7 Min com Emmanuel: #044 – Por Cristo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Por Cristo

E se ele te deu algum prejuízo ou te deve alguma coisa, põe isso na minha conta

(Filêmon 1:18)

Enviando Onésimo a Filemom, Paulo, nas suas expressões inspiradas e felizes, recomendava ao amigo lançasse ao seu débito quanto lhe era devido pelo portador.

Afeiçoemos a exortação às nossas necessidades próprias.

Em cada novo dia de luta, passamos a ser maiores devedores do Cristo.

Se tudo nos corre dificilmente, é de Jesus que nos chegam as providências justas. Se tudo se desenvolve retamente, é por seu amor que utilizamos as dádivas da vida e é, em seu nome, que distribuímos esperanças e consolações.

Estamos empenhados à sua inesgotável misericórdia. Somos d’Ele e nessa circunstância reside nosso título mais alto. Por quê, então, o pessimismo e o desespero, quando a calúnia ou a ingratidão nos ataquem de rijo, trazendonos a possibilidade de mais vasta ascensão? Se estamos totalmente empenhados ao amor infinito do Mestre, não será razoável compreendermos pelo menos alguma particularidade de nossa dívida imensa, dispondo-nos a aceitar pequenina parcela de sofrimento, em memória de seu nome, junto de nossos irmãos da Terra, que são seus tutelados igualmente?

Devemos refletir que quando falamos em paz, em felicidade, em vida superior, agimos no campo da confiança, prometendo por conta do Cristo, porquanto só Ele tem para dar em abundância.

Em vista disso, caso sintas que alguém se converteu em devedor de tua alma, não te entregues a preocupações inúteis, porque o Cristo é também teu credor e deves colocar os danos do caminho em sua conta divina, passando adiante.

(Caminho, verdade e vida. Ed. FEB. Cap. 17)

***

Comentário de Haroldo Dutra Dias sobre o capítulo

Sete Minutos com Emmanuel, Carta a Filêmon, capítulo 1, versículo 18, comentário do Livro Caminho, Verdade e Vida, Capítulo 17, intitulado: Por Cristo – LEITURA DO VERSÍCULO – E se ele te deu algum prejuízo ou te deve alguma coisa, põe isso na minha conta (Fil 1:18) – comenta o benfeitor:

Retomando a Carta a Filêmon, Emmanuel habilmente seleciona mais uma pérola da fala inspirada do Apóstolo dos Gentios, relacionada à dolorosa situação de Onésimo, o escravo fugitivo.

      Mencionando a existência de eventual prejuízo causado por esse escravo, transformado em novo homem, após o contato salutar com o convertido de Damasco, Paulo pede que o prejuízo seja debitado em sua conta pessoal, alterando definitivamente os conceitos de crédito e débito na esfera da contabilidade divina.

      O tema já havia sido abordado por ele na Carta aos Romanos, recebendo o valioso comentário de Emmanuel, que destacou a mudança efetuada nos conceitos de credor e devedor, como pode ser visto no episódio 14 do 7 Minutos.

      No atual comentário, o benfeitor realça nova mudança conceitual, dessa vez no que diz respeito às definições de crédito e débito, perante a Lei Divina.

      Na qualidade de seguidores do Cristo, com larga soma de débitos cármicos a serem sanados, seja pela expiação, seja pela força purificadora que possui o trabalho no bem, todos reconhecemos nossas próprias limitações e a escassez de nossos recursos espirituais.

      Paz, felicidade, vida superior são patrimônios do Mestre, integram o tesouro das suas divinas aquisições. Essas dádivas, porém, são distribuídas por ele com inesgotável misericórdia.

      O recebimento incondicional dessas bênçãos nos torna devedores do Cristo, e a compensação do débito se efetua quando doamos a alguém mais necessitado que nós outros, em especial aqueles que se converteram em nossos adversários.

      Nessa contabilidade divina, não há lugar para excluídos, já que todos recebem do alto, como também não há lugar para vítimas no trabalho do bem, uma vez que o trabalhador fiel, prejudicado ou ferido, é alguém que coloca os danos do caminho na conta divina do Cristo, para o abatimento da sua dívida pessoal, no tempo oportuno, no qual a Justiça Divina efetuará as justas e sábias compensações.

***

Produção:  SER

Tecnico de Gravação:  Júlio Corradi

Voz:  Haroldo Dutra Dias

Finalização:  Júlio Corradi

Música: Além da Noite – João Cabete

Interprete: João Paulo Lanini – Violão

Livro: Caminho, Verdade e Vida

Capítulo:  17 – Por Cristo

Versículo:  Filêmon 1:18

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture