Semeador saiu a semear Na aula lá O Semeador Saiu a semear Semeador Se plantou na terra Para brotar Ela caiu Sob as pedras Queimou-se O sol Se faltar de terra O Semeador De onde vem o fruto?

Vem da árvore E de onde vem a árvore? Da terra Vem da floresta Ou de um jardim bem florido Não, não, vem de algo bem menor Menor que um jardim? Já sei! Vem da loja de plantas Vem do vaso, é bem pequenininho Não Vem de algo ainda menor Menor do que o vaso Menor Ah, já sei A árvore vem da Semente Não é não, não cabe uma árvore Dentro de uma semente tão pequenininha Cabe? Pode acreditar que sim Quando plantamos uma semente Ela germina E se transforma em uma linda plantinha Aí ela Cresce, cresce E dá flores, frutos E outras sementes Eu vou plantar muitas sementes Já sei Vou pedir a mamãe pra me ajudar Eu também quero ser semeadora Vou plantar uma semente Do lado da minha cama Pra ficar bem pertinho de mim todos os dias Vai ficar tão lindo Eu vou contar pra vocês Uma história que foi contada Há muitos e muitos anos Por um grande semeador O semeador é Jesus Ele entrou E sentou-se num barco Com a multidão Junto ao mar Ele contou-nos Uma história E a multidão A escutar O semeador Saiu a semear O semeador Semente e grão Na terra pra brotar O semeador Saiu a semear O semeador Semente e grão Na terra pra brotar Ela caiu Pelo caminho E foi comida Pelos passarinhos O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Grão na terra Pra brotar O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Grão na terra Pra brotar Ela caiu Sobre as pedras Queimou-se ao sol Por falta de terra O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Sobre pedras Grão na terra Pra brotar O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Sobre pedras Grão na terra Pra brotar Ela caiu Entre espinhos Por não respirar Morreu ao brotar O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Sobre pedras Entre espinhos Grão na terra Pra brotar O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Sobre pedras Entre espinhos Grão na terra Pra brotar Ela caiu Em terra boa Cresceu frutífico Em boa terra Germinou O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Sobre pedras Entre espinhos Terra boa Grão na terra Pra brotar O semeador Saiu a semear Caiu pelo caminho Sobre pedras Entre espinhos Terra boa Grão na terra Pra brotar O semeador Saiu a semear O semente Grão na terra Pra brotar O semeador Saiu a semear O semente Grão na terra Pra brotar O semeador Saiu a semear O semeador Saiu a semear O semeador Saiu a semear O semeador Saiu a semear O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador O semeador Lá, lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá Hoje é dia de festa No meio da floresta E a bicharada Toda a dançar E no meio da clareira Começou a brincadeira Que não tem hora Para terminar De repente Um barulho O faro arrasta a pé E o violeiro Vai a ver quem é Quem é?

Era só O macaquinho Que acabou de chegar E a bicharada Volta a dançar O macaquinho Vem pra roda E mostra a sua dança Que a bicharada Vai te acompanhar Lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá De repente Um barulho O faro arrasta a pé E o macaquinho Vai a ver quem é Quem é? Era só O cachorrinho Que acabou de chegar E a bicharada Volta a dançar O cachorrinho Vem pra roda E mostra a sua dança Que a bicharada Vai te acompanhar Lá, lá, lá, lá, lá De repente Um barulho O faro arrasta a pé E o cachorrinho Vai a ver quem é Quem é?

Era só O galinho que acabou de chegar E a bicharada Volta a dançar O galinho Vem pra roda E mostra a sua dança Que a bicharada Vai te acompanhar Lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá De repente Um barulho O faro arrasta a pé E o galinho Vai a ver quem é Quem é? Era só O galinho que acabou de chegar E a bicharada Volta a dançar O galinho Vem pra roda E mostra a sua dança Que a bicharada Vai te acompanhar Lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá De repente Um barulho O faro arrasta a pé E a bicharada Volta a dançar O galinho Vem pra roda E mostra a sua dança Um barulho O faro arrasta a pé E o galinho Vai te acompanhar Lá, lá, lá, lá De repente Um barulho O faro arrasta a pé E mostra a sua dança Que a bicharada Vai te acompanhar Lá, lá, lá, lá O faro arrasta a pé E mostra a sua dança Vai te acompanhar Lá, lá, lá, lá De repente Um barulho O faro arrasta a pé Lá, lá, lá, lá O faro arrasta a pé E mostra a sua dança Lá, lá, lá, lá De repente Reencarnação É quando a gente renasce Tem novo corpo pra aprender nova lição Esquece tudo Que se fez na outra vida As coisas boas aceitar no coração Nós vamos brincar De explicação Nós vamos brincar Preste atenção Nós vamos brincar De explicação Nós vamos brincar Preste atenção A palavra é solidariedade Solidariedade A palavra é solidariedade Solidariedade A palavra é solidariedade A palavra é solidariedade Ser solidário É sempre estar atento É aprender a compartilhar Olha no mundo Ninguém vive sozinho Ao nosso lado Há sempre alguém para ajudar Nós vamos brincar De explicação Nós vamos brincar Preste atenção Nós vamos brincar De explicação Nós vamos brincar Preste atenção A palavra é regeneração A palavra é regeneração A palavra é regeneração A palavra é regeneração A palavra é regeneração A palavra é regeneração Regenerar É melhorar os sentimentos E com os olhos O irmão compreender Buscando sempre corrigir nossos defeitos Só com esforço Vamos conseguir vencer Nós vamos brincar Nós vamos brincar Preste muita atenção Nós vamos brincar Nós vamos brincar Preste muita atenção A palavra é evolução A palavra é evolução A palavra é evolução A palavra é evolução A palavra é evolução A palavra é evolução A palavra é evolução Evoluir É entender nosso caminho A nossa origem do começo Até o fim Pra descobrir depois o fim Outro começo Será que a criação de Deus terá um fim?

Será? Mas o Júlio Ele sabe Já sabe Eles foram acompanhando esse trabalho E é muito legal como a gente Assim, os nossos filhos passam desde bebezinho A gente vê o retorno Deles no dia a dia E o quanto natural O quão natural é Então com relação a música, por exemplo, que o Bernardo sabe cantar de cor Aí outro dia ele escutou Dentro do carro a versão que vai ser lançada no CD E a gente tinha feito na aula A visualização que foi O semeador, e eu fiz no culto lá em casa E aí ele chegou pra mim e falou assim Mamãe, meu coração é terra boa, não é?

Seu filho Seu coração é terra boa Então assim, eles vão com muita naturalidade E teve um dia Que o Bernardo, a gente Almoçando, comendo peixe Aí ele perguntou assim, mamãe Esse peixe tá vivo ou tá morto? Falei assim, meu filho Esse peixe tá morto, é um constrangimento Esse peixe convidou Comidinha pra gente Onde tá o espírito dele? Aí ele mesmo respondeu Ah, eu já sei Ele achou uma outra lagoa E aí ele entrou E aí tinha um peixe lá dentro, e ele entrou lá dentro E ficou lá, não é mãe? Então assim, a naturalidade E até as brigas, né?

Porque o Bernardo hoje tá com 3 anos Mas o ano passado ele já falava assim A Bianca falava assim Se você brigar comigo de novo, eu vou fugir desse planeta Então Porque a gente começa na evangelização Com o planeta Terra, a gente começa com o universo O planeta Terra E no planeta Terra Deus, Deus e o Sol Então a gente começa com o planeta E o Bernardo me faz, ó O João me chamou de imbuísta, egoísta, me chamou de imbuísta Se ele me chamar de imbuísta de novo Eu vou fugir desse planeta, copia dela Mas ele sabe do que ele tá falando, né?

Bianca acha uma chupeta e fala assim Mamãe, essa chupeta das princesas Eu vou guardar Pra quando você for minha filha Você nascer de novo e for minha filha Eu vou te dar, você vai adorar ela Então assim, no dia a dia Na hora do culto O quanto que isso é natural E o quão próximo eles são de Jesus Jesus é muito próximo deles Ah mãe, meu amigo Jesus falou assim Esse assado Então isso é muito legal Quando você conta isso Eu pensando em educação Eu acho que é importante A gente dizer isso, né? Porque quando fala em trabalhar com bebês É preciso que você Pense muito E estude, procure saber E entender que a criança Realmente ela já tá aprendendo Desde muito cedo, né?

E quando a gente tem conhecimento das vidas anteriores Mais ainda E quando você fala Fluido vital, quando você fala de evolução Pode parecer Que a gente tá falando de coisas Inapreensíveis Mas não é Porque são conhecimentos que hoje A neurociência já estuda Já tem estudos que comprovam isso Que são conhecimentos Que são registrados E que mais tarde vão ser acionados E daí a naturalidade Pra tratar do assunto Daí a naturalidade de entender a sua condição E desde muito cedo Tá trabalhando com isso Porque esses espíritos são espíritos Que vieram Que estão aí E como todos nós Nós temos pressa, né?

A gente tem Que caminhar um pouquinho mais depressa Então esse conhecimento Essas vivências Elas criam esse solo Essa rede que facilita Que facilita Essa aquisição E essa naturalidade Mais tarde E como eu disse pra quem tá ouvindo Nós estamos colocando a pré-venda do CD Lá na loja da Fazendo Bem É www.fazendobem.com.br www.fazendobem.com.br www.fazendobem.com.br E a renda do show Ela tá revertida Pro Instituto Meimei E a Tânia vai falar um pouquinho Do Instituto daqui a pouquinho Porque nós temos mais alguns temas Aqui pra gente conversar E aí depois a gente vai falar um pouquinho sobre os livros Que o Instituto tem Dos livros infantis A Meimei ela diz o seguinte No livro Pão Nosso É pelo livro que recebemos O ensinamento e a orientação O reajuste mental e a renovação interior Eu pergunto pra vocês Quais são os recursos que podem ser utilizados Pra ajudar na fixação do conhecimento espírita Nas crianças E mais uma pergunta que eu já vou lançar de uma vez Como é que a gente pode Estimular a criança Pra que ela seja um bom leitor Um pequeno leitor Quais são os estímulos que a gente pode trazer pra ela Pra ela criar o interesse Pelas histórias Um exercício principal E acho que foi até Nossa escolha do trabalho É proporcionar A vivência Quando fica próximo Quando a gente cria Um Jesus Que é um Jesus que ela pega Que ela toca Que ela abraça, que ela beija Ele vai ficando muito próximo dela Que a gente ouve das crianças Os relatos dos filhos, dos amigos Meu amigo Porque ele vira amigo, ele está muito próximo Ele não é mais distante Não é aquele Jesus da minha época Que não vinha de família espírita Que ficava tão distante Ele agora está próximo É nesse exercício da vivência Lógico, no exemplo dos pais E tudo mais Eu falo especificamente Dentro da evangelização Nesse período de experiência Com a evangelização infantil Dos pequenininhos Nesse exercício concreto E respeitando a criança Porque ela vai absorver isso E vai ficar muito próximo Quando a gente respeita ela Observando as características Que é através do brincar Dessa questão lúdica De estar próximo O pai e a mãe Que não está distante Que está fazendo aquele aprendizado Junto com a gente e exercitando Primeiro em nós, evangelizadores Aí a gente compartilha Esse aprendizado fica muito mais amplo Porque ele está sendo feito para todos Em um momento em conjunto E uma boa oportunidade que se tem Principalmente quando os pais estão participando Com a gente, é de dar continuidade No culto no lar Então eu tenho vivido a experiência Assim, às vezes eu planejo a aula Porque agora No módulo Dois sobre Jesus Então Jesus, ele cresce E vira um contador de histórias Então ele vai contando as parábolas Então a gente faz A historinha da parábola em casa E às vezes eu testo isso em casa E faço na evangelização Ou então a gente faz a evangelização E reforça em casa Porque isso é muito importante Para unir E o livro Não é espírita O livro faz parte disso tudo Dessa vivência Hoje eu fui contar A parábola do Bom Samaritano E aí eu peguei o livro do Seu Luz Abriu de Parábolas E eu fui ler ali Porque as rimas, as trovas são muito legais Embora fugiu do contexto da aula que eu faço Mas as trovinhas eram o que eu precisava Me falava o que eu precisava Depois nós fomos pro cantinho vivenciar E contar no tapete de outra forma Mas a gente leu ali Porque essa rima Então a criança, à medida que ela nos vê Manuseando o livro, lendo Ela se espelha em nós Ela se espelha em nós Então é a exemplificação de dentro de casa Então vai ser o bom leitor À medida que a gente mostrar pra ela também O vínculo nosso com o livro É um momento de alegria É uma relação construída Alguns dizem que essa relação É construída na vida intrauterina Que você pode começar A contar a história pro seu filho Ainda no útero Mas essa relação Ela é construída Quanto mais Prazerosa ela for Quanto mais instigante ela for E esse trabalho Com a criança, com o livro, com a música É esse trabalho da sensibilidade A sensibilidade pra isso Do livro, a curiosidade A curiosidade pelo conhecimento E com a música, despertar da emoção Da expressão, do sentimento Lembrando que a música O hemisfério cerebral que trabalha a música Que é o hemisfério direito Ele é um hemisfério diferente da fala Então o que não alcança Pela palavra falada Vai alcançar pela emoção Então cruzando o cérebro e o lado esquerdo Que é o coração Que é a emoção A arte É tudo do lado direito Então a gente vai estar estimulando O lado direito do cérebro da criança Quando a gente faz essas A gente leva esses estímulos E é um aprendizado muito marcante Porque é a área da emoção É a área da arte Tudo que você aprende assim com o corpo Você não esquece nunca mais Criança é pela imitação Se ela vê o pai lendo E ela tem lá a disposição De livros pra ela Como ela faz os jogos simbólicos dela Ela vai imitar o pai lendo E só aos poucos vai crescendo Acho que a Tânia podia falar um pouquinho Sobre os livros Podia falar sobre o Meimei Deixa eu puxar o gancho com relação A poesia Porque a música Atua na nossa emoção E a poesia Na nossa sensibilidade E a gente teve a oportunidade Nessa Nessa existência De vir filha de um poeta Então eu acordava Com poesia Papai ia nos acordar Bom dia minha filha Do coração Vamos tomar café com pão Então tudo era motivo Pra rima E A poesia Ela tem esse poder De sensibilizar o coração E O papai sempre trabalhou muito Com relação a poesia Depois veio o Tim Que pegou aí algumas poesias dele E acabou musicando Larcadinho de amor Onde a paciência É a oração De quem está com O senhor Na mente E no coração De quem está com O senhor Na mente E no coração A paciência nos sustenta nas experiências dia a dia De quem está com o Senhor na mente e no coração De quem está com o Senhor na mente e no coração Ela é filha da humildade, virtude que define evolução Jesus é o nosso mestre, Ele veio ensinar De Deus a sábia vontade e por Ele ao Pai chegar Em cada passo um exemplo de amor ao semelhante Deus sempre espera de nós, testemunho a todo instante A todo instante Crítica é coisa séria e dá margem para intrigas É alimento estragado que só traz dor de barriga É alimento estragado que só traz dor de barriga Comentar é um perigo se não se usa o bom senso Pode fazer sim justiça, justo a quem não merece E aí eles acabaram juntos fazendo o CD Pétalas da Inspiração Com as músicas inspiradas em um livro que já tinha sido editado Que é o livro Nas Pétalas da Inspiração E aqui, reencarnado, ele fez dois livros O primeiro foi Nas Pétalas da Inspiração E o segundo Rimas de Amor e Luz Baseado no conteúdo programático da União Que é conhecido como Pasta Azul Por falar nisso, só para fazer um adendo Nós temos um site que é o evangelizaçãoinfantil.com.br E esse conteúdo está todo disponível lá Quem quiser conhecer essa famosa pasta azul Pode acessar o site que está todo o material disponível Isso mesmo, ela funciona mesmo como uma espécie de um vadimé Para o evangelizador Então se tem lá, por exemplo, o tema colaboração, reencarnação Livre e arbítrico aos efeitos Para cada tema desse ele fez uma poesia Reunindo em 500 trovas um livro chamado Rimas de Amor e Luz E ele desencarnou em 2005 E como se não bastasse, em 2002 Não podia parar de trabalhar Começou a mandar suas poesias Poesias vinculadas à área da evangelização Poesias para a família Poesias abordando temas doutrinários E mandou também poesias baseadas no Evangelho de Lucas Nas parábolas do Evangelho de Lucas E aí a minha irmã Cláudia organizou essas poesias E nós começamos então a editar os livros Nós já estamos com editados o volume 1 e 2 E confeccionando o volume 3 São dois livrinhos, dois volumes, cada um com quatro parábolas Muito bem ilustrado, muito atrativo Isso, nosso amigo Adriano Alves ilustrou para nós E é um trabalho que realmente fala bem ao nosso coração Porque além de trabalhar com as parábolas Que são muito utilizadas na evangelização Ainda vem em forma de poesia E quem quiser adquirir os livrinhos, conhecer Lá no site da Fazendo Bem nós vamos colocar também Vamos fazer poema também E nós estamos aproveitando também Porque esses livrinhos eles estão nos auxiliando A manter de uma certa forma o Instituto Meimei Que é uma instituição espírita de amparo à criança E nós começamos a funcionar neste ano em abril Funciona meio horário, que é o turno da tarde Com a educação infantil Nós atendemos atualmente a 40 crianças As famílias dessas crianças são assistidas das mais variadas formas É uma instituição filantrópica Além disso, a família tem o apoio psicológico Nós vinculamos junto a esses atendimentos Um atendimento fraterno Nós funcionamos na instituição também com a evangelização Vinculada à assistência e promoção social Então nós estamos aí com um projeto grande Em todos os sentidos, grandioso Tanto na questão de trabalho quanto no aspecto espiritual Estamos numa comunidade da regional noroeste Ele está localizado no bairro São Salvador Após ali o Alipe de Melo E para quem tiver interesse de conhecer mesmo O projeto da instituição Nós temos um site que é o www.institutomeimei.org.br E nós estamos felizes por estarmos realizando uma parceria Com o Grupo Segredo Tendo a oportunidade de participar junto com o lançamento do segundo CD Então para nós é uma alegria Os ingressos para os evangelizadores estão sendo repassados com antecedência Porque nós tivemos a brilhante ideia de levar os evangelizandos Para o teatro Então algumas pessoas estão recebendo o e-mail chamado Leve o seu evangelizando ao teatro Então nós estamos realizando uma campanha Em que nós vendemos o ingresso E esse ingresso é doado a algum evangelizando que não pode pagar Então nós vamos ter a oportunidade de levar as nossas crianças ao teatro no dia 6 Que bacana Oportunidade valiosa Rara você ter um evento com uma riqueza Um trabalho tão profundo e que planta sementes tão boas no coração das crianças E o Grupo Segredo tem realizado apresentações Que trabalham muito com a criança Então eles pegam a criança Levam a criança para cima do palco Ora são peixinhos Ora são Jesus Ora estão dentro do barco com Jesus Então realmente é um espetáculo imperdível A evangelização faz parte da grade curricular A evangelização infantil Exatamente O Instituto Meimei tem por objetivo principal a evangelização É o nosso diferencial Nós já tivemos escolas de educação infantil Mas a gente sentia que faltava algo Então nós chegamos à conclusão de que a nossa tarefa é a de evangelização mesmo E fazendo parte da grade curricular do Instituto Meimei Nós temos a evangelização Ela acontece da seguinte forma Nós trabalhamos com um determinado tema durante a semana Então por exemplo, livre arbítrio e causa e efeito Então a nossa semana lá começa na segunda-feira Então na segunda-feira eles têm contato com Jesus Então onde no Evangelho que Jesus fala sobre livre arbítrio, causa e efeito?

Então nós levamos o versículo para os meninos Através às vezes de uma parábola, de uma passagem evangélica Eles vivenciam isso também A gente faz todo um processo mesmo Muito parecido com a tarefa da evangelização mesmo Então a gente faz a criança perceber Jesus Pensar em Jesus e tentar sentir Jesus ali naquele momento Na terça-feira, segundo dia da semana Eles já têm dentro deles o que é livre arbítrio, causa e efeito Então nós vamos destrinchar durante os dias da semana Livre arbítrio, causa e efeito em vários aspectos Na terça-feira é livre arbítrio, causa e efeito E a renovação espiritual e a reforma íntima Então como é em mim que eu vou trabalhar E focar a questão do livre arbítrio, causa e efeito?

Porque eu preciso às vezes renovar em mim, transformar em mim Na quarta-feira é livre arbítrio, causa e efeito Com o aspecto familiar e humanidade Então é família e família universal Então como que eu vou atuar com o livre arbítrio E a causa e efeito dentro desse aspecto? Na quinta-feira é o mesmo tema Com o foco na perspectiva de vida Porque a gente percebeu e através de pesquisas nos mostra muito isso Que as crianças que têm uma situação socioeconômica de baixo nível Não têm muita perspectiva de vida Então a gente trabalha isso muito com os meninos A questão da criação do sonho A alegria A esperança A valorização do que tem, do trabalho Então a gente trabalha na quinta-feira O tema da semana vinculado à perspectiva de vida E na sexta-feira é o tema da semana vinculado ao aspecto Eu, trabalhador do Cristo Então cada um deles ali naquele momento Na sexta-feira vai ser um trabalhador de Jesus Trabalhador do Cristo E aí são as nossas preciosidades Onde eles vão se encaixar com os trabalhadores Agora pensa bem, que experiência Que experiência é você novo Num trabalho pedagógico De duplo aspecto Pedagógica, porque existe o trabalho que vocês realizam De educação E o pedagógico espiritual Que vai habilitando essas pessoas Para as diversas situações da vida Vai construindo essa relação com Jesus Desde cedo, na vida Não de uma maneira intelectual só Mas na vivência A gente percebeu que a programação A gente sabe que tudo é uma programação feita Da espiritualidade que a gente concretiza aqui Mas a programação espiritual do Meimei É muito intensa E a gente a cada dia que passa tem percebido isso Então em abril nós começamos a funcionar As crianças foram chegando Aos poucos os pais dessas crianças estão chegando Então nós já tivemos a oportunidade agora De trabalhar o atendimento fraterno Que acontece toda sexta-feira Que é um atendimento que as casas espíritas fazem E aí a gente tem a oportunidade de orientar a mãe Com relação ao culto do evangelho no lar A questão da evangelização Então traga o seu filho a evangelização A gente mostra que lá ele está Tendo um ensino de evangelho Semanalmente E a gente tem a oportunidade de trabalhar com os pais isso Para que isso possa continuar refletindo em casa com a criança Não é um ensino só do evangelho, é uma vivência Exatamente Sem contar nas nossas notícias Com relação às reuniões mediúnicas Lá nós realizamos uma reunião mediúnica Às quartas-feiras E a questão espiritual tem sido muito intensa Então as notícias que a gente tem Da espiritualidade entrando nos lares Das crianças E auxiliando mesmo de forma ostensiva Isso para a gente tem sido uma experiência muito importante Eu queria só finalizar Colocando uma questão Que sempre perguntam para a gente Se poderia utilizar o programa de evangelização de bebês Com outras faixas etárias E a gente fala que claro E eu tive a experiência de implementar Quando a gente foi coordenadora do departamento espiritual do hospital André Luiz Com pacientes O mesmo programa de bebês Na evangelização dos pacientes Que ocorre toda semana Então tem a evangelização dos pacientes internos Que são equipes que vão à noite E tem a evangelização dos pacientes do hospital dia Que acontece durante a tarde Então a gente implementou o mesmo programa de Jesus E nós fizemos maquetes Então são maquetes Com bonecos Onde eles visualizam Onde a coisa é mais concreta E a gente estimula todo o trabalho sensorial Então são três grupos de pacientes Tem um grupo de pacientes Que são pacientes que vão para lá todos os dias Que passam o dia lá Então são pacientes que às vezes com transtorno mental De depressões crônicas Síndrome do pânico É um grupo de pacientes Outro grupo tem algumas perdas cognitivas Processos de medicação Alguma coisa assim E tem um outro grupo Que é um grupo mais comprometido Mas que tem pacientes com autismo Com síndrome de Down Então essa mesma equipe Trabalha com esses três grupos Com uma maquete Que vai sendo construída em cima do programa de bebês Com bonecos E os efeitos são muito legais Então a gente percebe o quanto Esse lado sensorial Artístico Ele toca e transforma Quando a gente estava programando Esse encontro Houve um questionamento Que nós fizemos Se a gente dizia de evangelização Ou de evangelização infantil E não existe essa fragmentação O que acontece é que A partir desta experiência Desse pensar Dessa vivência Que foi começada por vocês Com o trabalho aqui Todas as boas ideias Elas estão assim Disseminadas em vários pontos E a gente vai ter o retorno disso Depois que sair o podcast E o espírito sopra onde quer Tem grupos acontecendo em Goiânia Tem grupos acontecendo em outros locais Então a gente vem somar Nesse processo E o que eu penso desse trabalho É que ele é Não é que ele é para bebê Ele é uma nova forma De se posicionar Uma forma de Realizar o trabalho De sentir o trabalho Uma forma que todos nós estamos sentindo necessidade Que é essa necessidade de sentir Que era o que a gente discutia Sobre o trabalho de evangelização Como um todo Essa necessidade de sentir De trazer para perto Então não é uma evangelização de bebê É uma forma de ver a evangelização Na verdade a gente pensa assim É a evangelização de espíritos É a evangelização do espírito Não de bebê, não de adultos Não de doentes mentais É a evangelização de espíritos Eu acho que é uma grande lição Que o filme que nós vamos assistir trouxe O filme dos espíritos É a evangelização de espíritos Aqueles que estão ali também Com as suas deficiências, com as suas necessidades Mas existe um motivo E existe um motivo Também para que o evangelho chegue Até eles Talvez seja a necessidade de estar naquele momento Daquela forma Onde o evangelho realmente vai chegar Talvez se não tivesse, não teria a abertura Para que isso chegasse ao coração E essa necessidade mesmo Que é premente, que é pulsante Que Tem movido as pessoas Que é de sentir O evangelho, sentir Que é a parte que a gente realmente Precisa aprender E vivenciar Bom, chegamos ao final de mais um episódio Ô Tiago, eu queria só fazer Uma frasezinha do livro, pode?

Bom, cada um vai falar um pouquinho aqui Eu acho que pra mim Falou muito ao coração, foi um episódio emocionante Foi muito gostoso fazer E Pra mim foi Assim, que delícia né Novamente Não, é porque o livro está aqui na mesa E o livro Parábolas de Jesus Em rimas, e esse é o Volume 1 A última página A última trovinha E toda Vez que produzimos Bons frutos com nossa atuação Subimos mais um degrau Na escola da evolução É, seu Lúcio, né Só agradecer a oportunidade De estar perto de amigos queridos Né Porque a evangelização inicialmente Não era um campo que eu Imaginava estar, né Apesar de atuais em um campo profissional Mas Da oportunidade maravilhosa De me evangelizar A cada dia Perto de amigos tão queridos Obrigada Pra gente também é uma alegria Intensa, né Porque a gente sempre Vivenciou isso, realmente É Estar junto Aqueles que nos fortalecem É muito bom E pedir a Jesus Mesmo pra que continue nos amparando Né, principalmente Nessa nova etapa da nossa vida Com relação ao Meimei E E pedir a Jesus pra que continue Fortalecendo a cada um de nós Né É, esse sentido aqui Que a gente trabalha com emoção Com sensorial, a gente ria, a gente chora A gente canta, a gente brinca É pura emoção E isso permeia nossas aulas assim O tempo todo Teve algumas situações que a gente fez de aula Com a mãe e o bebê que a gente reforça esse vínculo E aí A gente vestia um sling na mãe que é como se fosse Uma roupa Grande, mas como se fosse simbolizando Maria E a gente falava assim Mãe, esse aqui é teu filho Filho, esse aqui é da mãe E a gente quase morreu De tanta emoção Mas de tão vivo que é essa situação Então a vigilização de bebês É Que a gente fala de forma direta como a gente está trabalhando isso Ainda é uma coisa que está sendo construída Esse ano a gente já teve que mudar Muito, aumentar mais um ciclo Que a gente viu que o ideal é de 0 a 1 De 1 a 2, de 2 a 3 E aí muita coisa ainda vai acontecer Né Mas é Começa no nascimento, termina no desencarne Exatamente Termina uma hora antes do desencarne A evangelização Que aí passa para o segundo ciclo que é lá no plano espiritual Bom gente Então hoje nós estamos terminando o episódio E Lembrando O prefácio lá do livro Contos e Apólogos Que nós estamos buscando os teus ouvidos Pelas portas do coração Um abraço para todos Música Música Música Música Música Música Música

Transcrição gerada automaticamente a partir do áudio; pode conter pequenas imprecisões.


Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture