Neste estudo do Velho Testamento, Haroldo Dutra Dias aprofunda-se no Livro do Êxodo, explorando suas ricas simbologias à luz da Doutrina Espírita. O episódio inicia com uma homenagem e vibrações de solidariedade às vítimas das enchentes em Petrópolis, ressaltando a importância da prece e da consolação em momentos de dor.
O que é estudado neste episódio
- O Livro do Êxodo como símbolo da reencarnação: A narrativa da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito e sua peregrinação pelo deserto em busca da Terra Prometida é interpretada como uma alegoria do processo reencarnatório. A escravidão representa o estado de imperfeição e débito espiritual, enquanto a jornada é a expiação e purificação, e a Terra Prometida, a libertação e a condição de espírito puro.
- A expiação como tríade: Haroldo explica a expiação como um processo que envolve arrependimento, reparação do mal praticado e a inversão de papéis, onde o espírito experimenta a dor que causou ao outro, aprendendo na prática a empatia e a não reincidência no erro.
- O Tabernáculo e a presença divina: Um terço do Livro do Êxodo é dedicado à descrição do Tabernáculo. Este é interpretado como o símbolo da presença de Deus junto ao seu povo em peregrinação, especialmente junto às “ovelhas desgarradas”. A nuvem e a coluna de fogo que guiavam os hebreus são vistas como manifestações dessa presença constante e amorosa.
- A presença de Deus: direta e indireta:
- Indireta: Através de Jesus Cristo, que é o “Tabernáculo da Terra”, o representante da divindade para a humanidade. Ele supre as nossas quedas e nos oferece um suporte constante.
- Direta: Conforme explicado por Allan Kardec em “A Gênese” (cap. XVIII, itens 2 e 3), Deus não se recolhe à inatividade após estabelecer as leis universais. Seu pensamento anima o fluido cósmico a cada instante, mantendo a harmonia em tudo, inclusive na consciência humana. A lei divina está gravada em nós, e Deus se comunica diretamente com cada um, monitorando e ajustando os caminhos de acordo com o aproveitamento e a necessidade de cada espírito.
- A Parábola do Bom Samaritano: É destacada como um exemplo da ação divina através dos indivíduos. O “bom samaritano” é movido por Deus para auxiliar o próximo, mostrando que o Criador se utiliza de quem menos se espera para manifestar sua ajuda e amor, desafiando preconceitos e generalizações.
Reflexões
- O sofrimento e a dor, muitas vezes, são travessias necessárias para a purificação e o crescimento espiritual, conduzindo ao alívio e à libertação.
- A Doutrina Espírita nos ensina a compreender a justiça divina não como punição, mas como um mecanismo de reajuste e oportunidade de reerguimento para todos os espíritos.
- Deus está incessantemente presente em nossas vidas, tanto de forma direta em nossa consciência quanto indiretamente através de guias espirituais e de pessoas que se tornam instrumentos de seu amor e auxílio.
Ler transcrição do episódio
Caminheiro ou no caminho Em busca da direção Da expulsão do paraíso A terra da promissão Do suor do vosso rosto Arrancareis o pão Do espertor de vossos partos Humanada evolução Viver é crescer E crescer é sofrido Caridade em coração Alívio do coração Temer a dor Em meio a dor Vinde a mim Se estás cansado Meu peso é leve Jugo suave Já não é sentido a dor Bendito Consolador Temer a dor Em meio a dor Vinde a mim Se estás cansado Meu peso é leve Jugo suave Já não é sentido a dor Bendito Consolador Caminheiro ou no caminho Caminheiro ou no caminho Em busca da direção Da expulsão do paraíso A terra da promissão Do suor do vosso rosto Arrancareis o pão Do espertor de vossos partos Humanada evolução Viver é crescer E crescer é sofrido Caridade em coração Alívio do coração Temer a dor Em meio a dor Vinde a mim Se estás cansado Meu peso é leve Jugo suave Já não é sentido a dor Bendito Consolador Temer a dor Em meio a dor Vinde a mim Se estás cansado Meu peso é leve Jugo suave Já não é sentido a dor Bendito Consolador Boa tarde, Júlio!
Boa tarde, Haroldo! Minhas amigas, meus amigos queridos! Pois é, a gente quis trazer essa música, né, Haroldo, no inicinho Lembrando dos nossos irmãos, né Que estão passando por todo o Brasil, mas em especial em Petrópolis nesses dias Né, desafios muito grandes, muitas famílias Perdendo seus entes queridos, né E nós, nos lembrando aqui do nosso amigo Luiz Guilherme Que mora em Petrópolis, que vai realizar um evento neste domingo, né De sustentação e apoio, né Às pessoas que moram lá em Petrópolis E que ainda passam, né, momentos difíceis com a chuva que ainda continua Então essa música do Gladstone foi feita num período, Haroldo Você lembra que teve aquela tsunami?
E a pedido do Tim, ele escreveu essa letra Alívio E essa canção Ela tem esse objetivo, né, de trazer realmente alívio às dores, né Nós tivemos umas experiências mediúnicas, né De percepção mediúnica na nossa reunião Onde via-se, né, os atendimentos dos espíritos, né Cantando essa música para que as pessoas que estavam naquele processo De desencarne tão repentino e violento Pudessem, né, se recuperar e se sentirem aliviadas e as famílias Então é nesse sentido, e eu conto a história Para que a gente possa fixar, né, o objetivo para qual foi feita a música E essas pessoas possam receber de nós essa vibração, né Escolhi um poeminha Oi, Júlio Travou um pouquinho O Júlio travou um pouquinho, pessoal, mas vamos Como o Júlio estava dizendo, a gente colocou essa Essa música alívio aqui no início Em solidariedade, nas vibrações aí para os nossos irmãos de De Petrópolis, né Nós vivemos uma situação aqui também Muito difícil, embrumadinho Eu perdi alguns vizinhos, né, soterrados Foi uma situação muito dolorosa também A gente tem algumas ações aqui para arrecadar mantimentos, agasalhos E temos também Essas ações da vibração, da prece, da consolação É nessas horas que essa doutrina espírita abençoada Mostra a sua força, mostra o seu poder Não de tirar a dor, né Porque a perda É A perda é como uma amputação de um membro, né A gente vive o luto, precisa respeitar, precisa passar pelo luto Mas a doutrina espírita consegue tirar do nosso coração a revolta E a revolta é que agrava muito o padecimento e a dor Então, quando a gente consegue Extrair, extirpar a revolta do nosso coração Compreendendo que existem desígnios divinos Conduzindo o nosso destino E a música do Glass fala muito disso, do alívio Tudo caminha para um ponto de purificação das almas e de alívio A dor é uma travessia A dor é uma passagem A gente passa por ela E chega a um porto final Mais purificado e recebe o alívio Então, o que a gente possa É destinar as nossas vibrações, as nossas energias mais puras, mais amorosas As nossas irmãs, os nossos irmãos de Petrópolis Que eles possam receber todo o nosso carinho E quem puder colaborar em várias iniciativas Que estão ocorrendo para doar Agasalhos, mantimentos, toda ajuda é sempre bem-vinda Então, a gente vai lembrando isso Pessoal, o Júlio, acho que o Júlio caiu Vamos esperar o Júlio voltar A Eleonora hoje está com um compromisso pessoal Ela teve que viajar Os filhos estudam em Curitiba E um dos filhos está fazendo 18 anos Ela foi lá ver o filhão Ele está em trânsito, está em viagem, não está podendo participar com a gente A Renata está falando que aqui no Rio está tudo triste Então, eu não consigo saber a dor de cada um Mas, esse abraço é muito importante Verdade, Renata, verdade Muito importante Saber que tem pessoas que estão do nosso lado Estão ali vibrando com a gente Se disponibilizando a ajudar Isso já dá um alívio, já dá um conforto Imenso, imenso Você tem razão Você tem razão Então, pessoal, vamos lá A gente Tinha Parado Na parte do tabernáculo Tinha comentado Alguma coisa sobre o tabernáculo Começamos a aprofundar No tabernáculo Conversamos sobre No episódio anterior Nosso encontro aqui anterior Nós conversamos sobre Aquela nuvem da presença divina A coluna de fogo Que acompanhava o povo hebreu Nessa travessia E nada melhor do que Nada melhor do que Essa simbologia para esse tempo que nós estamos passando Porque o livro de Êxodo Ele fala exatamente disso Daquele sofrimento, daquela escravidão Daquela dor imensa Do povo hebreu Que Passa pelos últimos momentos Da expiação Do sofrimento E, depois, precisa empreender uma travessia Uma peregrinação Em direção à liberdade Em direção à estabilidade, à felicidade, à segurança Então, de certo modo Esse livro Êxodo Ele é um símbolo do Espírito Que está resgatando Do Espírito que está se purificando Do Espírito que está reparando o mal Praticado E, claro, adquirindo experiência Adquirindo sabedoria Experiência mesmo Para que não volte A cometer os mesmos erros Para que não volte para a escravidão Então, Êxodo é esse símbolo Nós falamos do livro de Êxodo Essa é a simbologia Essa é a simbologia Nós podemos Imaginar Que a A reencarnação Se nós imaginarmos A reencarnação O Espírito reencarna Passa por uma série de expiações Ao longo da sua existência física Passa por dores E, ao final, Ele se liberta Se liberta daquela conjuntura Daquelas circunstâncias Que compõem a sua existência Uma série de circunstâncias Uma série de circunstâncias Então, nós podemos imaginar Que o livro de Êxodo também Num nível bem simbólico Ele representa O processo reencarnatório No processo reencarnatório Nós estamos também Saindo de uma escravidão Rumo à libertação Olha o Júlio chegando aí E aí, Júlio Aqui acabou a energia Deu uma caída grande aí, viu?
Caí, assim Sem ferimentos Mas, tudo bem Ótimo ouvir você falando Vamos em frente no estudo Vamos, vamos Eu estava comentando aqui, Júlio Até puxando um gancho Dessa liberação que a gente fez aqui Para os nossos amigos queridos E amigas de Petrópolis Nossos irmãos E a gente estava Dizendo, Júlio Que o livro de Êxodo O livro todo de Êxodo O livro como um todo Ele é um símbolo também Da reencarnação Ele está no mundo espiritual Praticou o mal Causou dor e sofrimento Perturbou O sistema A harmonia De conexão dos seres Porque há uma Uma teia da vida Todos estamos conectados em harmonia E essa harmonia é mantida Pelo Criador E quando nós interferimos nessa harmonia Nós causamos uma ruptura Nesse tecido Então, o espírito está lá No mundo espiritual De consciência pesada Em débito com a lei divina Responsabilizado Porque a lei é de responsabilidade Então, a lei determina aqui Quem causou o mal É o responsável Por reparar Então, a lei não está preocupada Em condenar ninguém Mas, ela determina Que o causador do mal Repare o mal praticado É assim Então, tem aí Essa consciência pesada Que é o arrependimento Tem a reparação do mal Que é um determinismo divino E tem um terceiro elemento Que é a inversão de papel Então, eu sou colocado no lugar do outro Para que eu aprenda O que é estar no lugar do outro Que eu prejudiquei Isso é expiação Então, a expiação é Eu estava numa posição Num lugar Quando eu pratiquei o mal E feri alguém Agora, na reparação Eu mudo de lugar Eu vou para o lugar do outro que eu feri Então, por exemplo Publiulentulus Por causa de uma pedrinha lá Que o jovem jogou Na liteira Ele determina a escravidão Daquele rapaz Com grandes prejuízos Ele destrói uma encargação Vamos dizer assim Causa um mal gigantesco Agora Ele chega no mundo espiritual Chega Com a consciência culpada Com a consciência pesada O arrependimento Ele vai ter que reparar o mal causado a esse jovem Ele vai ter que restituir tudo que ele tirou E mais Vai inverter Ele era senhor E causou um mal A alguém que era escravo Agora ele vem escravo Porque agora ele tem que saber O que é estar no lugar do outro Porque o que acontece?
Júlio A gente bate e esquece Quem bate, esquece Verdade Quem bate, esquece Só não esquece quem apanha Então a expiação É você ir para o lugar do outro O lugar que o outro ocupou Para você saber o que é estar na pele do outro Isso é expiar Então esta tríade Isso está lá no Código Penal da Vida Futura Uma das obras básicas O Céu e o Inferno O Código Penal da Vida Futura São três elementos Arrependimento Reparação Expiação Então o livro de Êxodo Ele resume isto tudo Ele resume isto tudo Esta peregrinação no deserto Esta confusão toda É o resgate É o resgate Mas, nós temos que entender isto Que é bonito na letra do Gários Tudo caminha para o alívio Então, toda esta perturbação que nós criamos Porque, veja Deus não cria perturbação nenhuma Perturbação não vem de Deus Perturbação não vem de Deus Então, quem cria perturbação somos nós O que Deus faz?
Nos liberta E nos conduz para o alívio Mas, isto é uma peregrinação Porque não é mágica Não adianta esperar Deus vai estalar os dedos Vai fazer mágica E, na mágica, ele vai te purificar E, você vai reparar o mal E vai expiar num truque de mágica Não tem truque de mágica no destino Então, aí é o papel da dor Então, o livro de Êxodo É um símbolo Do processo reencarnatório Do resgate Eu saio da escravidão para a terra prometida É isso Só que nós temos que parar de pensar em geografia A terra prometida Qual que é a latitude Qual que é a longitude Gente, não tem latitude e longitude Terra prometida é uma condição espiritual Eu saio da escravidão Porque quem pratica o mal virou escravo Praticou o mal virou escravo Simbologia é interessante Muito forte Virou escravo por quê?
Escravo do que fez E também escravo do que fez E quando você vai entendendo isso Eu trabalho muito comigo assim Porque é muito difícil, né, Arouca? O que nós vamos desvendando É uma dinâmica da vida Nem sempre nós temos condição nem de concordar com ela Às vezes a gente não tem condição de concordar com ela Mas você já compreende que esta é a dinâmica Então você vai assim Poxa, mas a gente falando aqui agora Deste tanto sofrimento, né É lógico, gente De forma nenhuma levantar aqui Uma questão de causa e efeito Num momento duro como este Difícil, não é?
Com famílias sofrendo Não é isso, né? O espiritismo apenas não nos deixa cegos Diante do amor de Deus Ele não nos deixa cegos Diante da justiça divina E a justiça divina não vem para punir Como você está dizendo Ela vem para oferecer a todos A condição de se reerguerem E é interessante, né De todos nós nos reerguermos Da lama onde no passado A gente entrou Se fala muito disso, né E é uma coisa que acontece muito hoje Se fala muito das mineradoras Das questões todas que estão envolvendo isso É uma questão muito simbólica, né, Haroldo A vida Só que esse simbolismo Quando a gente está no dia a dia A gente não enxerga A gente não vê claramente E é isso que eu acho que você está falando É sempre E é engraçado, você falou Eu vou te devolver a palavra agora Do estalar de dedos Realmente, se você pensar Que é quase uma mágica É quase uma coisa impossível para nós A programação divina da nossa evolução Porque ele nos reúne de forma primorosa Ele coloca a gente nos locais que precisamos Ele nos possibilita as condições que precisamos O corpo que precisamos A família que precisamos Os amigos que vamos encontrar Os amores que vamos encontrar Muitas coisas Parece até difícil para nós Como é que ele faz isso tudo, né, Haroldo Como é que isso tudo se casa Você sai de um lugar, vai mudar para um outro Acontece uma coisa fora do seu caminho Natural, do dia a dia Acontece uma coisa ali Aí você fala assim Nossa, tudo milimetricamente Dentro do amor divino Então nesse aspecto parece uma mágica Mas no aspecto de resolver para nós Ele não ia fazer essa maldade, né Porque não é a dinâmica que ele escolheu Para o nosso crescimento É, porque não haveria crescimento E é importante isso, Júlio E é por isso que o espírito puro não cai É por isso que ele não cai Porque, amigo, depois que você passou pela expiação Dolorosa Você não quer Tem um ditado aqui que chama Gato escaldado tem medo de água fria Depois que você toma uns 50 mil escaldos É Você tem pavor do mal Não é medo, não É pavor do mal Você não quer ver o mal Tobias de Menezes fala isso, né Lá não voltei, né Lá não voltei Você pinta o mal com as tintas Mas você nem quer nem ver o mal Você foge do mal Tem uma mensagem ali que chama a diferença Que ele fala para o rapaz A diferença é o seguinte, amigo Estamos todos nesses problemas aí Mas agora nós estamos fugindo Mas fugindo com todas as forças da alma Porque o rapaz fala Como é que nós vamos fazer?
Porque nós somos vaidosos Eu estou falando de mim, doutor Bezerra Eu sou vaidoso, sou não sei o que Sou fofoqueiro Coloca um tanto dele aí E o doutor Bezerra fala Eu também, meu filho Eu também Eu também Só que tem uma diferença Aí o rapaz fica Qual é a diferença, doutor Bezerra? Porque antes eu corria para essas coisas Agora eu estou correndo dessas coisas Antes eu caminhava para elas Agora eu estou fugindo dela Com todas as forças da minha alma Porque é exatamente isso Então você não quer nem ver Você não quer nem pensar no mal Você fica eternamente saturado E absolutamente entediado do mal É E eu entendi E há também, eu penso, Haroldo Que uma transformação inclusive do olhar Sobre isso, né?
Porque a nossa dificuldade hoje É uma dificuldade tão grande Que a gente não consegue nem separar bem de mal Muitas vezes Às vezes aquela coisa Tem males que vem para bens, né? Que fala assim Realmente, né? Aquilo que eu considerei um mal E que foi o maior benefício que recebi E aquilo que eu considerei o bem Foi a pior coisa que me aconteceu Então assim Quando eu penso nessas coisas Eu penso nesses espíritos que superaram, Haroldo Eu penso assim Que a imagem que me veio É uma superfície de uma pedra muito lisa, Haroldo Uma pedra muito polida Muito polida E essa pedra é tão polida Que nada agarra nela Estas coisas não agarram nela E elas não são resistentes Quando elas estão ali A água passa por ela As coisas passam por ela As dificuldades não se agarram Agora, a pedra que é porosa A pedra que é cheia Ela pega limos Ela pega ali muita coisa A pedra vai agarrando, né?
A sujeira vai se acumulando ali Naquela água parada, não é? A imagem que me veio Não sei se ela está certa É uma imagem assim Eles ficam imunes Eles vão se tornar imunes ao mal Porque estão vacinados Vamos dizer assim, né? Estão vacinados Agora O que a gente precisa destacar aqui Ok, o êxodo simboliza isso Mas agora tem um símbolo Profundo aí No êxodo Um terço do êxodo Foi dedicado para esse símbolo Que é o símbolo do tabernáculo Então, se o livro de êxodo É uma simbologia Do processo expiatório, da reencarnação Da purificação Dos seres Dos espíritos E um terço desse livro É dedicado ao tabernáculo O tabernáculo da presença divina Tem algo aí pra gente pensar Tem algo profundo Pra gente pensar Um terço ou outro?
Um terço, porque a terceira parte de êxodo Vai ficar descrevendo o tabernáculo Vai falar do tabernáculo E o que é o tabernáculo? O tabernáculo É simples Quando Deus dá a ordem Para construir o tabernáculo Ele resume tudo do tabernáculo Construam para mim o tabernáculo E eu habitarei No meio Deles Não dele Do tabernáculo Olha isso Construam para mim o tabernáculo E eu habitarei no meio Dele Não Construam para mim o tabernáculo E eu habitarei no meio deles Ou seja, do povo que peregrinava Então Qual que é a simbologia aí?
A simbologia De um Deus Transcendente Que se faz Presente Que Percebendo O que aconteceu Que o filho transviou Segue com ele Junto dele No processo Da reparação Então Então, o que que a gente O que que a gente Percebe disso? Jesus resume Olha aqui Olha que bonito Essa terceira parte do êxodo que é o tabernáculo Jesus resume em uma parábola A parábola Singela Singela Qual que é a parábola? A parábola Do pastor Que deixa As noventa e nove Ovelhas Que estão Harmonizadas Que estão absolutamente Harmonizadas Com A condução do pastor Portanto estão Em plenitude, em harmonia E ele vai buscar A ovelha desagarrada Ou seja, eles Isso é importante É o pastor que está Ao lado da desgarrada Da ovelha desgarrada Então, o tabernáculo De êxodo O tabernáculo de êxodo Ele Representa Ele representa Deus Caminhando ao lado Das ovelhas desgarradas E Jesus vai reafirmar isso Ele vai dizer assim Eu vim Para as ovelhas perdidas Da casa de Israel Olha que coisa linda Eu vim Para as ovelhas perdidas Da casa de Israel Vou Ele está amarrando Olha que legal Então, as ovelhas perdidas Da casa de Israel É o grande símbolo Do povo hebreu Peregrinando no êxodo É o grande símbolo do povo hebreu Peregrinando no êxodo E Essa nuvem Da presença que desce Sobre o tabernáculo Essa coluna de fogo Que segue a noite guiando O povo É o pastor com a ovelha Desgarrada Olha que bonito Isso, não é, Júlio?
A gente começa A ligar a simbologia Ai, Haroldo, mas você está falando só de Israel Gente, aí tem que lembrar daquela fala do Estevam Precisamos compreender Que na Bíblia hebraica O Emmanuel fala lá Israel é o símbolo da humanidade inteira Símbolo da humanidade inteira Então, nós estamos falando da humanidade Que precisa reencarnar Dos espíritos Imperfeitos Que estão no processo De expiação e prova Rumo ao degrau De espírito puro Então, esse Todo poderoso Vem e se torna Presente Junto da ovelha desgarrada Não é? Junto da ovelha desgarrada Olha que coisa, incrível Isso é muito bonito Então Do transcendente Porque Deus é transcendente Deus é transcendente Eu gosto muito de uma frase do Rabino Ele até desencarnou tem dois anos Adin Steinsaltz Ele dizia, muito bonito Para falar da transcendência de Deus Deus começa Onde o infinito termina Isso é para falar de transcendência Então, vamos com calma Porque a gente quer delimitar Tudo, a gente acha que dá conta De explicar tudo O universo é infinito Depois do infinito está Deus A gente tem que entender isso Deus é inabordável Com o seu pensamento Com o seu pensamento almo E insondável Está lá no poema do Augusto dos Anjos Com o seu pensamento Almo e insondável Então, é um Deus insondável A gente só consegue Saber dele Aquilo que ele revela Se ele não revelar, nós não temos acesso Mas, esse Deus Transcendente Ele se torna imanente Ele se faz presente De todas as formas De todas as formas E, hoje, eu queria chamar a atenção Para duas formas Duas Uma Como que Deus se faz presente Com muita atenção agora, gente De duas formas Uma, diretamente Outra, indiretamente Deus se faz presente Junto à ovelha desgarrada Junto aos seres que estão Na trajetória evolutiva Seja na aprovação Seja na expiação Deus se faz presente De duas formas Simultaneamente Uma ou outra não É uma e outra É simultaneamente As duas Primeira, diretamente Segunda, indiretamente Indiretamente Através de Jesus Cristo Através de Jesus Porque o Cristo É o representante Da divindade Para a humanidade terrestre Comentário de Kardec A pergunta 625 De O Livro dos Espíritos Então, nesse sentido Jesus é o tabernáculo Também, né?
São muitos símbolos, né, gente? A Torá tem 70 faces Então, vamos lá Deus se faz presente no tabernáculo O tabernáculo da Terra é Jesus Essa é a presença Indireta do Criador Indireta por quê? Porque ele está fazendo através do intermediário Que é o Cristo Então, tem um intermediário Um porta-voz, um representante Ele se faz presente Na pessoa de Jesus No Espírito Jesus Nesse ser O Criador em plano maior Essa inteligência divina Que está em processo de comunhão Indescritível com Deus É lindo, né? Mas, tem uma direta É uma presença direta também A direta Essa direta Está lá em Agênese Já li aqui, mas vamos ler de novo Uma direta No livro Agênese de Kardec Agênese Último capítulo São chegados os tempos Finalzinho do item 2 Início do item 3 Agênese Capítulo São chegados os tempos Finalzinho do item 2 Início do item 3 Então, vamos lá no finalzinho O que Kardec escreve?
O progresso da humanidade se cumpre Portanto, em virtude de uma lei Uma lei Lei significa que esse progresso é determinado É determinado Ora, como todas as leis da natureza, são obra da eterna sabedoria São obra eterna da sabedoria e da preciência divina Sabedoria e preciência Deus prevê tudo sabe tudo Portanto, suas leis são eternas imutáveis e inafastáveis Tudo o que é feito dessas leis resulta da vontade de Deus Olha lá Não de uma vontade acidental e caprichosa mas de uma vontade imutável A vontade de Deus não muda Então, quando a humanidade está madura para subir um degrau pode dizer-se que são chegados os tempos marcados por Deus Como se pode dizer que em tal estação os tempos chegam para a maturação dos frutos e sua colheita Ou seja, um processo natural É o espírito de sequência da natureza Você plantou, germinou, floresceu frutificou chegou o momento da colheita Por isso que Jesus utiliza nos capítulos de Mateus no sermão profético, Jesus utiliza a ceifa A ceifa virar o tempo da ceifa, a colheita Por quê?
Porque a ceifa dá essa ideia do processo Arou a terra semeou, germinou floresceu frutificou e agora eu vou colher Dá essa ideia da sequência Agora, olha o que o Kardec começa a falar no item 3 Olha isso aqui Do fato do progresso ser inevitável porque é da natureza o movimento progressivo da humanidade É da natureza, não é? Porque não é da natureza tudo não é uma sequência, tudo não é progressivo Você nasce bebezinho vai crescendo, não é? Tudo está num processo sequencial Emmanuel chama isso de espírito de sequência da natureza Então, Kardec está dizendo Ele está dizendo assim Pessoal, atenção Do fato do progresso ser inevitável porque ele é da natureza não se segue que Deus lhe seja indiferente ou seja que ele é automático automático que o progresso se faz sem a intervenção de Deus e que depois de ter estabelecido leis Deus se haja recolhido à inatividade deixando que as coisas caminhem por si só Não Não Nós temos essa ideia de que existem leis mecânicas leis mecanicistas isso vem muito da física newtoniana tem leis mecânicas, elas são automáticas estão regendo e Deus saiu para tomar um café como as leis são mecânicas Deus está descansando e o progresso é mecânico Não!
Não é assim não tem mecanicismo no universo e aí é o mérito da física quântica não tem mecanicismo porque se eu pegar uma bolinha se eu jogar uma bola a bolinha vai rolar, rolar, rolar vai bater no pino, vai derrubar o pino mas não é assim que o universo funciona porque eu não sei onde vai estar o elétron por exemplo, o elétron está movimentando, mas eu não sei onde ele vai estar eu sei onde ele está agora, mas eu não sei onde ele vai estar eu não sei por quê? porque ele não é mecânico não é mecânico o universo não é mecânico a todo segundo era até bonito o Niels Bohr tem um dia que ele ficou tão bravo ele saiu do laboratório e falou assim parece que esses malditos desses elétrons tem livre-arbítrio hahaha porque ele achou que estava lidando com a matéria inanimada e que ela era mecânica mas não é não é e na verdade não é porque a matéria cósmica não é mecânica a matéria cósmica está animada pelo pensamento divino, agora isso é importante gente a gente entender isso então o elétron tem livre-arbítrio mesmo, é Deus regendo o universo então é o que Kardec vai falar a gente imagina que Deus se recolheu em natividade deixando que as coisas caminham por si sós sem dúvida suas leis são eternas e imutáveis, claro as leis de Deus são eternas e são imutáveis elas não melhoram porque você não melhora o que é perfeito elas não mudam porque elas já são perfeitas isso é fato mas porque é a sua porque a própria vontade de Deus é eterna e constante as leis de Deus são eternas e imutáveis porque é a vontade de Deus que é eterna e constante e porque o seu pensamento anima sem interrupção todas as coisas, então o pensamento divino anima o fluido cósmico a cada milésimo de segundo por isso que a matéria não é mecânica por isso que a física quântica trabalha assim qual que é a probabilidade do elétron estar em tal lugar?
Probabilidade probabilidade não é mecânico agora veja a gente acha que programação espiritual é mecânica a gente acha que o processo que o espírito está no resgate é mecânico, não é porque que não é? Porque a vontade divina e o pensamento divino anima o fluido cósmico o pensamento divino dirige a matéria cósmica mas ele também olha o que Kardec vai dizer esse pensamento que em tudo penetra tudo é a força inteligente e permanente que mantém a harmonia em tudo inclusive na nossa consciência inclusive então a consciência é um é um núcleo do seu eu onde o pensamento divino manifesta a cada milésimo de segundo é lá que está gravada a lei é, mas está gravado não é porque tem um livro, uma arca da aliança é porque lá está o pensamento divino é lá que o pensamento lá Júlio, está o batifone é lá que toca o batifone é lá que Deus comunica com você na sua consciência Deus está comunicando com você agora o que que vai acontecer Júlio?
Quando a gente se tornar espírito puro nós vamos desfazer de todas as impurezas aí Júlio, você vai falar assim eu não sei, eu só sei que é assim, tá? Eu não sei é que você nunca me perguntou senão eu te respondia eu não sei como é que foi, só sei que é assim quando você chega espírito puro você vai falar assim Deus então era você então era você então era você o tempo todo dentro de mim falando comigo por quê? Porque o pensamento divino tudo penetra e ele é a força inteligente e permanente que mantém a harmonia em tudo cessasse ele um só instante de atuar e o universo seria como um relógio sem pêndulo, regulador Deus pois vela incessantemente pela execução de suas leis e os espíritos que povoam o espaço são seus ministros encarregados de atender aos pormenores dentro de atribuições que correspondem ao grau de adiantamento que tenham alcançado então quanto maior o grau de adiantamento mais eu percebo eu percebo mas que ele tá lá na minha consciência dirigindo, ele tá dirigindo então, Júlio vamos lá eu disse que no processo da evolução espiritual Deus se faz presente diretamente, diretamente então ele tá aí agora Júlio, ele tá aí agora ele tá aí falando com você dentro de sua consciência Júlio, não Júlio Júlio, vai você sabe que Júlio, vai ele chega e fala assim, meu filho eu tô acompanhando aqui sua expiação e você tá tendo um aproveitamento muito bom e nós vamos alterar isso aqui agora nós vamos mudar o rumo disso aí é dinâmico Júlio é dinâmico por isso que às vezes abrevia às vezes alarga, às vezes muda às vezes vem uma moratória às vezes é dinâmico Júlio, porque a cada milésimo de segundo ele tá monitorando e aí, meu filho tá monitorando então essa é a presença direta essa é a presença direta e é indireta por quê?
Só que tem um detalhe, nós somos tão tão imperfeitos que a gente não consegue sentir ainda, Júlio falta nos sentidos o problema é a nossa internet, entendeu? O problema é a nossa internet então a gente tá ainda na internet de escada aí cai e você fica tentando entrar aí entra, acessa um pouquinho quando você vai virando um bom espírito, você já tá com um 5G, 6G quando você chega espírito puro, você já tá com uma banda larga que é de terabyte não é nem giga é um negócio assim a conexão é a conexão vai melhorando então veja não é questão de Deus, não é que Deus começa a agir é isso que nós vamos descobrir quando a gente chegar a espírito puro, o que que nós vamos descobrir?
Deus vibrou sempre na mesma intensidade a nossa conexão é que melhorou não foi que ele se manifestou mais, Júlio ele sempre se manifesta na mesma intensidade pra todos os seres ele tá sempre na medida de cada um de nós ele está sempre naquilo que precisamos ele é luz, mas ele não cega onde precisa de intensidade, ele é intenso continua sendo intenso é interessante, aquilo que você falou na outra conversa ele não muda não muda, ele continua e a presença e como nós temos uma conexão ruim o que que a bondade divina fez, Júlio?
Coloca um representante que tem uma mega, ultra conexão para que a presença dele também se faça indiretamente esse representante é o nosso guia e modelo que supre as quedas, então na hora que você caiu na hora que a internet caiu, Jesus entrou complementou até você conseguir voltar toda vez que a sua internet cai tem aí um suporte eu tô aqui hoje no 4G vocês me perdoem, porque não voltou na internet não, eu entrei no 4G pra gente conversar e é isso, né Adotar mas foi tudo programado lembrou bem? Nós recebemos uma mensagem já leu algumas vezes ela aqui chama-se a manifestação de Deus, que é exatamente isso, né esse trabalho de Deus dentro de nós constantemente, o tempo todo e a gente às vezes buscando em outro lugar, né e não percebendo mas eu vou falar pra você porque o Cristo sendo essa conexão interessante que ele vira e fala assim quando atendeste a um destes pequeninos é a mim que atendeste, você vê de todos os lados, né Aroldo ele nos dá portas de conexão a Deus, por quê?
Porque a conexão que eu imagino com Deus é através de uma coisa que nós estamos tentando vencer, Aroldo, que é a questão do amor que é esse sentido não desenvolvido, né não trabalhado por conta de não ter trabalhado perdão não ter trabalhado algumas questões que impedem porque ele ainda fala essa coisa para ver a Deus que é limpar o coração, né os puros de coração então essa dificuldade nossa de pegar essa banda larga, né, você está ali às vezes você está, a banda larga está lá disponível, mas você tem um cabo que só navega a 10 mega você não aproveita a banda larga que se tem que está ali para você que é exatamente a sua mente, né, o autoconhecimento que é o que a gente fala muito aqui e vai juntando essas coisas todas que porque Deus é simbólico mas não é misticismo, né Aroldo agora você tocou um ponto aí, Júlio, que também tem uma outra presença indireta Deus está sempre presente ele está diretamente presente em nós ele está presente na pessoa do Cristo que é o nosso guia e modelo mas tem uma outra maneira que ele se faz presente, Júlio essa é a mais surpreendente através do bom samaritano próximo porque tinha uma pessoa caída e o que o texto diz?
Texto na língua original porque as traduções complicam, né o texto na língua original diz assim e o bom samaritano foi movido de íntima compaixão alguém moveu ele quem, Júlio? Quem? Quem? Quem moveu? Deus então toda vez que eu saio do meu universo particular e vou ao encontro do outro para aliviar foi Deus foi Deus que me moveu então vamos lá as coisas não estão prontas eu não posso cruzar o braço e falar assim, não está tudo resolvido, não, não, não não está tudo resolvido Deus vai resolver tudo mas não tem nada resolvido e para Deus resolver ele precisa de você, Júlio então vamos lá aconteceu a tragédia em Petrópolis Deus vai resolver tudo, vai resolver mas para resolver ele vai precisar de muita gente de muito bom samaritano porque as vezes, Júlio você está aí na sua dor, na sua luta você fala assim, pô meu Deus resolve isso aí ele responde pra você assim Júlio mas você é o único que eu tenho pra resolver isso, filho você você é o único que eu tenho pra resolver isso nesse momento eu só tenho você, filho eu estou resolvendo eu estou resolvendo com você e eu preciso de você porque senão, Júlio, a gente fica com a postura passiva ah, não, está tudo sob controle não, não está nada sob controle tudo vai ser resolvido então, o criador vai resolver e pra resolver as vezes você é o último que ele tem como é aquele filme lá, o último até o último homem, né do soldado lá, não é?
É, até o último homem do filme de guerra, não é? Sim do exército até o último homem, acho que é isso enfermeiro, médico, não é? É, até o último homem esse até o último é você é você então você está pedindo lá pra ele vir e resolver e você ficar sentado, não ele chega e fala assim Júlio bora resolver, filho bora resolver isso porque agora nesse contexto aí eu só tenho você e é através de você que eu vou resolver por que que eu estou dizendo isso? O sacerdote passou deixou o homem cair o levita passou, deixou o homem cair aí Deus pegou o samaritano e falou assim filho eu só tenho você agora eu só tenho você eu só tenho você e é através de você que eu vou socorrer meu filho caído Haroldo é Era da cultura dos samaritanos é conhecido isso esta atitude essa atitude era algo que que eles eram os que eram mais assim, muito vinculados a respeitar a lei ali os procedimentos as coisas todas mas assim, era da natureza do samaritano esse tipo de coisa, a bíblia os estudos mostram daquela sociedade pelo contrário Júlio foi algo muito particular daquela pessoa e olha o que você vê, se a gente volta no texto de Lucas quando você volta lá para o capítulo 8 Jesus vira para os apóstolos e diz assim, eu preciso ir a Jerusalém os apóstolos falam, uma maravilha né como é que você faz para chegar no caminho pega o caminho mais rápido não é o magiano Jordão, ele falou não, mas eu preciso passar pela Samaria é o caminho mais longo mais difícil, mais perigoso e mais, eles são inimigos eles não gostam da gente não não gostam da gente não gostam da gente e aí os apóstolos ficam um pouco aí o João fala assim olha nós vamos na frente tentar encontrar uma hospedagem porque a lei da hospedagem da hospitalidade é uma lei do deserto muito importante aí eles foram Júlio e os samaritanos negaram e o João fica muito bravo e havia uma cultura popular que era o seguinte, quem nega a hospitalidade desce um fogo do céu e queima você e toda a família então o João chega e fala assim senhor, o senhor quer que a gente faça uma oração aqui para pedir para descer um fogo queimar esses samaritanos, tudo, matar todos porque é o seguinte eles negaram a hospitalidade vamos pedir senhor essa foi a proposta do João Ivazinho vamos fazer uma oração aqui, desce um fogo mata todo mundo, queima tudo aí Jesus disse para João João o filho do homem não veio para destruir mas para salvar e segue viagem quando ele chega em Jerusalém com fome com sede cansado chega um doutor da lei que é a pessoa que assiste palestra toma passe, vai na casa espírita, não pede nenhum estudo então o que você espera dessa pessoa?
Que ela vai praticar, não é? Não ele não dá água ele não dá comida, ele não pergunta nada começa a fazer testinho com Jesus, pegadinha e Jesus conta a parábola e quem é a pessoa Júlio, da parábola? O samaritano nessa hora o João evangelista deve ter tido uma dor de barriga porque horas atrás ele estava querendo fazer uma oração para matar todos os samaritanos e agora Jesus estava contando uma parábola do bom samaritano Jesus era massa demais é o problema das generalizações então essa parábola de Jesus ela é assim é uma macarajé quente com muita pimenta porque a pessoa que eles menos esperavam que fosse ser um instrumento de Deus era o samaritano então qual que é a moral da história da parábola do bom samaritano?
As vezes a gente esquece isso as vezes a pessoa que você mais odeia vai ser aquela que vai te ajudar a pessoa que você menos respeita será a dela que virá o auxílio divino por que? Porque o criador não tem compromisso com os seus preconceitos, com os seus ódios ele é o criador não é? Então não raro ele vai usar as pessoas que você menos respeita ele vai usar as pessoas que você mais ataca ele vai usar as pessoas que você menos gosta as pessoas que você odeia elas vão ser o instrumento para Deus ajudar no seu problema nossa, isso aí abre para nós vamos dizer assim a gente fica aí falando de parábola do bom samaritano ai o bom samaritano sem perceber sem perceber a pimenta dessa parábola a pimenta dessa parábola não é?
Nossa, porque você fica pensando a imagem do samaritano é Generalizou-se como de alguém bom como um todo na verdade você vê ele deu um up nos samaritanos todos está tipo aquela coisa se um se arrepender todos se salvarão e na verdade não é isso porque o texto fala assim o samaritano foi movido foi movido de íntima compaixão está no passivo e aí é o que a gente chama muito bonito isso o Joaquim Jeremias tem um grande livro teologia do novo testamento, bonito e o Joaquim Jeremias fala, é o chamado passivo divino que é um expediente literário que tem na bíblia hebraica toda vez que está no passivo é porque Deus fez então olha que bonito olha assim olha só pai nosso que estás nos céus santificado seja teu nome está na voz passiva quem que vai santificar o nome?
É Deus quem vai agir é Deus venha teu reino quem que vai fazer vir? É Deus seja feita tua vontade está tudo na voz passiva quem que vai fazer a vontade? É o próprio Deus então esse é o passivo divino porque que os hebreus colocavam no passivo divino? Para não ficar parecendo que você está dando ordem para Deus então entra no passivo divino como uma forma respeitosa de se referir a ação de Deus foi movido de íntima compaixão na verdade o texto está dizendo o que? Deus moveu o bom samaritano de íntima compaixão não foi ele que teve íntima compaixão quem moveu ele de íntima compaixão foi o próprio Deus você me falou uma vez do não ficar a pedra sobre pedra que também está nessa voz passiva está tudo na voz passiva que é a ação divina que é isso que o cara dele está falando aqui olha que bonito, item 4 aqui a gênese são chegados os tempos, para a gente terminar o universo é ao mesmo tempo um mecanismo incomensurável acionado por um número incontável de inteligências e um imenso governo no qual cada ser inteligente tem a sua parte de ação sob as vistas do soberano senhor cuja vontade única mantém por toda parte a unidade sob o império olha a expressão de Kardec sob o império dessa vasta potência reguladora tudo se move tudo funciona em perfeita ordem por isso que é o reino de Deus porque é o império da vasta potência da vontade divina que está sempre agindo bonito né muito bem muito bem botou brasas na cabeça do pessoal aí hoje botou brasas na cabeça do povo aí hoje mas foi muito bom foi muito bom acho que deu pra gente tirar muitas reflexões muito importante pra gente transcender até mesmo nós a gente quando está aqui falando né Arudo também fazemos as nossas introspecções importante que nesse momento Deus também está falando pra você né também está dizendo ao Arudo essas coisas que ele disse e não foram poucas as vezes que a gente terminava de gravar um podcast ou fazer um evento e a gente ficava assim nossa Júlia aquela coisa que me veio aquele insight que me veio naquela hora depois fiquei pensando naquilo que eu falei, depois fiquei pensando naquilo que saiu da boca da gente ou de todos nós aqui no chat ou a gente não cumprimentou as pessoas eu vou cumprimentar aqui a Sandra Morine né a a A Cirlene né a Juliana Assis vou ver quem chegou primeiro aqui pra mim pra me dar um abraço aqui não ser injusto vai é Leonor achar ruim quando a gente não dá os boa tarde pra mim é que a Vera Lúcia é que tá mas entrou gente antes viu mas vai ficar a Vera Lúcia aqui simbolizando todos mais Paula Moraes, Inês Gonzalez, Norma Fonseca, Andréia Brasil Selma César pessoal gratidão essas quase quatrocentas pessoas que estão aqui assistindo com a gente o estudo de êxodo que nós possamos né Arudo é Fazer desse estudo um um exercício de conexão né não não só preferencialmente não com as nossas palavras mas com a consciência que cada um de nós tem né que é essa essa conexão maior com Deus né Arudo porque todos nós temos os nossos chamados né evolução é pra isso né Julio a nossa evolução é sair na direção da fidelidade e depois da comunhão sim e por isso que é uma jornada individual sim então não adianta a gente falar pros outros né cada um vai ter que fazer sua jornada na direção na direção da comunhão com Deus sim então cada um vai ter que vencer suas temosias suas resistências suas más vontades suas questões é uma jornada individual sabe que imagem que me veio Arudo é Imaginando um palmar e nós estamos caminhando no meio desse palmar repleto de diversas frutas diversas flores também e cada um tem que recolher aquilo que percebe sabe que é a praz que a consciência lhe chama porque o que nós estamos fazendo é caminhar junto nós estamos peregrinando aqui juntos isso aqui é uma peregrinação que nós estamos fazendo juntos é importante que cada um recolha a sua experiência seu aprendizado e é por isso que nós temos aqui diversas pessoas em diversos níveis de conhecimento e áreas de conhecimento que a gente até desconhece tem pessoas aqui formadas em diversas áreas com conhecimentos adquiridos mas só você falando e a gente aqui palpitando mas sabemos que todos aí podem contribuir para o estudo todos podem trazer suas contribuições e isso é muito importante para todos nós agradecer, eu queria encerrar com a música novamente, que nós possamos todos mentalizar os nossos irmãos de Petrópolis que estão na mídia, mas também de Raposos que passaram por essas dificuldades …
… … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … Caminheiro No caminho Em busca Da direção Da expulsão do paraíso, a terra da promissão Do suor no vosso rosto, alugariareis o pão Do extintor de vossos partos, humanada evolução Viver é crescer, e crescer é sofrido Caridade e coração, alívio do coração Semeador, em meio a dor, vinde a mim Se estás cansado, meu peso é leve Jugo suave, já não é sentido a dor Bendito, consolador Semeador, em meio a dor, vinde a mim Se estás cansado, meu peso é leve Jugo suave, já não é sentido a dor Bendito, consolador Caminheiro no caminho Em busca da direção Da expulsão do paraíso, a terra da promissão Do suor no vosso rosto, alugariareis o pão Do extintor de vossos partos, humanada evolução Viver é crescer, e crescer é sofrido Caridade e coração, alívio do coração Semeador, em meio a dor, vinde a mim Se estás cansado, meu peso é leve Jugo suave, já não é sentido a dor Bendito, consolador Semeador, em meio a dor, vinde a mim Se estás cansado, meu peso é leve Jugo suave, já não é sentido a dor Bendito, consolador
Transcrição gerada automaticamente a partir do áudio; pode conter pequenas imprecisões.

Respostas